Cidadão crítico

È impossível viver sem a presença da ciência e da tecnologia hoje na sociedade. È importante possuirmos conhecimento científico e tecnológico.
O ensino de ciência tem uma das principais funções à formação do cidadão para que o mesmo possa compreender conceitos, refletir sobre o cotidiano e utilizar esses conceitos para enfrentar desafios.
"...O processo de alfabetização em ciência é contínuo e transcende o período escolar demandando aquisição permanente de novos conhecimentos. Escolas, museus, programas de radio e televisão, revistas jornais impressos devem colocar como parceiros nessa empreitada de socializar o conhecimento científico de forma crítica para a população."
A educação é fator fundamental e instrumento que possa combater e impedir a exclusão, possibilitando que o educando possa superar os obstáculos do analfabetismo. Por isso a importância de refletir sobre a ciência e a necessidade de alfabetização.
A ciência e a tecnologia são importantes em nossa vida diária nas decisões e nos caminhos que a sociedade possa traçar.
Formar um cidadão crítico é alfabetizá-lo cientificamente, é formar sua própria opinião e expressar suas idéias, é propor atividades ao aluno de forma a ensinar o aluno a exercer a cidadania de forma crítica. É necessário que o aluno tenha o conhecimento como útil a sua vida. E para isso é importante formar alunos críticos,e isso só é possível a partir do momento em que as atividades desenvolvidas em sala de aula seja de forma a que ele reflita, discuta, argumente, investigue, que o aluno tenha o prazer nas realizações dessas atividades relacionando com o cotidiano.


Referência bibliográfica: Ensino de ciências e cidadania Myriam Krasilchik e Martha Marandino