Itajaí é uma cidade relativamente nova, porém muito bem desenvolvida econômica e culturalmente. Conheça aqui a sua origem e também algumas curiosidades.

Vista do Molhes da Barra, Itajai, SC, Brasil

O Porto de Itajaí faz com que Itajaí o Produto Interno Bruto (PIB) da cidade ser um dos mais altos do Sul do Brasil. 

A cidade situada no Vale do Itajaí é situada no litoral de Santa Catarina, com uma população de aproximadamente 300 mil habitantes. A economia da cidade é baseada no setor terciário, principalmente no comércio e nos serviços.

No dia 15 de Junho de 2022, Itajaí completou 162 anos desde a sua fundação. Sua história começa em 1856, quando o governador do estado, Luiz Alves de Oliveira e Silva, determinou a construção de um porto nesta região para facilitar o escoamento da produção agrícola da região. Atualmente, o Porto de Itajaí é um dos mais produtivos do país.

Um dos primeiros homens a chegar em Itajaí foi João Dias de Arzão, um paulista que há tempos procurava minas de ouro e outros metais preciosos pelo interior do Brasil. Por isso, ele requereu e obteve uma sesmaria às margens do Rio Itajaí-Açu para construir uma casa.

Itajaí é uma cidade localizada no litoral catarinense, com pouco mais de 260 mil habitantes. A cidade tem uma história rica, que está ligada ao processo de colonização do Brasil. Descubra, a seguir, 7 fatos curiosos sobre a origem da cidade de Itajaí.

Quem foi o primeiro homem branco a pisar em Itajaí?

Ninguém sabe ao certo, mas a história mais aceita é a de que o primeiro homem branco a pisar em Itajaí foi o navegador português Bartolomeu Dias, em 1488. Dias era um grande marinheiro e explorador, e foi ele quem descobriu o Cabo da Boa Esperança, na África do Sul. Sua viagem até Itajaí deve ter sido uma das muitas que fez ao longo da costa brasileira.

Como surgiu a cidade de Itajaí?

Itajaí é uma cidade histórica de Santa Catarina, fundada em 1829. Mas como surgiu a cidade? A seguir, descubra 5 fatos curiosos sobre a cidade:

Itajaí é uma das primeiras cidades do estado de Santa Catarina. Foi fundada em 1829, quando o estado ainda era parte do Rio Grande do Sul.

A cidade é denominada assim por conta de um rio que deságua no Atlântico, na região onde ela foi fundada. O nome "Itajaí" vem da língua tupi e significa "rio dos peixes".

A principal atividade econômica da cidade sempre foi a pesca. Nos séculos 19 e 20, Itajaí se tornou um importante porto pesqueiro do Brasil.

Itajaí também é conhecida devido à Marejada, evento acontecendo em Outubro, anualmente, e atrai turistas de todo o país.

A Univali, Universidade do Vale do Itajaí, é uma universidade privada

Quais são os imigrantes de Itajaí?

Itajaí é uma cidade do litoral catarinense que faz parte da região da Grande Florianópolis. A cidade tem um grande potencial turístico devido às suas belezas naturais, como o rio Itajaí-Açu, além de ser um importante polo industrial e comercial.

A história de Itajaí está intimamente ligada à imigração. Ela foi fundada pelos imigrantes alemães que chegaram ao Brasil no século XIX, atraídos pelas promessas de terra e trabalho. Esses imigrantes foram fundamental para o desenvolvimento da cidade e contribuíram muito para a cultura local.

Atualmente, a cidade continua recebendo imigrantes de diversos países, que buscam aqui uma melhor qualidade de vida. Quais são os imigrantes de Itajaí? Confira abaixo:

Os portugueses são um dos principais grupos étnicos presentes na cidade. 

Quem colonizou Itajaí?

Itajaí foi colonizada pelos portugueses em 1532, quando o governador Geraldo Muniz de Souza chegou à região com a missão de estabelecer um posto comercial. A cidade foi oficialmente fundada em 1534 e passou a se chamar Vila Nova da Rainha Santíssima do Rosário de Porto Seguro. Em 1737, o nome da cidade foi mudado para Itajaí, que significa "pedras no rio".

Curiosidades sobre Itajaí

Itajaí é uma cidade brasileira localizada no estado de Santa Catarina. A cidade faz parte da Região Sul do Brasil com uma população estimada em 2020 de 353 893 habitantes.1 Itajaí é a quarta maior cidade de Santa Catarina em termos de população, atrás apenas de Joinville, Florianópolis e Blumenau.

A origem do nome da cidade é incerta, mas acredita-se que o nome seja derivado da palavra tupi ita meaning "pedra". Outra possível origem do nome seria a palavra guarani Itajaí que significa "rio das pedras". No entanto, a verdadeira origem do nome só poderá ser confirmada por pesquisas históricas mais aprofundadas.

Itajaí foi fundada em 1847 por imigrantes alemães que estabeleceram colônias na região. A cidade desenvolveu-se rapidamente como um importante porto no litoral brasileiro e continua a desempenhar um papel vital no desenvolvimento econômico de Santa Catarina.

Localização geográfica de Itajaí

Itajaí está situada na mesorregião da Grande Florianópolis, a sul do estado de Santa Catarina. A cidade fica a 90 km de distância da capital do estado e a 30 km de distância da capital do município, Joinville. Itajaí possui uma área total de 437,5 km².

Distância de Itajaí à capital, Florianópolis

Com cerca de 100 km de distância, Itajaí fica bem próxima da capital do estado de Santa Catarina, Florianópolis. A cidade é conhecida por suas praias e pelo turismo, mas também tem um lado histórico interessante. 

Aqui estão sete fatos curiosos sobre a origem de Itajaí:

  1. Itajaí foi fundada em 1854 por imigrantes alemães.
  2. A cidade se chamava Vila Nova Alemanha até 1915, quando o nome foi mudado para Itajaí.
  3. O nome Itajaí significa "rio dos peixes", em tupi-guarani.
  4. A primeira indústria da cidade foi uma fábrica de tecidos, inaugurada em 1856.
  5. Em 1862, Itajaí já era um importante porto no litoral brasileiro e recebia navios provenientes da Europa e da América do Sul.
  6. No século XIX, a cidade abrigou vários ateliês de artistas plásticos, entre eles o do pintor alemão Otto Mueller.
  7. Itajaí foi palco de importantes eventos da Segunda Guerra Mundial, como o desembarque do Exército Aliado na América do Sul e o ataque a um navio alemão pelo submarino americano USS Barb.

Conheça Itajaí mais a fundo, visite o Blog da cidade de Itajaí, SC, agora mesmo.


Conteúdo revisado e atualizado pela última vez em 05/12/2022.