Nascida no final de 1979, a Banda 14 Bis, formada inicialmente por Hely Rodrigues, Sérgio Magrão, Vermelho e os irmãos Cláudio e Flávio Venturini (este último deixou a banda para seguir carreira solo em 1987), foi fruto da junção 5 músicos que tinham o mesmo sonho: montar uma banda brasileira que seguisse o mesmo padrão de lendas musicais como Beatles, Rolling Stones, Deep Purple, Yes, Led Zeppleing e Pink Floyd, sem perder a sua própria identidade.

A banda, que sofria com a desconfiança das gravadoras, teve o cantor Milton Nascimento como produtor do primeiro disco, sendo este o responsável pela contratação do grupo pela EMI Odeon para a gravação do 14bis I, álbum que chegou às paradas de sucesso com hits como Natural e Canção da América (a última uma música inédita de Milton Nascimento e Fernando Brant). Com sons que provinham da mistura entre o rock progressivo e música regional, o 14 Bis caiu nas graças não apenas do público, mas também dos críticos, que davam retornos positivos a respeito do seu material.

Logo no ano seguinte, em 1980, o segundo álbum da banda foi lançado. Com o nome 14bis II, este é considerado um clássico de sucesso, firmando os meninos no cenário de música do país. Os destaques desse disco estão para canções como Planeta Sonho, Nova Manhã, Caçador de Mim, Bola de Meia, além de outras mais. Em 1981, há o lançamento de álbum repleto de inovações em arranjos ritmos, chamado Espelho das Águas, cujos destaques ficam em Mesmo de Brincadeira, A Qualquer Tempo e Nos Bailes da Vida.

Com um vasto repertório, a banda passa a gravar diversos álbuns e hits de sucesso, como Além do Paraíso (1982), Idade da Luz (1983), A Nave Vai (1985), Sete (1987), 14 Bis Ao Vivo (1987), Quatro Por Quatro (1993), Siga O Sol (1996) Bis (1999), 14 Bis e Boca Livre ao Vivo (2000) e Outros Planos (2004).

O último trabalho do grupo é o CD e DVD 14BIS ao Vivo e, futuramente, a banda busca fazer um remix do álbum Outros Planos, adicionando duas novas canções. Além disso, outro CD e DVD será lançado para a comemoração dos 30 anos da banda, trazendo além de canções de sucesso e algumas inéditas, a volta de Flávio Venturini para a sua gravação.

A banda 14 Bis foi muito importante para o cenário da música brasileira. Você pode conferir mais sobre as letras de músicas da Banda 14 Bis que compõem todo o seu grande repertório conferindo suas letras das músicas em http://qualealetradamusica.com.br/.