Quem ja leu meu perfil em SOBRE sabe que minha formação é em Gestão de Recursos Humanos, e durante alguns anos de minha vida trabalhei nessa área com T&D e também com Recrutamento e Seleção de Pessoas. Pois bem, alguns talvez se perguntem... " E eu com isso Cátia?

O que quero passar para vocês nesse "momento reflexivo" ( vou chamar assim), é que durante esses anos que me dediquei à triar e recrutar pessoas para a Corporação, me deparei com muitos candidatos ( pelo menos 95%) que estavam em busca de um EMPREGO e não de um TRABALHO. Isso por vezes me deixava muito decepcionada e pensativa....

Você pode estar pensando que ambos os termos tem o mesmo significado, certo? Errado! Existe uma diferença, ou melhor uma "sútil diferença" entre emprego e trabalho, e é isso que vou tentar esclarecer aqui.

A palavra EMPREGO significa FUNÇÃO ou CARGO, e para muitos vai além disso. Alguns buscam um emprego visando "segurança financeira ou conforto", outros se preocupam com os "benefícios" agregados à esse emprego, e por fim, poucos, bem poucos mesmo se preocupam com o "papel desempenhado no emprego" e o quão significativo isso seria para sua carreira e realização profissional.

Cansei de entrevistar candidatos que durante a entrevista ao deixar um espaço aberto para sanar as dúvidas preocupavam-se apenas em saber sobre o horário que iriam iniciar as atividades, se o posto de trabalho era perto ou não de casa, sobre os benefícios oferecidos pela Empresa, se iriam trabalhar aos sábados ou não, se havia obrigatoriedade de fazer horas extras, e isso apenas para mencionar algumas perguntas absurdas, pois houve caso de me perguntarem se eu conhecia os hospitais de referência cobertos pelo Convênio..., absurdo, mas o candidato nem entrou na Empresa e já está "prevendo" uma doença...ohhh, que abusado!!!

Isso nos faz crer que quem GOSTA DE TRABALHAR não está excessivamente preocupado apenas com salário e benefícios. Vai mais além, pensa fora da caixa, está preocupado em identificar se a atividade desempenhada tem à ver com seu perfil, se poderá desenvolver uma carreira bacana, se poderá contribuir com a Empresa talvez criando algo novo, e está consciente que o $ucesso será consequencia do esforço e trabalho. Esse perfil de candidato gosta de "colocar a mão na massa", não é o puxa saco, mas aquele que gosta de fazer algo impecável, não visando elogios ou bajulação do chefe e pares, mas porque se cobra o suficiente para provar a si mesmo que é BOM NAQUILO QUE SE PROPÕE A FAZER. 

Ja defini acima, mas sendo mais objetiva, TRABALHO refere-se ao "conjunto de atividades produtivas ou criativas que o homem exerce para atingir determinado fim" ( definição google). Percebam... a definição do termo refere-se à produzir e criar....  

Quantos hoje buscam sua VOCAÇÃO? Indo mais além, quantos saem da Universidade "diplomados" naquilo que GOSTA de fazer, que se sente realizado? Infelizmente poucos... Alguns passarão toda a vida buscando um "emprego" apenas para satisfazer suas necessidades básicas, e isso não é errado, o único problema é que tal pessoa não sentirá sentido naquilo que faz, tampoco felicidade genuína, passará a vida reclamando do trabalho, do chefe, dos colegas, de tudo. 

Sinta paixão naquilo que faz. Faça com prazer! Eu por exemplo poderia buscar um texto no google, copiar e colar, mas não, e sabe por que? Porque eu AMO o que faço. Amo escrever, amo meu blog, cada artigo que escrevo peço para a pessoa mais importante da minha vida (my love) ler, opinar, corrigir se necessário, e somente depois eu publico e compartilho com o mundo minhas idéias e aquilo que penso e defendo. 

Faça o mesmo! Busque um sentido naquilo que faz, e se não gosta do que faz hoje, mude o disco, vire o jogo, feche a página, comece tudo outra vez, qual o problema em mudar? Aprenda a AMAR mudanças! O novo nos revigora, nos enche de energia e nos dá forças para seguir adiante. Mas acima de tudo, trabalhe duro em um projeto, de todo o coração, e o sucesso será uma simples consequencia!  

Abs, e até a próxima. 

Catia Duville

Blog: http://cozinhadeliciasdaroca.blogspot.com.br/