A Mídia que desprezou o II Congresso Brasileiro de Escritores¹

Ana Lívia do Nascimento, Ícaro Ambrósio, Isaías Alves Ferreira, Larissa Mayre Gomes Batista, Lucas Porto de Souza e Luís Otávio Braga²

RESUMO

O presente artigo constrói uma análise sobre a cobertura midiática do II Congresso Brasileiro de Escritores, realizado em São Paulo, entre os dias 19 e 21 de abril de 1985, por iniciativa da União Brasileira de Escritores (UBE). Constatamos que o evento reuniu alguns dos maiores intelectuais do país naquele momento e discutiu – entre outros temas, a tão sonhada Liberdade de Expressão, que durante a Ditadura Militar fora afastada dos direitos dos cidadãos brasileiros. O Congresso tinha tudo necessário para uma grande cobertura midiática, mas, infelizmente, isso não ocorreu. PALAVRAS-CHAVE: Nova República, Mídia, Liberdade de Expressão.

INTRODUÇÃO

Para propor um estudo que aborda a cobertura midiática sobre o II Congresso Brasileiro de Escritores se faz necessário analisar a relevância do evento e a atenção que os veículos de massa voltaram a ele. Considerando os critérios que fazem do acontecimento uma notícia, percebe-se que a cobertura jornalística poderia ter explorado muito mais a fundo e ter dado um espaço bem mais considerável ao evento.