A competitividade do mercado de trabalho já é algo mais do que conhecido. A exigencia das empresas está crescendo a cada dia e por isso é preciso sempre tentar se destacar, o intercâmbio cultural é uma ótima maneira de tornar o currículo mais rico.

Vários profissionais, tanto recém-formados quanto os de longa estrada, estão investido no intercâmbio cultural. Sair do mercado de trabalho nacional para adquirir experiência no exterior pode ser inicialmente complicado, mas ao retornar o profissional encontrará facilidade de entrar novamente no mercado já que estará mais qualificado.

Os motivos que tornam o profissional mais qualificado após um intercâmbio é, principalmente, o domínio de outro idioma. É claro que outros pontos são profundamente valorizados, como a capacidade de adaptação a um novo ambiente, saber enfrentar desafios e saber aceitar diferentes hábitos. Para os recrutadores a capacidade de adaptação é um dos pontos que mais contam na hora do recrutamento.

Alguns outros pontos, adquiridos no intercâmbio, também são muito importantes, tais como coragem, a propensão a se arriscar e a não-acomodação.