Este trabalho vem embasado em minha monografia onde o tema principal relata um estudo de campo realizado na APAE da cidade de Americana que teve como foco principal avaliar o grau de apredizado de alguns golpes especificos da capoeira e o resultado final sera relatado abaixo:

7. RESULTADOS E DISCUSSÃO.

Os resultados obtidos ao término da primeira sessão de avaliações podem nos informar alguns dados interessantes quanto ao nível de aprendizagem de nossa população, que estarão descritos abaixo neste item, em tabelas elaboradas no programa Microsoft Office Excel.
Quanto aos níveis de aprendizagem proposto na metodologia, podemos observar independente da idade ou lesão de nossos alunos certa dificuldade em comum de assimilação de alguns movimentos, esta avaliação esta baseada nos teste usando a marcação (x) do solo. (Tabela. 1).

aluno Ginga Cocorinha Queixada Martelo Ponteira
A -1 0 0 0 0 1
A -2 3 3 0 0 0
A -3 2 1 0 0 0
A -4 3 4 3 3 3
A -5 3 3 0 0 0
A -6 4 3 0 0 0
A -7 2 3 1 2 2
A -8 3 4 3 3 3
*Tabela ? 1. Tabela de Resultados dos golpes da capoeira. ( avaliação inicial)

Movimentos como a ginga que dão base para a essência da capoeira, e toda a introdução aos demais golpes, obtiveram um desenvolvimento relativamente parecido, onde um aluno não realizou o movimento, dois realizaram de forma avançada, e cinco atingiram níveis iniciais na tarefa (Gráfico 1).
Usando a mesma metodologia proposta no primeiro teste e tendo em vista a dificuldade de assimilação dos alunos em questão foram feitas as seguintes avaliações.
aluno Ginga Cocorinha Queixada Martelo Ponteira
A -1 0 0 0 0 0
A -2 4 4 3 4 4
A -3 3 4 0 3 4
A -4 4 4 4 3 4
A -5 3 3 0 3 0
A -6 3 4 0 3 4
A -7 3 3 2 2 3
A -8 3 4 3 3 3
*Tabela ? 1. Tabela de Resultados dos golpes da capoeira. ( avaliação final)


Comparado ao primeiro gráfico a segunda avaliação manteve algumas semelhanças em relação ao primeiro, e sempre tendo como base a ginga um aluno não conseguiu realiza-la, três alunos realizaram de forma avançada e dois atingiram o nível inicial da tarefa.
Considerando o nível de lesão, e tempo de aptidão na tarefa, podemos dizer que provavelmente os alunos estariam dentro do esperado tendo em vista os três domínios citados por Magill (1989), e referido como fases para aquisição do conhecimento humano.
Outro fator que pode ter influenciado neste resultado, foi à demarcação do espaço para a realização da tarefa, uma vez que é comum na analise dos dados percebe-se alunos preocupados em realizar o movimento conforme o desenho no chão, se esquecendo de observar o estimulo visual fornecido pelo ambiente e proveniente de movimentos específicos da tarefa.
proveniente de movimentos específicos da tarefa.

Na avaliação dos dados de um outro movimento, a cocorinha atingiu resultados acima dos níveis iniciais da aprendizagem. Podemos dizer que este movimento da capoeira é relacionado à esquiva, podendo também ser relacionar com a habilidade motora básica de desviar ou abaixar (GALLAHUE; OZMUN, 2001), daí talvez o indício para resultados acima da média.
Nesta habilidade especifica da capoeira, um aluno não realizou o movimento, coincidindo com o mesmo que não realizou a ginga, dois alunos apresentaram níveis iniciais na aprendizagem do movimento, três alunos apresentaram elementos que indicam aprendizagem e assimilação acima do estágio verbal-motor (MAGILL, 1989) da aprendizagem, e dois alunos atingiram nas avaliações médias acima do esperado, coincidindo com os mesmo que foram classificados como avançados na tarefa ginga (Gráfico 2).
Podemos considerar que esses números atingidos na avaliação se dão provavelmente pelo fato da habilidade abaixar estar presente no cotidiano desses alunos, introduzidos por outras formas de estímulos advindos do ambiente, sem necessitar ser especifico da modalidade. Neste caso podemos considerar uma transferência de habilidade positiva, que segundo (Schimidt, 2005), traços motores da habilidade abaixar não são interferidos em tempo, força e espaço, determinando e influenciando na transferência positiva.
A terceira habilidade especifica proposta a ser avaliada é a queixada. Este por sua vez atingiu o menor índice perante os dados analisados.
Neste golpe da capoeira onde a tarefa consiste em realizar um chute seguido de um meio giro, com um pé de apoio inteiro no chão, três alunos não realizaram a tarefa, três alunos atingiram os níveis iniciais da aprendizagem e dois alunos ficaram acima da média inicial, porém nenhum aluno atingiu o resultado do movimento em estágio avançado (Gráfico 3).
Podemos considerar esta tarefa, classificada como uma habilidade motora discreta, (MAGILL, 1989), marcada pelo inicio e fim previamente bem definidos. Porém ao olhar para as habilidades motoras básicas envolvidas na execução da tarefa, é contemplada pela habilidade de equilibrar, girar e chutar (GALLAHUE; OZMUN, 2001). Por ser uma habilidade motora discreta, a continuidade de movimentos proporciona a combinação e complexidade dos mesmos.
Provavelmente, levando em consideração o nível de lesão e ausência da lateralidade dos praticantes, podemos ainda aumentar o grau da complexidade da atividade.
Para tanto, está atividade deveria ser trabalhada por ultimo na aprendizagem inicial dos golpes propostos por este trabalho.
Já os movimentos advindos das habilidades de chute que possuem menor combinação de movimentos atingiram índices melhores de avaliação inicial do movimento.
Na habilidade motora especifica do martelo, dois alunos não realizaram a tarefa, dois alunos apresentaram índices de aprendizagem inicial para o movimento, dois alunos ficaram acima da média inicial e dois alunos atingiram índices avançados para o golpe (Gráfico 4).
Como podemos observar o martelo, requer apenas a combinação de equilibrar e chutar, o que influenciou nos resultados apresentados. Observa-se que a habilidade motora básica de chutar, desperta interesse dos alunos, em realizar a atividade e aplicar o movimento conforme sua assimilação (Tabela 2).
Temos como exemplo a próxima tarefa que envolve a habilidade de chutar, que é a ponteira.
Nesta por exemplo, nenhum aluno ficou sem realizar o movimento, provavelmente pelo fato das habilidades de chutar terem sido aplicadas uma após a outra, determinando assim o estimulo de uma para com a outra. Cinco alunos atingiram os níveis iniciais esperados na aprendizagem. Um aluno atingiu o nível acima da média inicial e dois alunos o nível avançado (Gráfico 5).
Ao observarmos a pontuação geral das habilidades especificas destes cinco golpes propostos para este trabalho (Tabela 3), podemos perceber que os movimentos advindos da vida cotidiana sem parâmetros específicos da capoeira são assimilados com facilidade pelos alunos, como por exemplo, as habilidades motoras básicas de abaixar e chutar.
A combinação de duas habilidades não interferiu nos resultados, mas a combinação de três levou a uma alta complexidade e assimilação dos alunos conforme (Tabela 3) e (Tabela 4).

Movimento Ginga Cocorinha Queixada Martelo Ponteira
Score 20 21 7 7 8
*Tabela ? 3. Score total dos golpes na avaliação inicial.
Observação:

Na (Tabela 4) onde ocorreu a ultima avaliação, fica claro que em alguns movimentos o grau de diferença existente em relação a assimilação do aluno, na ginga e na cocorinha a primeira e necessariamente usada em outros movimentos e a segunda e de mais fácil execução a diferença e pouca, porem nos outros movimentos ouve um aumento muito grande em relação a primeira avaliação.
Movimento Ginga Cocorinha Queixada Martelo Ponteira
Score 23 26 12 21 22
*Tabela ? 4. Score total dos golpes na avaliação inicial.
Observação:

Outro ponto relevante para o trabalho, foi ao final da avaliação, realizar um jogo de capoeira. Mesmo sendo o primeiro contato para os alunos com a capoeira, o objetivo ao final de todo o trabalho é o jogo. O jogo interpreta as emoções, o aprendizado e avalia todos os golpes aprendidos em situações de habilidades discretas e passa a uma atividade que exige uma nova maneira de executar os golpes, sendo então habilidades motoras continuas (MAGILL, 1989).
Nesta situação avaliada, o jogo da capoeira proposta por esta avaliação, trás a quantidade de vezes em que o golpe, que acabara de ser apresentado aos alunos foi utilizado (Tabela 5). Em média, cada aluno teve oportunidade de jogar durante um minuto.

Movimento Ginga Cocorinha Queixada Martelo Ponteira Outros
Score 10 1 8 0 8 17
*Tabela ? 5. Score total dos golpes na avaliação inicial.
Observação:

Na segunda avaliação, onde foi proposto um jogo de capoeira, veremos conforme (Tabela 6). Onde a media de cada aluno foi mantida conforme primeira avaliação um minuto. (salientando que os golpes em geral executados não são perfeitos, e serão aceitos como movimentação de iniciante).

Movimento Ginga Cocorinha Queixada Martelo Ponteira Outros
Score 35 3 1 18 8 50
*Tabela ? 6. Score total dos golpes na avaliação inicial.
Observação:


Primeiramente, vale lembrar que informação neste jogo advinda do ambiente, era visual e auditiva.
Durante o tempo de jogo, a ginga manteve bons índices apresentados, uma vez que este movimento é à base do jogo. Provavelmente as informações visuais já cedidas pelo ambiente para os alunos ficaram claras, e referiram a sua essência do jogo que é a ginga.



O movimento melhor executado pela prática de uma habilidade motora discreta durante a aprendizagem na aula, foi inversamente proporcional durante o jogo, a cocorinha, quem a finalidade de defender do adversário praticante de jogo. Provavelmente os alunos só pensaram em executar os golpes de ataque, tendo assim os menores índices na defesa. O martelo, apresentado com o mesmo índice não foi encontrado durante o jogo. Apesar de utilizar a habilidade de chutar, provavelmente durante o jogo, a velocidade não permitiu a execução da técnica, diferentemente da queixada e ponteira que também necessitam do chute.
É importante ressalvar que durante a avaliação inicial, os alunos tiveram dificuldade de executar a queixada. Olhando para a dimensão do jogo, provavelmente a velocidade facilitou o movimento, uma vez que na avaliação ele foi executado de forma lenta.
Podemos definir como dado importante o surgimento de outros movimentos remanescentes de outras modalidades que apareceram durante o jogo. A combinação das habilidades de girar, saltar, e equilibrar estavam presentes advindas de outras modalidades e inseridas no contexto da capoeira. Provavelmente, parada de mãos adquiridas em aulas de ginástica, chutes diferenciados, vindo de esporte como o futebol e giros incrementaram a prática que deixou o jogo mais dinâmico. Podemos considerar esta interferência como positiva durante a roda de capoeira.