Este trabalho tem como ideia principal, “a importância dos diversos saberes à formação acadêmico-profissional de contadores economistas e administradores”. Foi elaborado a partir da correlação feita entre os conceitos apresentados no livro os Setes Saberes necessários à educação do futuro de Edgar Morin, e através de dados coletados por meio de entrevistas à profissionais de distintas áreas de atuação no mercado de trabalho. 

 A partir da análise dos sete saberes serão expostos pontos cruciais que norteiam para exemplificar problemas e soluções sugestivas para um modelo de educação do futuro. Os sete saberes apresentados por Morin são: As cegueiras do conhecimento: O erro e a ilusão, Os princípios do conhecimento pertinente, Ensinar a condição humana, Ensinar a identidade Terrena, Enfrentar as incertezas, Ensinar a compreensão, A ética do gênero humano.

Também, por meio dos dados das entrevistas, será elaborada uma análise que os sintetizam de forma a evidenciar a pertinência de seus conhecimentos adquiridos ao decorrer da vida acadêmica para sua vivencia profissional.

O artigo foi desenvolvido utilizando-se o método da leitura analítica, e através de entrevistas feitas a profissionais graduados que atuam em diversas áreas.

A realização desse trabalho objetivou um estudo crítico a respeito de uma nova forma de educação abordando os problemas existentes e propondo soluções para um melhor entendimento e desenvolvimento educacional visando a excelência na formação do profissional.