RESUMO

A organização The Best Assessoria e Eventos compõe-se de excelentes mecanismos e estratégias de serviços muito diversificados e tem objetivos, valores e missão que são os diferenciais no mercado de trabalho hodierno. A ideologia da referida empresa é muito clara e pertinente, pois possui uma responsabilidade social perante a sociedade, no intuito de favorecer eventos de vários níveis, sempre buscando a inovação e acompanhando o comportamento de várias faixas etárias. Por isso seu suporte técnico não consiste apenas em oferecer festas e reproduzir os eventos tradicionais, mas tem uma nova complexidade no sentido de oferecer novidades. O resultado da empresa não é um milagre, mas o resultado de um empreendimento bem sistematizado e alternativas inovadoras sistematizadas de forma sistêmicas. Na atual conjuntura é, pois, exemplo de empreendedorismo isso porque acompanha a evolução e o desenvolvimento da globalização e da história. Cada investimento da empresa faz a diferença no atual cenário mundial e favorece a todas as pessoas bem estar e entretenimento de forma acessível e inovadora.

PALAVRAS CHAVE: Organização. Serviços. Complexidade. Responsabilidade. Resultado.

INTRODUÇÃO                                                   

O presente artigo tem o objetivo de analisar a Empresa The Best Assessoria e Eventos, através da evolução histórica e de seus campos de atuação, considerando a importância do seu papel social e seu avanço logístico e empreendedor no processo de inovação. Tal análise quer ser um instrumento de identificação dos diversos setores que comporta uma organização, realizando a distinção entre fatos e a interpretação destes, tendo por ponto de partida a relação entre teoria e prática. Para tanto, considera-se a empresa supracitada de médio porte.

A metodologia utilizada será qualitativa, com base em pesquisas bibliográficas. A partir dessa dialética, desenvolver-se-á de forma sistemática, muitas referências a teóricos que exprimem, de forma segura e abrangente, a nomenclatura necessária para se compreender uma organização.

A The Best Assessoria e Eventos é uma organização fundada há 32 anos e desde o início de sua atuação assessora cursos, palestras, congressos, simpósios e seminários, além de realizar eventos tais como bodas de prata e ouro, aniversário de quinze anos, festas de formatura e noites temáticas (boite e shows), montagens de espetáculos, tais como: jograis educativos, peças teatrais, apresentações de histórias populares e de cordel, além de eventos comemorativos aos diversos efemérides e datas especiais da história do Brasil e da história local.

A citada organização tem a missão de favorecer a todas as pessoas a oportunidade de ter alegria e desfrutar de cada dia de sua vida com intensidade e prazer. Os valores fundamentais são comprometimento, excelência, profissionalismo, trabalho em equipe, transparência e ética.

1. FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO                                                                      

1.1DENOMINAÇÃO E FORMA DE CONSTITUIÇÃO

              A Razão Social é MARTINS EVENTOS e o nome de fantasia é The Best Assessoria e Eventos está localizada à Av. Itabuna, nº 532, CEP 45065-150, Bairro Patagônia, Vitória da Conquista – Bahia. É constituída por 16 pessoas, com função específica cada uma, em cada setor. Tem apenas uma sede, não possuindo filiais. Inicialmente sua criação e administração ficava a cargo do Sr. José Martins que era o único responsável pela manutenção da empresa. A fórmula era sempre a mesma de realizar eventos e o seu proprietário se preocupava em manter a estrutura da tradição. Este arquétipo clássico era  bastante comum, pois os tempos remotos não exigia tanta inovação quanto hoje. Todavia, a forma de organização, ao longo dos tempos, sofreu mudanças e por necessidade investiu-se em recursos informatizados e potentes, com o intuito de apresentar uma melhor qualidade. Mesmo assim a sua notável importância e valor jamais desapareceram. Mudou-se a estrutura física, contudo permaneceu a base de bens e serviços. Após esta breve apresentação da empresa, convém perguntar: O que é uma organização? Segundo SANDRONI (2003, p. 329-370), no Dicionário de Administração e finanças, é:

Um conjunto de relações de ordem estrutural (direção, planejamento, operação e controle) que mantém uma empresa em funcionamento. Consiste num sistema por meio do qual se operacionalizam e coordenam os desempenhos pessoais.  

  Uma organização é constituída de princípios, valores, missão e acima de tudo de bases sólidas que sustentem os seus objetivos e suas metas. Para que não se torna uma entidade desorganizada é importante que seus alicerces sejam bem firmes e nesse sentido haverá sucesso na administração e no resultado.

  Segundo Harold Koontz e Cyril O’Donnell (1981, p. 3) os alicerces que sustentam uma empresa são comparados a uma arte, isto é, não estão prontos e acabados, mas necessita de vários mecanismos e estratégias:

Define-se “administrar” como a criação e manutenção de um ambiente interno numa empresa onde os indivíduos, trabalhando juntos em grupos, possam atuar eficiente e eficazmente para atingir metas grupais. A administração poderia, portanto, ser chamada de “esquema visando o desempenho ambiental”. Na essência, administrar é a arte do fazer; e a administração é o contexto de conhecimento organizado subjacente à arte.

De acordo tal ponto de vista concebe-se, então, administrar como uma arte a ser desenvolvida com a colaboração de todos os interlocutores do processo de uma empresa. No percurso de administrar a elaboração de um bom planejamento é fundamental. É bom destacar que Harold Koontz e Cyril O’Donnell (1981, p. 3) definem critérios para o exercício de uma administração com resultados de excelência, a saber:

Os principais princípios de um bom planejamento são: princípio da contribuição aos objetivos, princípio da eficiência dos planos, princípio da supremacia do planejamento.

  Como é sabido, toda ação humana só consegue ter êxito através de um planejamento bem sistematizado e da avaliação constante deste. Os princípios supracitados afirmam, então, a tese de que toda empresa necessita desenvolver com eficiência e eficácia tais etapas em sua organização. Este deve ser o primeiro passo e isso é irrenunciável. Os conceitos acima descritos fazem parte da herança histórica e tradicional da empresa The Best Assessoria e Eventos e tem um sistema bastante peculiar e inovador. As normas e padrões organizacionais são as marcas desse modelo de referência. A citada empresa possui uma administração eficiente e eficaz, tudo isso porque seu planejamento é estruturado com estratégias bem definidas.