UTILIZANDO A MÚSICA COMO RECUSO DIDÁTICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA

Ana Cristina Ferreira

[email protected]

Introdução

O presente trabalho tem o objetivo demonstrar como a música pode ser um instrumento didático funcionando como material auxiliar nas aulas de Geografia Física. Dentre os benefícios de utilizá-la estão: a busca de maior compreensão dos conteúdos referentes à geografia física; despertar o interesse do aluno e valorizando a cultura brasileira e nordestina como é o caso da música escolhida “xote das meninas” que fala do sertão nordestino. Além disso, o contexto abordado na música aproxima os alunos do conteúdo didático os relaciona com a realidade que corresponde à vida na caatinga, a convivência com eventos como: a seca, chuva. Isso faz com que desperte o interesse dos alunos em entender o seu cotidiano permitido que eles analisem de forma crítica a paisagem sabendo definir os processos em que se deu origem passando a valorizar o seu bioma caatinga ajudando a preservar a sua biodiversidade que é o principal objetivo do professor de geografia. A música em questão apresenta um estilo denominado e xote que é uma antiga dança de salão. Tendo como compositores Zé Dantas e Luiz Gonzaga a respeito do ultimo citado:

“Luiz Gonzaga do Nascimento, sanfoneiro, cantor, e compositor popular brasileiro, nascido no sertão pernambucano. Ficou famoso como o Rei do Baião. Foi descoberto em 1939, no Rio, quando se apresentou no programa de calouros de Ari Barroso, cantando um chamego de sua autoria...” (ENCICLOPÉDIA ENCARTA). ”

A música e cantada por Chico Buarque em um projeto José Milton que reuniu vários cantores em com o objetivo de homenagear o cantor Luiz Gonzaga. Chico Buarque “possui um estilo que é resultado da união entre a bossa nova e a velha guarda do samba. “Filho do historiador e sociólogo Sérgio Buarque de Holanda, nasceu em 19 de junho de 1944 no bairro carioca de Vila Isabel (ENCICLOPÉDIA ENCARTA.).”

A proposta a ser trabalhada com a música é uma atividade de pesquisa sobre a flora da caatinga, principalmente o mandacaru mostrando sua importância para a alimentação animal na época da seca. Outra proposta que é apresentada está relacionada à questão dos eventos que são típicos do sertão nordestino chuva e seca sobre a questão climática do semiárido. O conteúdo presente na música pode ser muito bem aproveitado nas aulas de Geografia física.

Desenvolvimento

 A música “xote das Meninas” fala do sertão Nordestino, termo muito utilizado em São Paulo onde se apresenta como uma área com poucos recursos. Fala de sua vegetação a caatinga muito comum no semiárido nordestino que se caracteriza por ser uma cactácea espinhosa como o citado durante a música mandacaru (Cereus jamacaru) cujo fruto servi tanto para alimentação animal como humana possui outras utilizações como a extração de madeira. É classificada como de porte arbóreo que segundo a classificação de Bertrand cinco dentre elas as principais são Arbóreo de 3 a 7m; Arbustivo 1 a 3m; Herbáceo 0 a 05m. O mandacaru é classificado como Arbóreo medindo até 3m de altura. O clima predominante no Sertão nordestino é o clima semiárido quente e seco com duas estações bem definida uma quente e seca e outra chuvosa. Esse tipo de vegetação é adaptado as condições climáticas da região. Sua importância pode ser percebida na afirmação de Lima e Barbosa:

“Vegetação predominante do Semiárido Nordestino, a caatinga apresenta uma das vegetações mais heterogêneas e dotadas de elevada resistência à seca. As incertezas climáticas no Nordeste tornam as cactáceas uma alternativa alimentar e uma fonte de água para os animais na época seca. Entre essa diversidade destaca-se cactácea como o mandacaru (Cereus jamacaru). Uma das  plantas mais características do semi-árido nordestino é um cacto de porte arbóreo (pode atingir até três metros de altura), de tronco muito grosso e ramificado que pode fornecer madeira de até 30 centímetros  de  largura.  Suas ramificações são cobertas de  espinhos.  Essa  planta  é  utilizada  para  o  consumo  alimentar de animais, entretanto possui frutos atrativos em cor e sabor, sendo consumidos in natura pela população” (LIMA e  BARBOSA, ). 

Devido a deficiência hídrica as plantas da caatinga têm de adaptar a essa limitação possuindo basicamente uma vegetação xerófita que é conseqüência da insuficiência das precipitações, com elevadas temperatura e evaporação. 

“A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta. Rica em biodiversidade e espécies endêmicas, a Caatinga abriga animais e plantas adaptados à escassez de água. (CAVALCANTE, 2009.p27).”

O fenômeno da seca mencionado na música está relacionado à situação climática caracterizada ausência de precipitação tendo como conseqüência a falta de água numa região Geográfica que necessita de chuva.  A seca corresponde a um fenômeno comum na região nordeste com eventos periódicos conforme que podem ser de  maior ou menor intensidade afetando a população e a fragilizando economicamente. A seca não é uma condição normal do clima. Afeta todos os que dependem da água para sobreviver este são as plantas e os animais.A vegetação do sertão a caatinga produz mecanismos para sobrevivência a clima inóspitos uma dela é a caducifólia percas das folhas na época da estiagem. Ab’Sáber afirma que:

“As Caatingas Nordestinas têm combinações de espécies xerófilas conforme as diferentes sub-regiões pedológicas  e climáticas regionais(...) em setores rochosos e de solos líticos,descontínuos e com sucessivos lajedos,encontra-se caatingas de arboretas de folhas múidas e espinhetas entremeadas por cactáceas nos lajedos,entretanto,concentra-se localmente todos os tipos de cactos existentes na região tais como: mandacarus,xiquexiques e coroas-de-frad, intercaladas com Caraguatá.”(AB´SÁBER,2006.110).” 

A chuva também é mencionada na música alguns autores como Bernardo e Molion explicam a precipitação como sendo o evento de dependência de vários fatores como:

“As precipitações pluviais estão diretamente relacionadas com a convecção local. Esta é caracterizada por movimentos ascendentes de ar úmido, resultantes da ocorrência de pressões atmosféricas mais baixas junto à superfície terrestre, seja em conseqüência do aquecimento do ar em contato com essa superfície, seja pela ação fenômenos transientes, de caráter puramente dinâmico, como sistemas frontais, ou frentes frias, e perturbações ondulatórias no campo dos ventos. A convecção tropical é essencialmente controlada - intensificada ou inibida  pela circulação geral da atmosfera, fenômenos de escala global, resultantes da interação complexa entre a superfície do planeta, particularmente a distribuição de continentes e oceanos com fornecimento desigual de energia solar,topografia e cobertura vegetal. A variabilidade inter anual da distribuição de chuvas sobre o NEB, tanto nas escalas espacial quanto temporal(..).”(BERNADO e MOLION,p.) 

A relação do homem sertanejo com a natureza e o clima semiárido e muito forte no nordeste encontrado alternativas para que esse possa sobreviver nas condições climáticas oferecidas pelo semiárido com chuvas irregulares eventos de secas e de cheias o sertanejo utilizando de alguns frutos de vegetais como o mandacaru como possibilidade de alimentar para os animais na época da estiagem Além  disso consegue sobreviver utilizando pouca água. 

CONCLUSÃO 

 

A música como instrumento didático no trabalho do professor pode ser aproveitada de forma eficaz se houver planejamento das atividades que serão repassadas trabalhando numa perspectiva que para os alunos possibilite uma análise da realidade de dimensão local, ou seja, do sertão e sua valorização enquanto diversidade ponto de vista físico como a chuva e a seca e flora o mandacaru como é mencionado na música, além disso, enriquece o conhecimento cultural sobre os artistas do Nordeste e do Brasil. Podendo a parti disso elabora projetos na área com objetivo de conscientizar a população da importância da preservação fazendo este trabalho com os alunos que iram serem agentes modificadores do pensamento dos agricultores vão servir de semente para amenizar os impactos causados pelo homem no bioma da Caatinga é de responsabilidade do nosso país. 

Referências Bibliográficas 

BERNADO,Sergio de Oliveira.MILION,Luiz Carlo Baldicero.Dinâmica da Chuvas no Nordeste Brasileiro.-UFAL,Campus A.C. Simões,BR 104- Norte,km 97, Maceió- AL.

Acesso: http://www.annq.org/congresso2007/trabalhos_apresentados/T23.pdf

CAVALCANTE, M. B.Revista Nordestina de Ecoturismo, Ecoturismo no bioma Caatinga: o caso do Parque Estadual da Pedra da Boca, Paraíba. Aracaju, v.2, n.1, abril, 2009. ISSN: 1983.

Acesso: http://www.arvore.org.br/seer/index.php/ecoturismo/article/view/38/32.

ANDRADE,Laise de Holanda Cavalcanti.SILVA,Alberto Jorge da Rocha.Etnobotânica Nordeste:estudo comparativo da relação entre comunidade e vegetação da Zona do Litoral-Mata do Estado de Pernambuco.Acta bot.bras.19(1): 45-60. 2005.Em 23/05/2003.Aceito em 13/07/2004.

Acesso: http://www.scielo.br/pdf/abb/v19n1/v19n1a05.pdf.

BARBOSA, A. S. ARAÚJO, A.P. UEPB. DANTAS, J.P- UEPB. Avaliação da

Composição Química do Mandacaru Advindo da Caatinga Semiárida Paraibana.

Acesso:

http://www.annq.org/congresso2007/trabalhos_apresentados/T23.pdf 

Enciclopédia® Microsoft® Encarta. © 1993-1999 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

AB´SÁBER, Aziz.Ecossistemas do Brasil. Metalivros, São Paulo.2006