ESCOLA PARTICULAR DE ENSINO NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

DISCIPLINA DE GEOGRAFIA  -  PROFESSOR: Me. CIRO JOSÉ TOALDO

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – 4º BIMESTRE

NOME _______________________________________________________Nº _____

 

OBSERVAÇÃO – O Conteúdo para essa prova de Geografia é referente à Pecuária e a Agricultura. Estes dois conteúdos estão ligados com a dimensão do início da história da humanidade, portanto, faz-se necessário reportar-se ao período do Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.

Quanto a PECUÁRIA, passei no quadro este esquema para os alunos estudar:

  • NEOLÍTICO – Ocorre a sedentarização, na região do Crescente Fértil, próximo aos grandes Rios Nilo, Tigre e Eufrates, onde se desenvolve a AGRICULTURA  e a PERCUÁRIA e leva surgir as primeiras CIDADES.
  • Primeiro animal que foi domesticado foi o CACHORRO, depois o BOI, CARNEIROS, CAVALOS, PORCOS, entre outros. Isto foi importante para garantir o ALIMENTO e SUSTENTO.
  • O ser humano por ser INTLEIGENTE, constantemente está fazendo evoluir as técnicas de reprodução por meio da ENGENHARIA GENÉTICA, como exemplo há o da ovelha DOLLY.
  • Quanto a PECUÁRIA, na atualidade o BRASIL é um dos maiores produtores de CARNE DO MUNDO.
  • Práticas da Pecuária – Nômade e a Sedentária (extensiva – grande áreas com pastos com animais soltos e a intensiva – áreas restritas com o uso de ração – confinamentos).  

Após entender este conteúdo, o professor deve explicar e fazer uma ligação com a disciplina de História, comentando a respeito das primeiras civilizações, inclusive poderá falar dos povos da bíblia que se refere aos pastores (pecuária nômade, como a dos povos beduínos). Enfim, este é um conteúdo onde os alunos gostam muito. Como se trata de aula de Geografia poderá ser entregue um folha onde está o CRESCENTE FÉRTIL, seus principais rios e civilizações que ali se formaram. Interessante também abordar a respeito das constantes Guerras nestas regiões que estão destruindo os sítios arqueológicos e as ruínas antigas.

Quanto a AGRICULTURA, passei no quadro este esquema para os alunos estudar:

  • Este setor é importante, pois por meio dele o ser humano produz alimento, na atualidade a grande parte da matéria-prima para as indústrias, vem deste setor;
  • Também o professor poderá contar a história de como ocorreu à descoberta da agricultura, ou seja, as mulheres que faziam as coletas dos frutos, quando retornavam ao seu grupo, alguns frutos caiam no chão e começavam a brotar, as mulheres observando essa ação da natureza, começa a plantar algum fruto próximo a onde estava, assim, terá inicio a sedentarização, uma vez que não haveria mais a necessidade da coleta nas florestas daqueles frutos.
  • Conforme conhecemos, a agricultura surgiu na Américas com as plantações de milho com os povos pré-colombianos.
  • As GRANDES NAVEGAÇÕES (conteúdo de História) é um grande momento de intercambio de alimentos, entre os europeus, americanos, africanos e asiáticos; inclusive as ESPECIARIAS trouxeram grandes mudanças de comportamento alimentício aos europeus, lembrando que a partir de seu uso a carne passou a ter sabor.
  • A mandioca é um produto de origem da América do Sul que foi levado para a África que tem contribuído para matar a fome de muitos africanos, inclusive a Nigéria é o país que mais produz mandioca no mundo. O arroz é de origem africana.  
  •  Na atualidade os países mais evoluídos e desenvolvidos, conseguem ter técnicas evoluídas de produção de alimentos, por meio da agricultura intensiva, tendo a finalidade comercial; entretanto, os países mais pobres, acabam praticando a agricultura com métodos arcaicos, como a coivara (tem a questão da queimada) e praticando a agricultura extensiva, em muitos casos apenas para o uso de subsistência.
  • O mundo vive a chamada Revolução Verde para produzir alimento e fazer com que a humanidade não venha passar fome. Também ocorre a plantação de sementes geneticamente modificadas, onde o Brasil está ganhando destaque.

 

Questões sugeridas para a prova:

  1. (1,0) Como é praticada a agricultura intensiva?

 

  1. (1,0) Qual é a diferença entre pecuária intensiva e pecuária extensiva?

 

  1.  (1,0) O que se entende por Revolução Verde?  

 

  1.  (0,5) Assinale qual é a frase que está incorreta:

 

A. Os povos beduínos, no Oriente Médio, praticam a pecuária nômade.

B. O cravo é um tipo de especiaria que ajuda a eliminar o mau cheiro da carne.

C. Com a sedentarização não foi possível desenvolver a pecuária. D. A agricultura se desenvolveu no período do neolítico.

 

  1. (1,0) Seria possível desenvolver a pecuária em áreas urbanas, obtendo resultados semelhantes aos do Brasil atualmente? Justifique sua resposta. 

 

  1. (1,0) Quais fatores contribuíram para o processo de sedentarização do ser humano no período do Neolítico?  

 

7. (0,3 =1,5) Nas alternativas colocar V nas verdadeiras e F nas falsas, nas falsas fazer a correção:

A. () A pratica da agricultura extensiva, estimula a agricultura comercial.

B. () As especiarias surgiram na época do Neolítico com a descoberta da agricultura.

C. () Clonagem da ovelha Dolly foi fruto da engenharia genética. D. ( ) O Brasil planta muito com semente geneticamente modificada.

E. ()Quem mais planta mandioca no mundo é a Nigéria, país da Ásia.

 

8. (1,5 -0,5) Imagine as seguintes cenas: 1) Um pequeno agricultor que cuida de sua propriedade apenas com o uso da enxada e de algumas sementes para fazer a sua plantação, isto após ter feito o sistema de coivara. 2) Em uma grande propriedade diversos trabalhadores fazem uso de tratores para o plantio, depois outros fazem uso de colheitadeira para fazer a colheita. Não há capina, pois o mato é dominado com o uso de defensivos agrícolas.

A. Compare as duas cenas rurais apresentadas acima, em qual delas verificamos o maior emprego de tecnologia e por que você chegou a essa conclusão?

 

B. Em qual delas há maior impacto ao meio ambiente e por quê? 

 

C. Como a técnica utilizada nessas plantações vai afetar a produção nesses locais? Explique a sua resposta com base nos estudos e esquemas apresentados a respeito das diferentes formas de se praticar a agricultura.  

9. (0.5) Assinale a alternativa correta: Onde surgiu a agricultura, e o arroz é de origem de qual continente, respectivamente a resposta correta é:

A. Europa – Ásia;       B. América – África;      C. África – América;     D. Ásia – Europa. 

10A. (0.5) Assinale a alternativa correta: O que ajudou a resolver o problema da fome nos países pobres:

A. Ajuda do governo;  B. Agricultura extensiva;  C. Revolução Vermelha;   D. Revolução Verde. 

10B. (0,5) Um aspecto não contribui para o desenvolvimento da produção agrícola de um país, assinale-o:

  1. Queimadas;  B. Técnicas modernas;  C. Irrigação; D. Trabalho do Agrônomo.                                            “O SENHOR é meu pastor, nada me faltará”. Salmo 23,1.                                                                                                                                                                                 

 “O S