PROJETO: DOIS CÓRREGOS URBANOS DE NAVIRAÍ PEDEM SOCORRO: TOURO E CUMANDAÍ.

 

Resumo apresentado à Feira de Ciências e Tecnologia de Naviraí – MS – Fecinavi. Projeto executado pelos alunos: Ana Luíza Resende Cesar;  Ana Luiza Fischer Nascimento.

Orientador: Professor Me. Ciro José Toaldo.

Coorientador: Professora Tiziana Azario de Medeiros 

 

AGRADECIMENTOS 

A diretora Daniela Fragnan;

A coordenadora Camila Penante;

Aos alunos do Sétimo Ano e aos seus pais.

 

RESUMO 

O estudo sobre sítio urbano e problemas sociais urbanos levou os alunos a compreenderem o ritmo acelerado do crescimento das cidades, com a falta de planejamento por parte do poder público. Diante desta constatação, ocorreu uma visita aos bairros da cidade, sobretudo, junto aos córregos urbanos: Touro e Cumandaí. A visita ao Jardim Eldorado, demonstrou a terrível situação em que se encontra o córrego do Touro, atrás do Conjunto Harry Amorim, sendo essa uma área ilegal. Também na visita sobre a ponte do Cumandaí e no acesso entre os bairros Cidade Jardim e Portal Residence foi percebida a péssima situação deste córrego

Palavras-chave: Sítio Urbano, Córrego Urbano, Naviraí.

Área/Subárea: CHSAL - Ciências Humanas; Sociais Aplicadas e Linguística e Arte

 

INTRODUÇÃO

 

Este trabalho é fruto de indagações feitas com os alunos do sétimo ano, quando ainda estavam no sexto ano, em 2021. Naquela ocasião forma levados a refletir a respeito dos problemas de seu município. Infelizmente, frente a pandemia da Covid-19, naquele momento não foi possível fazer a visita ao sítio urbano e conhecer os dois córregos urbanos de Naviraí.

No sétimo ano, sem as interferências da pandemia foi possível dar continuidade a dimensão do estudo sobre o sítio urbano e seus problemas sociais, fato que levou os alunos a compreenderem que o ritmo acelerado do crescimento da cidade, com a sua falta de planejamento, por parte do poder público, bem como a pouca conscientização da população, acarretou em sérios problemas ambientais, principalmente em relação a sobrevivência dos córregos urbanos.

Assim sendo, diante do anseio e expectativas da turma foi proposta a visita aos bairros da cidade, sobretudo, junto aos córregos urbanos: Touro e Cumandaí. Alugou-se um ônibus e toda a sala conheceu os bairros. Ao visitar o Jardim Eldorado, percebeu-se a terrível situação em que se encontra o córrego do Touro, atrás do Conjunto Harry Amorim, sendo essa uma área ilegal. Também na visita sobre a ponte do Cumandaí e no acesso entre os bairros Cidade Jardim e Portal Residence foi percebida a péssima situação deste córrego.

Mediante essas constatações, um grupo de alunas resolveu analisar a situação dos dois córregos urbanos de Naviraí: Touro e Cumandaí; bem como compreender a razão de como estes córregos chegaram nesta situação degradante. Também desejaram entender o real motivo da construção da ponte sobre o córrego Cumandaí e levar à população e às autoridades que estes dois córregos estão pedindo socorro. 

 

METODOLOGIA

 

O trabalho consistiu em buscar informações de como se encontra a situação destes córregos. Visitas foram feitas. Em conversas com moradores das proximidades da nascente do Cumandaí, constatou-se a importância da ponte para a preservação, ainda que haja muito lixo no local. Encontros foram feitos, maquetes e cartazes foram confeccionados e tudo foi registrado no caderno de campo.

Um questionário foi elaborado para averiguar o conhecimento da população sobre estes dois locais que pedem socorro.

 

Foi elaborado um questionário, algumas perguntas, sendo elas:

  • Quais os nomes dos dois córregos urbanos de Naviraí?
  • Atrás do Conjunto Harry Amorim, qual o córrego que encontramos?
  • Um dos problemas socioambientais que afeta o córrego do Touro está relacionado à que?

Este questionário, depois de formulado e respondido foi tabulado pelos alunos, contando com a colaboração do orientador e da coorientadora. Os detalhes, bem como os seus resultados e análise são apresentados na sequencia deste trabalho.

 

RESULTADOS E ANÁLISES

Os resultados foram positivos, pois os alunos verificaram in loco o sítio urbano de Naviraí e a situação destes dois córregos. As respostas apresentadas no questionário demonstram que a população conhece estes córregos e sabe dos problemas socioambientais do córrego do Touro no Jardim Eldorado, além de entender a necessidade de conscientização ambiental. Ainda haverá de serem feitos muitos trabalhos para obter o entendimento de que estes córregos pedem socorro.

Consideramos este trabalho de relevância, pois os alunos conheceram sua própria cidade, percebendo que nela há dois córregos em perigo e entenderam a necessidade da construção da ponte no final da Avenida Weimar Torres.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS


O trabalho trouxe conhecimento sobre a situação dos dois córregos urbanos de Naviraí. As respostas do questionário evidenciaram que a população sabe a respeito da conscientização ambiental, entretanto, nossos córregos estão morrendo.

Ficou evidenciado que muitos trabalhos precisam ser feitos para que o Touro e o Cumandaí sobrevivam.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

PREFEITURA DE NAVIRAÍ, 2022. Disponível em:< https://navirai.ms.gov.br/unidades-de-conservacao/>. Acesso em: 25 de jul. 2022.

 

OLIVEIRA, Diego E. Campos. Anglo: Ensino Fundamental, 7º ano. 2ª ed., São Paulo: SOMOS Sistema de Ensino, 2021.

 

_____. Anglo: Ensino Fundamental, 6º ano. 2ª ed., São Paulo: SOMOS Sistema de Ensino, 2020.