ARTIGO: DIREITOS HUMANOS

 

 

A Tragédia  DAS CRIANÇAS NA Somália: O DIREITO HUMANO DA VIDA VIOLADO

 

 Quando foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948, no Artigo III, temos muito claro que “Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal”.

 A vida é o mais precioso e importante Direito que um ser humano tem e este deve ser defendido e assegurado, como bem evidencia esta Declaração.

Com relação a criação dos Direitos da Criança é preciso considerar todo um processo de reconhecimento e de elaboração dos mesmos, que com o passar dos acontecimentos e necessidades infantis, foram sendo organizados, proclamados e difundidos.

Em 1923 a International Union for Child Welfare, estabeleceu  a Declaração dos Direitos da Criança. Em 1958 através da  Unicef ampliou-se um novo campo de serviços  sociais para a criança e suas famílias. Baseada na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) e neste instrumento dos Direitos da Criança (1959) a Conferência Mundial sobre os Direitos Humanos promoveu em 1989 a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança.

As crianças são vítimas de crueldades em regiões de conflito, como na Somália, que tem praticamente quase todas elas, seus Direitos violados, ignorados, desrespeitados e oprimidos, com o sangue da desigualdade, da tristeza, da fome, da desnutriçao e da morte. A Somália, como outros pontos de conflitos internos no mundo, nos faz repensar como é possível que seres humanos, ainda pequenos, mortos por dentro, mesmo demonstrando ainda vida, podem viver numa situação de total medo, desespero, insegurança e violência.

A História da Somália, sua difícil e dura Guerra Civil, nos dá uma base importante para a compreensão desse mal que assola seu povo. Um país sem leis, sem Estado, perdido, e sofrido que tem em seu meio crianças, que gritam com os olhos um pedido de socorro, insensante, na esperança de que algo lhes aconteça.

A questão interna impede a aproximção de jornalistas e estudiosos, pois qualquer um pode se tornar um valioso refém dos grupos armados internos, por isso dados precisos e informações sobre as crianças, enfim sobre o país, não são divulgados.

Quem já sentiu a fome consegue imaginar o que a falta de alimentação faz com o cérebro, com o corpo, com o coração e com a alma…Mas quando a essa pessoa é dado novamente esse Direito, aos poucos ela consegue se reerguer, a novamente pensar e a finalmente a ter  de volta a vida .

A Somália apresenta números alarmantes, principalmente no que diz respeito as crianças: fome, desnutrição e muita mortalidade. A ajuda humanitária é presente mas nem sempre consegue exercer sua função devidamente.

Iraquenes Espindola Xavier Zanette 

Mestrado: O Século XX –Aspectos politicos e econômicos

Università degli studi di Roma TOR VERGATA – ITáLIA 

Especialista em História do Brasil - UNIBH 

Graduada em História – FAFI BH 

Professora Ensinos Médio e Fundamental – SEE MG