Que modelo a usar para o depósito dos resíduos sólidos de modo a minimizar a vulnerabilidade sócio ambiental na cidade de Quelimane?

Resumo

A monografia intitulada “Modelo de Depósito de Resíduos Sólidos e sua Vulnerabilidade Sócio Ambiental: Caso da cidade de QuelimaneO objectivo desta temática é analisar os modelos de depósito de resíduos sólidos e sua vulnerabilidade sócio ambiental na cidade de Quelimane. Porém, a luta pela preservação do meio e a própria sobrevivência do homem como ser vivo, está directamente relacionado com a questão dos resíduos sólidos urbanos onde nos últimos anos no local em estudo vêem demonstrando um crescimento populacional significativo e que de forma directa vai desencadeando múltiplos crescimentos acompanhados de inúmeros problemas e de forma directa na área dos resíduos sólidos. Com este crescimento tem havido aumento da quantidade de resíduos sólidos produzidos e depositados, criando grandes dificuldades aos serviços de remoção. Nesta perspectiva, a busca por modelo eficaz é necessário. Tal modelo surge como forma de buscar alternativas que visam minimizar os danos sócio ambientais. Para a elaboração deste estudo traçou-se alguns objectivos que serviu de orientação onde optou-se em caracterizar os aspectos físicos geográficos e socioeconómicos da área de estudo, identificar os modelos usados para o depósito de resíduos sólidos na cidade de Quelimane, e descrever as consequências do despejo dos resíduos sólidos ao solo, indicar e propor alterações no modelo de depósito de resíduos sólidos com vista a minimizar a vulnerabilidade sócio ambiental na cidade de Quelimane. Sendo assim, como metodologia usou-se a pesquisa qualitativa de carácter descritivo-exploratório e com uma abordagem bibliográfica para além do método cartográfico. Quanto ao método de recolha de dados, usou-se a observação directa e a entrevista semi-estruturado aplicada a população e os dirigentes municipal com uma amostra de 25 participantes. Com base no estudo, conclui-se que questão de a escolha do modelo de depósito de resíduos sólidos não é adequado porque não atingem demanda actual da urbe e optou-se em adequar o modelo caçamba rollon por ser espaços na questão de volume de deposição e trajectória dos resíduos sólidos. Diante disso, traçou-se algumas sugestões com intuito de auxiliar a administração municipal na melhoria de prestação dos serviços ligado e optando um modelo que não irá ferir com o bem-estar da sociedade e a alteração normal do meio ambiente.

Palavra-chave: Vulnerabilidade Socioambiental, Resíduos Sólidos, Modelo de Depósito.


Introdução

Os problemas sócios ambientais causados pelos resíduos sólidos são tão velhos quanto à humanidade, apesar de nos primórdios não haver grandes problemas a resolver porque o homem era nómada, havia muito espaço e a população era bem reduzida comparando-se com a actual. A problemática que envolve a questão dos resíduos sólidos não está apenas relacionada com a quantidade gerada, mas também com a sua forma de descarte final, porque o descarte de resíduos em áreas a céu aberto, pode gerar muitas consequências no ambiente e no homem.

O constante crescimento económico e demográfico dos centros urbanos tem como suas consequências uma maior produção de resíduos sólidos, e esse fenómeno muitas vezes não é acompanhado por uma resposta adequada dos resíduos. Apesar de ser um caso bastante preocupante aos utentes e responsáveis, os resíduos sólidos são fruto das actividades humanas, pois estes resultam de produtos diversos, onde a parte inútil ou aquela resultante da má conservação ou mesmo subaproveitamento, são depositados nas lixeiras, que às vezes não observam os cuidados ambientais, porque todos os tipos de resíduos são depositados o mesmo lugar.

Nesta faceta, a presente monografia aborda sobre: Modelo de depósito de resíduos sólidos e sua vulnerabilidade sócio ambiental: Caso da cidade de Quelimane e tem como objectivo geral analisar os modelos de depósito de resíduos sólidos e sua vulnerabilidade sócio ambiental. Neste contexto, com a ausência da remoção dos resíduos sólidos nos locais de depósitos podem criar alterações na qualidade do ar, ou seja, do meio físico, a poluição do compartimento ambiental e o meio antrópica (Homem).

A lei das autarquias locais consagra o quadro jurídico-legal para a implantação das autarquias locais, e estabelece competência do município legislar sobre assuntos de interesse local. Os resíduos sólidos como é visível nesta cidade, são a causa de vários problemas dentre ambientais à de saúde, pois é notável para além do mau cheiro, concentração de insectos e outros animais, degradação ambiental prejudica a saúde humana e altera a vida normal entre o ambiente e o homem.

Sendo assim o principal desafio que se coloca aos municípios em Moçambique, em particular ao município de Quelimane é a adoptar um modelo de depósito de resíduos sólidos que garanta a sanidade social e que reduzam a proliferação do meio ambiente.

Para tal, usou-se como metodologia neste trabalho a pesquisa de natureza qualitativa com carácter descritivo-exploratorio e com uma abordagem bibliográfica e quanto aos instrumentos de recolha de dados, usou-se a observação directa e a entrevista semi-estrutura para além do método cartográfico.

E de referir que o trabalho está estruturado em três (03) capítulos dentre eles, além da introdução, problematização, justificativa, objectivos, e a questão de partida, a metodologia, no primeiro capítulo encontramos a fundamentação teórica que faz menção do tema em estudo, no segundo aborda sobre discrição da área de estudo e o terceiro capítulo consta a apresentação, análise e discussões dos dados, terminando com a conclusão e sugestões.

Problematização

Os vários problemas sócios ambientais advindos das diferentes formas de disposição de resíduos sólidos oferecem riscos à saúde humana e a alteração normal do meio ambiente. Sua disposição no solo, em lixões ou aterros, por exemplo, constitui uma fonte de exposição humana a várias substâncias tóxicas (Gouveia, 2012). Para o mesmo autor, o desenvolvimento económico, o crescimento populacional, a urbanização e a revolução tecnológica vêm sendo acompanhados por alterações no estilo de vida e nos modos de produção e consumo da população.

Como decorrência directa desses processos, vem ocorrendo um aumento da produção de resíduos sólidos, tanto em quantidade como em diversidade, principalmente nos grandes centros urbanos. Actualmente, a luta péla preservação do meio e a própria sobrevivência do homem como ser vivo, está directamente relacionada com a questão dos resíduos sólidos urbanos. Nota-se que a falta de modelos adequados, acções concretas e dinâmicas ao tratamento dos resíduos sólidos urbanos é uma situação preocupante e urgente.

Olhando para a cidade de Quelimane, nos últimos anos vem demonstrando um crescimento populacional significativo e que de forma directa vai desencadeando múltiplos crescimentos acompanhados de inúmeros problemas e de forma directa na área dos resíduos sólidos. Com o resultado deste crescimento tem havido consequente, aumento da quantidade de resíduos sólidos produzidos e depositados, criando grandes dificuldades aos serviços de remoção.

Nesta perspectiva, a busca por modelo eficaz é necessário. Tal modelo surge como forma de buscar alternativas que visam minimizar os danos sócio ambientais que envolvem a problemática em questão.

Nesta linha de ideia, os modelos (contentor e casa de depósito de resíduos sólidos) que o município de Quelimane adoptou podem não estar a responder com a demanda actual e também podem não suportar com a quantidade dos resíduos sólidos produzidos e depositados pêlos residentes. Para o contentor, apesar de o depósito ser no contentor de antemão, nos locais de depósito tem tido somente um contentor que olhando a dinâmica populacional segundo o senso de 2017 não estão a ser ideal, porque a população acaba depositando no solo devido a excesso nos resíduos nos contentores.

Para a casa de depósito, é necessário os indivíduos escalarem por escadas e a maior parte dos mesmos não tem feito este trajecto devido as características do modelo, o que culmina com o consequente despejo em locais impróprio, fazendo com que a questão da vulnerabilidade sócio ambiental esteja longe do desejado. Diante dos aspectos acima mencionados expõem-se a seguinte questão:

Justificativa

A escolha do tema em estudo teve essencialmente dois aspectos. Primeiro por se constatar que a questão de resíduos sólidos torna-se uma das grandes preocupações para muitos moradores da cidade de Quelimane, preocupação esta que deve ser resolvido imediatamente com as autoridades competentes, e o segundo é por se verificar que os modelos de depósito de resíduos sólidos da cidade de Quelimane não atingem a demanda necessária porque a população de hoje não é a de ano passado como demonstra o censo população actual.

Achamos pertinente ajudar a comunidade e os responsáveis ligados a recolha do mesmo, na redução dos resíduos e adoptarem modelos eficazes, podendo assim reduzir o nível de poluição ambiental causada pelo acumulo dos resíduos, assim como algumas doenças causadas péla frequência destes que podem directa o indirectamente afectar o próprio homem este mesmo homem que por sua vez é apontado como o principal produtor dos resíduos.

Apesar de algumas abordagens acima descrita, o trabalho justifica-se a três esferas, das quais:

Ao nível académico, sem dúvidas irá servir de base, no repertório documental e cientifico da universidade, visto que trará um contributo por via de evidências científicas, podendo ajudar a contribuir e trazer aquilo que se chamaria de inovação académica e científica, porque acredita-se que com este trabalho traremos algumas ideias claramente alicerçadas as de vários autores conceituados nesta temática, assim como experiencias e modelos correctos para implementação de política justa e consciente no que diz respeito a resíduos sólidos e poderá ajudar os futuros estudantes em caso de procurarem referências no que diz respeito a temas semelhantes para os próximos tempos.

Ao contexto social será útil e fundamental a sociedade a partir do momento em que durante a pesquisa procurar-se-á responder e indicar aos pormenores as medidas a serem traçadas ao nível municipal de modo a garantir uma sanidade ambiental e municipal sustentável, dai que para nos, achamos que o trabalho poderá ser útil a sociedade no geral e de forma directa e clara ao meio ambiente.

nível pessoal, naturalmente sendo um indivíduo que nasceu e cresceu e está a desenvolver nesta cidade, existe um amor grande para com o bem-estar da urbe que me viu nascer. Dentro desta perspectiva, sendo um estudante do curso de Geografia senti-me obrigado em poder contribuir com alguma coisa para a minimização dos problemas ligados a resíduos sólidos na cidade de Quelimane. Assim, como forma de dar esse contributo, foi de desenvolver esse trabalho com a temática do modelo de resíduos sólidos tendo em conta os erros e falhas graves que tenho observado nos depósitos destes resíduos que naturalmente tem trazido graves problemas ao meio ambiente de forma geral e directa para a sociedade.

Objectivos

Quanto ao objectivo geral, o trabalho pretende analisar os modelos de depósito de resíduos sólidos e sua vulnerabilidade sócio ambiental na cidade de Quelimane. E apresenta como objectivos específicos: caracterizar os aspectos físicos geográficos e socioeconómicos da área de estudo, identificar os modelos usados para o depósito de resíduos sólidos na cidade de Quelimane, e descrever as consequências do despejo dos resíduos sólidos ao solo e indicar e propor alterações no modelo de depósito de resíduos sólidos com vista a inibir a vulnerabilidade sócio ambiental na cidade de Quelimane.

Questões de partida

Olhando a natureza da pesquisa que é uma pesquisa qualitativa, não apresenta hipótese mas sim questões norteadoras que foram respondidas dentro do trabalho. Nesta linha de ideias, as questões de partida procurou-se perceber quais são os modelos de depósito de resíduos sólidos usados na cidade de Quelimane? Quais são as consequências advindo do despejo dos resíduos sólidos ao solo? Perceber da população se estes modelos adoptados é eficaz e garante a sanidade sócio ambiental na cidade de Quelimane? Não se esquecendo assim que modelo indicaria e quais alterações devem ser feitos no modelo de depósito de resíduos sólidos com vista a inibir a vulnerabilidade sócio ambiental na cidade de Quelimane?

Metodologia

Neste item, apresenta-se os procedimentos metodológicos traçados com o objectivo de alcançar os objectivos da pesquisa. Apresenta-se de seguida a natureza da pesquisa, os procedimentos de recolha de dados e o plano de análise dos mesmos.

Para esta pesquisa usou-se o método indutivo, pois atendendo falar dos modelos usados na gestão de resíduos sólidos e sua vulnerabilidade sócio ambiental constitui uma temática de grande escala, pretende-se a partir das concepções particulares da cidade de Quelimane, tender-se a uma generalidade de factos à província da Zambézia, ao país ou mesmo no mundo.

Sob ponto de vista da abordagem, para este trabalho optou-se por pesquisa qualitativa, pois, esta pesquisa ajudou a analisar a situação do tema em estudo, buscando entrar em contacto com os sujeitos com vista a entender a vida social dos residentes nesta cidade de Quelimane e ter noção sobre a situação dos modelos adoptados para o depósito dos resíduos sólidos.

Para tal, do ponto de vista dos objectivos a pesquisa foi de carácter descritivo-exploratorio, pois esta pesquisa, foi utilizada na medida em que o estudo procurou entender por meio de várias fontes “orais e escritas”, sobre a questão em análise, na formulação das perguntas de partida e a validação das mesmas e fará com que o estudo traga outras informações sobre o tema em estudo.

Auxiliando-se do ponto de vista dos procedimentos técnicos, usou-se a pesquisa bibliográfica, pois o autor teve a oportunidade de se colocar em contacto com o material já publicado que abordam sobre o tema em menção, como por exemplo o uso de alguns manuais, artigos científicos, monografias e dissertações. Não obstante como instrumento de recolha de dados, usou-se a entrevista semiestruturadas e a observação directa ou participante e quanto ao local de realização da pesquisa, esta é uma pesquisa de campo.

A pesquisa teve como universo cerca de 349,842 habitantes desagregados por idade e sexo conforme o censo populacional e habitacional de 2017 (INE, 2017). Como não foi possível trabalhar com todos, seleccionamos uma amostra intencional, que foi constituída por 25 participantes da cidade de Quelimane dentre eles 3 responsáveis da EMUSA e 22 por parte da população com vista a perceber sobre a questão dos modelos de depósitos dos resíduos sólidos usados nesta área de estudo. [...]