O Dia das Bruxas, também conhecido como Halloween, é uma celebração que ocorre dia 31 de outubro, mas que pouca gente sabe a verdadeira origem. Marcando o começo da celebração do dia de todos os santos esta tradição veio de nativos da região de Gália.

A principal diferença entre o Dia das Bruxas atual, é que no inicio não existia ligação alguma com as bruxas que conhecemos. Fazendo parte do calendário celta irlandês, o festival iniciava em 30 de outubro e encerrava 2 de novembro, quando encerra também o verão no hemisfério norte. Tanto a religião católica, quanto os cultos de origem pagã, como os celtas, celebravam essa data.

Para os pagãos, a festa tinha como objetivo realizar uma celebração aos mortos. Essa "festa dos mortos" era um dos momentos mais importantes do calendário, já que era um momento em que eles acreditam que mortos e vivos estavam juntos em uma única celebração. Como os celtas acreditavam que a morte era a felicidade perfeita, a data era uma festa alegre.

A igreja católica celebrava uma data chamada de "Todos os Santos". Inicialmente celebrada em maio, a data foi modificada para 1º de Novembro. Como as celebrações se tornaram grandiosas, os católicos realizavam uma vigília para essa festa no dia 31 de outubro. Com o nome de All Hallow?s Eve (Vigília de Todos os Santos), não demorou muito para que o nome virasse Halloween.

As fantasias vieram por volta dos séculos XIV e XV, um costume de origem francesa. Com a devastação da Europa devido às pestes Negra e Bubônica, os católicos passaram a ficar apavorados com a morte. Missas começaram a ser celebradas a rodo e as representações artísticas ligadas à morte, se tornaram comuns.

Atualmente, o Dia das Bruxas é celebrado em uma grande festa regada a alegria e doces. As crianças adoram e se divertem com toda essa magia. Se você também se diverte com essa data, aproveite o site Clicukt que é repleto de recados para orkut e mande recados animados com o tema Dia das Bruxas. Você com certeza vai conseguir enfeitiçar muita gente!

Revisado por Editor do Webartigos.com