27 de abril de 2009.

Uma meta impossível ou uma oportunidade para entrar na história.

Nos dias atuais para que permaneçam no mercado as empresas a cada dia que passa precisam de melhores resultados e consequentemente isso está relacionado ao melhor atendimento, aumento de vendas e faturamento e outras melhorias necessárias.

Um setor impactado por essas necessidades de crescimento é geralmente o setor comercial ou setor de vendas das empresas e seus gerentes precisam entender as necessidades de crescimento da empresa e traçar metas desafiadoras de vendas.

Para elucidar esta situação de metas desafiadoras exemplificarei um caso prático que tive que superar:

Neste caso prático que estarei citando abaixo as metas de crescimento eram passadas de mês a mês.

Primeiro dia do mês esse era o dia que todos recebiam a notícia ao mesmo tempo, mas algo não aconteceu como nos outros meses, antes da minha chegada na empresa outras pessoas tiveram acesso a meta para o mês que estava entrando, tiveram um grande susto e disseram "isso é impossível".

Se não bastasse o acesso a estas informações, essas pessoas compartilharam a informação e opinião, com todos da equipe comercial e logo a notícia se espalhou pelos corredores com a seguinte mensagem "a meta desse mês está muito acima do que já foi feito antes nessa empresa e acho muito difícil que vocês consigam alcança-la", pronto, estava instaurado o verdadeiro cenário de impossibilidade de alcançar a meta.

Quando cheguei à empresa recebi a notícia do que estava acontecendo e o clima de desmotivação já estava instalado e todos não acreditavam que iriam conseguir.

Nesse momento fui verificar quais seriam as novas metas e tratei de convocar a nossa reunião de início de mês para tratar sobre a nova meta, quando iniciamos a reunião o clima era pesado e todos os membros da minha equipe estavam cabisbaixos.

Logo na abertura da reunião comecei dizendo "Temos em nossas mãos uma oportunidade única para entrar na história dessa empresa", e todos perguntaram como assim???

Expliquei, essa meta nunca tinha sido traçada antes por nenhuma outra equipe que tivesse passado antes de nós, então essa seria uma situação que nem a empresa nem a nossa equipe tinha vivido, pois se tratava de uma meta desafiadora e depois de uma longa conversa com todos da minha equipe, cada um começou a acreditar que seria possível e começamos a traçar nossas estratégias para alcançar nossos objetivos como sempre fazíamos todos os meses.

Depois de todo o planejamento feito no primeiro dia do mês, começamos o nosso dia-a-dia de trabalho com um único objetivo, entrar para a história de vendas daquela empresa e assim foi durante todos os dias daquele mês e chegamos a ultrapassar outras marcas de vendas semanais e diárias até chegar ao último dia do mês, o resultado conquistado por esta equipe ficou como um recorde de vendas e todos entramos para a história daquela empresa.

Para Refletir: Quando você estiver recebendo uma nova meta ou traçando novas metas de crescimento da empresa, pense que esta é uma oportunidade para você e toda a sua equipe entrar para a história.

Sobre Mim:

Giovanni Gobi cursou administração de empresas é empresário, consultor e palestrante.

Áreas de Atuação:

Com atuação desde 2008, iniciou seus trabalhos de consultoria onde atende empresas dos mais diversos portes e segmentos de mercado.

Seu trabalho está pautado pela qualidade e resultado para seus clientes, que é sua maior marca.

Como palestrante Giovanni Gobi aborda os seguintes temas: 

  • Comportamento & Atitudes;
  • Equipes Comprometidas;
  • Superando Limites e Resultados;
  • Vendas & Atendimento;
  • Liderança.

Suas palestras são apresentadas em formato prático, dinâmico e vivencial, onde os participantes aprendem de forma fácil e objetiva.

Para entrar em contato: [email protected]