Uma competitividade voraz, e um Mercado desumano, assim podemos rapidamente definir o Mercado global e atual dentro do campo empresarial. O capitalismo cresce desenfreado, e até mesmo o governo proporciona esta luta desenfreada com objetivo de estimular o consumo. Más até onde a competitividade chega a ser algo benéfico para as organizações? Até onde o lucro mensal e/ou anual tem um impacto em nossas vidas e até onde um gestor de uma empresa pode chegar para proporcionar um lucro desejado?

            Logicamente não estamos nos referindo a uma entidade filantrópica que teoricamente não busca o lucro de suas atividades e sim a referencia está focada nas organizações como em um todo, sendo com o seu fluxograma e sua hierarquia!

            Mas infelizmente observamos diretores, administradores, gestores tão obsecados pelo lucro que não identificam erros rotineiros que a cada dia vão minando o bom crescimento da organização, afinal porque crescer somente, se o crescimento pode ser atingido com a devida qualidade! E este ponto chama atenção de uma forma peculiar.

            Organizações atualmente de pequeno porte, ao observar um “filão” de mercado surgindo e sem concorrência a deriva, iniciam-se verdadeiras batalhas por um crescimento que ao final de toda luta, observa-se totalmente desnecessário! Imagine uma organização de pequeno porte no cenário regional e que desenvolve um excelente canal de prestação de serviços aos seus clientes, mas devido à necessidade de crescer imposta pelo Diretor, tende a tomar uma decisão: Um único cliente grande com futuras possibilidades, porem, custos e lucros enxutos, o chamado “trocando dinheiro”, ou vários contratos menores e consequentemente vários clientes menores com custos e lucros bem mais flexíveis, más com possibilidade de atende-los adequadamente!

            Neste caso observaremos o ponto positivo, atrativo e os pontos negativos ou de pouca lucratividade; más até onde podemos chegar? Até onde a ganância, a falta de caráter pode levar o ser humano?

            Será que a forte indústria de pesca ao aplicar o método de pescaria indústria/comercial utilizando a rede de arrasto destruindo toda a biodiversidade, toda a vida marinha no fundo dos oceanos estão de acordo com esta reflexão? Ou até o onde o governo pode estimular a carnificina empresarial somente por favores políticos ou teoricamente um aumento na receita de impostos?

            Difícil de saber, porém, como administradores, gestores, como líderes, etc., sabem que com uma atitude podemos mudar pensamentos e porque não o ambiente que vivemos. Más a certeza é que nem sempre a voracidade mercantil, empresarial é o caminho a seguir. Desenvolvendo um bom planejamento estratégico, realizando a implantação do mesmo e implantando realmente a gestão de pessoas com toda sua equipe, certamente estará plantando uma excelente semente, para realizar uma maravilhosa colheita!