Desde que conquistou o direito de sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, o Brasil ganhou ainda mais espaço na mídia internacional – principalmente a cidade do Rio de Janeiro. O número de turistas passando um tempo no lugar aumentou, o que só fez crescer o faturamento dos estabelecimentos da cidade, ainda mais em datas comemorativas como o Carnaval e a Virada do Ano. Ganhando o coração do mundo cada vez mais, o Rio promete ser a cidade mais badalada nos próximos anos. Para fazer bonito nas manchetes dos jornais mundo afora, não são só os setores de transporte e segurança que prometem melhorias em suas frotas; as redes de hotéis e restaurantes também esperam fornecer um atendimento ainda melhor. Para receber o grande contingente de turistas e delegações esportivas que ficarão na cidade enquanto os eventos de 2014 e 2016 acontecerem, vários hotéis já adotaram políticas de melhoramento tanto de seus serviços quanto da estrutura. Além do treinamento de seus atuais funcionários, que farão cursos de recepcionista e maiores mais aprofundadas de hotelaria, as vagas para novos empregos prometem aumentar em comparação com os outros anos.

Se ter conhecimentos de línguas estrangeiras como a inglesa e a espanhola já era algo importante, agora será essencial. A grande maioria dos hotéis, principalmente os mais conceituados, implementarão aulas de inglês e espanhol para seus funcionários, para que o atendimento aos turistas possa ser facilitado e a experiência ainda melhor. A mesma coisa acontecerá com os restaurantes e bares, que já estão começando a preparar seus funcionários para receber os turistas. Mesmo que a frequência de pessoas vindas de outros países seja grande na cidade, o número de atendentes, recepcionistas e garçons que falavam inglês fluente era pequeno. Com o ganho de visibilidade do Rio de Janeiro na mídia internacional e os eventos esportivos, este quadro promete melhorar.

Com todas as melhorias que estão por vir para a cidade, o desejo é que todo o progresso continue por muito além dos eventos – como aconteceu com a cidade espanhola Barcelona, que passou a ser um dos destinos mais procurados depois de sediar um evento esportivo de grande porte. Com meios de transporte melhores, atendimento de qualidade em hotéis e restaurantes e um ambiente seguro para os visitantes, a tendência é que o número de pessoas interessadas em visitar o Rio de Janeiro só aumente. Dessa forma, o Rio passa a ser, além de uma cidade linda de se ver, um lugar ótimo para passar as férias e, quem sabe, morar.