Há muito tempo, dentro dos portos brasileiros, muitos são as ferramentas que são facilmente visualizadas por quem observa o ambiente com o devido carinho, apuro e atenção, sendo que de todas elas, a que mais se destaca é a dos paletes de madeira.

E desses paletes de madeira, um modelo apresenta maior destaque na atualidade, especialmente quando se observa apenas portos e armazéns brasileiros, e esse modelo é representante de uma padronização importante feita por aqui, que resultou nos famosos paletes PBR.

Pois é sobre a importância dos paletes PBR para a economia brasileira que vamos falar nesse artigo, procurando deixar bem claro para quem ainda não entendeu dessa forma, o quão importante esse padrão foi para a economia brasileira como um todo.

A necessidade

Os paletes PBR nasceram de uma necessidade, e essa necessidade era a de ter em mãos um padrão de tamanho e de capacidade de carga para os muitos paletes de madeira que circulavam pelos portos e armazéns do Brasil inteiro, gerando dificuldades de adaptação para as empresas.

Essa adaptação custava muito dinheiro, especialmente por causa da quantidade de modelos, com tamanhos diferentes, de paletes de madeira que circulavam por aqui, criando uma verdadeira confusão para quem trabalhava diretamente com eles.

Portanto, surgiu a necessidade de se criar um padrão de modelo genuinamente brasileiro para que menos dinheiro tivesse de ser gasto para realizar as adaptações necessárias sempre que novos paletes de madeira com formato e tamanho diferentes chegassem até os portos e armazéns brasileiros.

O modelo de base

Pois para a criação do que viria a ser o padrão apresentado hoje em dia pelos paletes PBR, um modelo de paletes de madeira muito apreciado por aqui foi utilizado como base, emprestando um pouco de seu tamanho, formato e capacidade de carga.

Esses paletes eram os paletes euro, que, como o próprio nome já sugere, têm suas origens no continente europeu, principalmente nos países do ocidente da Europa, e que eram muito comuns por aqui na metade dos anos 1980, quando surgiu a ideia da criação do padrão de paletes brasileiros.

Pois com isso, surgiram os paletes PBR, que têm esse nome devido ao fato de representarem o que se entende como sendo o padrão brasileiro de paletes de madeira, com desenho, formato, material e capacidade de carga sendo controlados por uma norma nacional.

O resultado disso foram os novos modelos de paletes de madeira, com características tipicamente reconhecidas e com qualidade que fez desse modelo um dos mais utilizados no Brasil, e também no restante do mundo, competindo diretamente com seu “pai”, o palete euro.

E com esse padrão brasileiro muito bem definido, as empresas brasileiras especializadas em transporte e logística rapidamente se tornaram mais rentáveis, já que perceberam que não precisavam mais gastar dinheiros para fazer adaptações constantes sempre que um novo carregamento de algum produto importante chegasse.

Ou seja, com sua criação, os paletes PBR rapidamente se tornaram uma das ferramentas mais importantes para impulsionar o crescimento da economia do Brasil, que passou a apresentar resultados cada vez melhores do que os que eram anteriormente apresentados.

Menos custos, mais investimentos!

E com a criação do padrão brasileiro para os paletes de madeira fabricados por aqui, que passaram a se apresentar muito similares aos populares paletes euro, as empresas do setor de transporte e de logística passaram a ter menos custos.

Pois a consequência natural disso tudo foi gerar mais investimentos no setor, fazendo com que toda a economia brasileira como um todo passasse a sentir todo o peso de um fluxo maior de investimentos, que trouxeram muitas melhorias importantes para todos.

Com isso, ficou muito mais fácil realizar o transporte e o armazenamento de praticamente todo o tipo de produtos que passaram a ser comercializados no Brasil como um todo.

Melhores resultados

E as consequências mais importantes e notáveis do aumento dos investimentos e da diminuição dos custos com o transporte e com o armazenamento de produtos para o Brasil foram os melhores resultados apresentados pela economia brasileira.

O que ficou ainda mais fácil de ser visualizado quando o país começou a crescer de fato muito mais do que em outras épocas, fato que se repetiu durante praticamente os últimos 15 anos, e que teve os paletes PBR como protagonistas importantes dentro do processo.

E por esse motivo, é fundamental entender um pouco mais sobre esses importantes paletes de madeira e sobre os impactos que esse modelo padrão genuinamente brasileiro apresenta tamanha importância dentro da economia brasileira nos últimos anos, assim como também dentro da economia global como um todo.