Auto Medicação na Gestão Empresarial

Nº 040-10-2015

Administrar uma Pessoa Jurídica muito tem haver com o zelar pela qualidade de vida de uma pessoa física, principalmente no que diz respeito a Saúde.

Quando passamos por uma consulta médica e relatamos ao especialista que nos medicamos por conta própria, independente do médico ser particular, de convenio ou do SUS, o discursos que ouvimos é que “não devemos nos automedicar” somente especialistas podem clinicar e após o diagnóstico definir qual medicamento, a dosagem e o tempo do tratamento.

Numa empresa, não é muito diferente, realizar o diagnóstico e definir qual o plano de ação, deve ser realizado por especialistas, sejam eles funcionários ou contratados pontualmente (Consultores).

O profissional qualificado com vivência na gestão empresarial, pode identificar o problema empresarial e definir que tipo de especialista pode ajudar a empresa a sanar determinadas deficiências, quando ele identificar que não tem as competências necessárias, porem nas empresa de Pequeno e Médio Porte, essas tentativas ocorrem insistentemente por profissionais muitas vezes sem a qualificação necessária e isso acaba não resolvendo o impasse e por consequência, na maioria das vezes tornando o problema bem maior e dificultoso.

Nessa persistência de resolver com os recursos humanos internos (quando não são qualificados para o assunto) acaba gerando uma falsa tranquilidade a gestão da empresa, pois entende que o tema esta sendo “resolvido” quando na realidade pode estar sendo postergado.

Identificar pontos a serem trabalhados requer conhecimentos, analise de informações, interpretação de indicadores, entre outras ações; o mais importante ainda é não somente resolver o problema, mas também trabalhar para eliminar a causa (não é fácil) porém uma vez identificada, deve ser definido o planejamento para sua extinção.

E em todo esse processo, seja ele rápido ou não, com os devidos indicadores, podemos identificar se o diagnóstico e os trabalhos estão caminhando no sentido definido para sanar a questão.

Realizamos Diagnóstico Empresarial, trabalhamos com Consultoria e Assessoria de Empresas nas áreas de Controladoria, Finanças e Administração.

Agora também temos parceria com Treinamentos Empresariais (In Company).

Fale com a Gente!!!

Walber Almeida Xavier de Sousa – Diretor da AXS Consultoria Empresarial, empresa especializada em soluções nas áreas de Controladoria, Administração e Finanças em Empresas de Pequeno e Médio porte, e também professor universitário.

http://www.axsconsultoria.com.br

e-mail: [email protected]

Telefone: (15) 3013.0868 -  (11) 99699.1487 -  (15) 99105.1487.

Sorocaba, Votorantim, Piedade, Iperó, Boituva, Porto Feliz, Tatuí, Itapetininga, Araçoiaba da Serra, Itu, Salto, Indaiatuba, São Roque, Mairinque, Alumínio, Ibiúna, Capela do Alto, Sarapuí, Cerquilho, Tiete, Cotia, Vargem Grande Paulista, Angatuba, Araçariguama, Alambari, Cesário Lange, Jumirim, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, Capivari, Jundiaí, Itupeva, Cabreúva, Laranjal Paulista.