O tempo nos mostra que o conhecimento de Matemática sempre esteve presente em nosso dia-a-dia, de forma direta ou indireta estamos constantemente fazendo uso dela. A Matemática está diretamente inserida no trabalho de praticamente todos os profissionais, alguns utilizam os devidos conceitos e teoremas conhecidos na realização dos cálculos que desejam efetuar, porém outros realizam cálculos utilizando métodos  próprios, como por exemplo autônomos que realizam diversas trabalhos e fazem uso do conhecimento da Matemática e da Geometria praticamente o dia todo e muitas vezes nem percebem que estão utilizando-a. 

Estamos presenciando uma grande evolução tecnológica, onde as transformações e evoluções estão influenciando muito nossa vida particular e profissional.  Para sobrevivermos neste mundo de constantes mudanças se faz necessário a busca permanente do conhecimento, como também do aperfeiçoamento do mesmo.  Sabemos que para nos mantermos neste meio, como também para conquistarmos nosso espaço profissional precisamos estar sempre atentos as devidas atualizações.

A aprendizagem é construída com o uso diário, nosso saber é adquirido e constituído através de diversas fases em nossa vida, iniciando-se na família, posteriormente na escola, no meio social e profissional. É sabido que a base da educação inicia-se na família, e continua em conjunto com a escola, portanto está base tem que ser muito bem preparada e fundamentada para que possamos obter bons resultados.

Ao falarmos sobre base em educação poderemos compará-la a uma construção, a construção inicia-se pela base e esta, assim como as demais etapas, precisam ser muito bem planejadas e construídas para que não apresente falhas  posteriormente. 

Assim é o ensino em nossa vida, precisamos ficar atentos a todos os detalhes com o intuito de obtermos a melhor formação possível. Ao falarmos especialmente sobre a Matemática e considerando sua importância em nossa vida cotidiana, precisamos nos dedicar cada vês mais ao ensino-aprendizagem da mesma, como também influenciar nossos alunos a reconhecerem a sua utilidade.

Segundo Souza (2001) O ensino da Matemática é fundamental na formação humanística e o currículo escolar deve levar a essa boa formação logo o ensino da matemática é indispensável para que está formação seja completa.  A mesma nos diz também que: O ensino de Matemática é importante também pêlos elementos enriquecedores do pensamento matemático na formação intelectual do aluno, seja pela exatidão do pensamento lógico-demonstrativo que ela exibe, seja pelo exercício criativo da intuição, da imaginação e dos raciocínios indutivos e dedutivos. (SOUZA, 2001, p. 27).

Observamos que o ensino da Matemática é fundamental para a formação do aluno, os conteúdos matemáticos desenvolvem habilidades que proporcionam uma melhor aprendizagem também em outras ciências.

Segundo Davis & Hearsh (1985, p. 109):

Um Pedagogo, particularmente do tipo clássico, poderá dizer-nos que a Matemática é útil na medida em que nos ensina a raciocinar com precisão. Um arquiteto ou escultor, mais uma vez do tipo clássico, poderá dizer-nos que a Matemática é útil porque conduz a percepção e à criação da beleza visual. Um filósofo poderá dizer-nos que a Matemática é útil na medida em que permite escapar das realidades da vida quotidiana. Um professor poderá dizer que a Matemática é útil, pois lhe fornece pão e manteiga. Um editor de livros sabe que a Matemática é útil, pois lhe permite vender muitos livros-texto. Um astrônomo ou físico dirá que a Matemática é útil, pois ela é a linguagem da ciência. Um engenheiro civil afirmara que a Matemática lhe permite construir eficientemente uma ponte. Um matemático dirá que, na própria Matemática uma parte será útil quando puder ser aplicada à outra.(Davis & Hearsh, 1985, p. 109).

Não nos restam duvidas da importância da Matemática em nosso meio, daí a grande preocupação com o ensino da mesma, como professores desta disciplina, observamos como é grande a nossa missão.  O professor é um canal de comunicação entre os conteúdos e o aluno, portanto é tarefa dele selecionar os recursos e estratégias necessárias para que a aprendizagem realmente aconteça, despertando no aluno mais interesse pela disciplina, fazendo com ele seja capaz de relacionar os conteúdos matemáticos com os fatos reais que os cercam.

 É comum ouvirmos alunos dizerem que não gostam de Matemática, geralmente não gostam porque não compreendem os conteúdos, ou, não sabem relacioná-la com a realidade. A         Matemática tem que ser ensinada de forma com que o aluno possa visualizar a aplicação dos seus conceitos e não apenas obter resultados através de substituição de fórmulas sem entender onde e quando aplicá-las.  Um dos grandes desafios do professor é a busca constante de opções que contribuam na superação das dificuldades encontradas por alunos na aprendizagem dessa disciplina.