(Extraído do Livro Radiografia de uma cidade brasileira/Colaboração: Padre Carlo Ubialli apud Motta)



Existem várias lendas, entre elas o mito de Ma´íra que os índios acreditam ser o criador dos fenômenos da natureza como a chuva, o fogo e a água. Os índios tupi guaranis acreditam que Ma´íra, o seu protetor, é criador dos índios. Para eles, o sol e a lua são fontes de vidas e procuramsistematizar suas vidas através desses dois astros. A lua é chamada de Zahy por ter brilho frio, inexplicável e o sol é chamado de Zai Tata que significa fogo, por ter um brilho quente. Os índios ainda conservam os rituais como a cura dapajelança que é feita pelo Pajé, onde ele fala com os espíritos para saber se pode ou não tratar a pessoa que está doente; um índio só sai para buscar assistência médica com autorização do Pajé. Outro ritual équando um curumim começa andar, organizam uma caçada e todas as caças encontradas são usadas em cerimônia para pedir proteção. Ao curumim pintam-no com líquido retirado do jenipapo verde que fica de corpreta e com o urucum, após enfeitado com penas da ararajuba, do pica-pau do tucano e plumagem de socó; da carne das caças são feito um angu com farinha azeda que é dada ao curumim. A noite todos cantam ao som do maracá, o Pajé usa uma liturgia para falar com os antepassados e pedirproteção ao curumim.
Os casamentos indígenas eram feitos através de uma negociação entre os pais dos noivos, onde as crianças eram separadas uma para o outro, sendo acriada pelo pai dos noivos, até a primeira menstruação quando é feita uma grande festa, onde a moça é pintada todo o corpo e então está pronta para casar. O homem só está pronto quando muda a voz, após o casamento não pode haver separação. Um fato curioso éque um homem pode namorar várias mulheres ao mesmo tempo, convivendo na mesma casa pacificamente.
Anteriormente quando um índio morria era colocado dentro de um buraco sentado e nunca mais seus familiares passariam por aquele lugar, pois acreditavam que os espíritos que o matou poderiam matá-los. Este era o motivo de serem nômades.
Os índios não tiravam fotos, pois acreditavam que a alma das pessoas fotografadas ficaria presa ao papel, e por este motivo morreriam.
Hoje,a aldeia Januária vive em condições tipicamente normais como os chamados brancos; ainda conservam muitas lendas e mitos, porém a maior parte dos valores antigos foram deixados de lado. Já não são nômades, convivendo assim com seus mortos em suas sepulturas.


Lendas e mitos dos guajajara

O encanto do ouro


"Havia um casal de índios meus antepassados, que recebeu do Governo uma fábrica depara fazer dinheiro. Moedas de ouro. Aí os brancos souberam e começaram a aperrear os índios. Sendo que estava morrendo muita gente por causa disso, o velho índio, dono da fábrica, e a mulher dele decidiram acabar com a fábrica e a jogaram num poção chamado de Mineiro Velho. Quanto ao dinheiro, eles enterraram os dois baús e dois fornos na boca de um igarapé que fica entre a boca do Carú e o atual povoado Novo Carú.
Os brancos prenderam o casal e o levaram não sei para onde. Mas o velho índio e a mulher nunca revelaram o segredo e morreram por lá. Alguns índios foram atrás da velha índia empregada do grande chefe, dono da fábrica. Ela também conhecia o segredo. Estes índios, novos, (novo não é gente), levaram a velha, de canoa, próximo do lugar. A velha tinha revelado que os caixões estavam com armas carregadas de maneira que quem mexesse morreria. Então precisava uma reza muito fortepara poder desarmar os caixões. A velha foi, rezou, mas escutou os índios, que esperavam na canoa, dizer que iam matá-la depois de pegar o ouro. Então a velha castigou os moleques. Pronto, nunca mais.
Eles pegavam o ouro lá numa serra do Carú. Havia uma grande pedra luminosa que clareava as redondezas. E no chão muitas pedras. Eram como tantas faíscas. Os índios brincavam com as pedras jogando-as um contra o outro. Os brancos souberam e foram atrás das pedras dos índios. Começaram a trocar pedras por facas e outrascoisas. Um belo dia os brancos quiseram olhar a grande pedra luminosa. Alguns índios os levaram para ver. Mas a serra encantou-se: nunca mais a acharam.



Ma´íra, criador dos Tenetehara


"OsTenetehara se referem aos sobrenaturais pela designação genérica karowara, porém os distinguem em menos quatro categorias: criadores ou heróis culturais, a quem atribuem a criação e transformação do mundo; os "donos" da floresta e das águas e dos rios; os azang, espíritos errantes dos mortos; espíritos de animais. Os heróis culturais são sobrenaturais, porém não no sentido de divindade que seja necessário propiciar e reverenciar - são criadores cujos efeitos lendários explicam a origem das coisas e do homem. Na mitologia são descritos como homens dotados de imenso poder sobrenatural. Viveram algum tempo na terra, que abandonaram pela residência eterna na "aldeia dos sobrenaturais" (Karowara-nekwawo). Os heróis culturais criaram o homem, deram-lhe conhecimento das causas e trouxeram-lhe os alimentos. Hoje, porém, estão demasiado distante e já não dominam o homem e o mundo em que ele vive.
Ma´íra é o mais importante desses heróis. Segundo a lenda, ele viajou pela terra em buscada "Terra Bonita" (ywyporang). Ondeencontrou o lugar ideal, aí criou o homem e a mulher. O casal vivia em condições ideais até que Ywan, o donoda água, atraiu a mulher e copulou com ela. O homem ignorava o coito até que Ma´íra lhe mandou ver o que acontecia à mulher.
Ma´íra, após o homem e a mulher terem procriado, falou-lhes: "de agora em diante, vocês terão um filho e morrerão, o filhode vocês terá um filho e também morrerá". Ma´íra ensinou ao homem a plantar mandioca e a fazer farinha. No princípio a mandioca se levantavapor si mesma e amadurecia em um dia; porém a humanidade duvidou de Ma´íra e ele, em represália, fez a mandioca amadurecer lentamente. Hoje os Tenetehara têm que esperar todo o inverno para colher as raízes e, para seu plantio, é grande o esforço de derrubar a mata e preparar a roça. Ma´íra trouxe algodão e ensinou como tecer as redes; roubou o fogo aos urubus e ensinou o homem a assar carne, ao invés de deixa-la secar ao sol. Cansado de viajar pela terra, Ma´íra retirou-se para Karaowawoonde ainda hoje vive uma vida de abundância. Antes de Ma´íra, os Tenetehara não sabiam nada,eram bestas" (Galvão e Waglei apud Ubialli 1997).
Pelas façanhas, portanto, Ma´íra foi o maior pajé e o maior guerreiro da terra pois ele possuía poderes imensuráveis, criando e dominando os homens e a natureza.
Ma´íra ainda representa, talvez a nível de inconsciente, um certo ideal para os Tenetehara cuja maior aspiração é transferir os poderes dele para seu próprio domínio. Na festa do "moqueado",durante a qual os rapazes, que celebram a passagem da infância para a idade adulta, são iniciados a serem pajés e guerreiros, transparece o anseio profundo dos Guajajaras de adquirir o domínio sobre a natureza e os homens.
Coisa que nunca acontecerá de forma perfeita assim como se realizou em Ma´íra, porém sempresobejará como ideal a ser alcançado pelos Tenetehara.

Livros de Adilson Motta Disponíveis no site:http://livrosmota.loja2.com.br/?Livrosmota=436EAC54-F704-4410-A7D4-1739C711F727