O treinamento de pessoas é fundamental para que as empresas mantenham profissionais qualificados, atualizados e preparados para posições e ocupações dentro das organizações. 

Para Eduardo Alencar, psicólogo, grafólogo e analista do comportamento: "A área de recursos humanos e gestão de pessoas encontram dificuldades para vender soluções de desenvolvimento humano ou angariar verba para treinamentos, pois estas ações ainda são vistas como custos por algumas organizações & seus dirigentes".

Os clientes hoje em dia estão cada vez mais exigentes e não toleram pagarem para ser mal atendidos. Para dizer a verdade, nem se o produto ou serviço for gratuito, tem-se tolerado este tipo de postura.

Para Carlos Fornabaio, sócio diretor da Forbi Transportes: “Não é só a área de recursos humanos que encontra dificuldades de treinar e capacitar pessoas. Muitos colaboradores estão descompromissados com suas funções. Aqui na Forbi, por exemplo, agendamos um treinamento de suma importância à equipe de motoristas e a adesão foi decepcionante. Mesmo as empresas que decidem investir em treinamento para seus colaboradores encontram dificuldades para desenvolver pessoas. Nossa postura é focada em retenção. Temos colaboradores que estão conosco desde a fundação da empresa. Por outro lado, como afirma Eduardo, os clientes hoje em dia estão cada vez mais exigentes e não toleram mais falhas em seus produtos e serviços. Infelizmente alguns desligamentos e demissões são causados para que aqueles que não estão satisfeitos com sua ocupação possam dar espaço a novos colaboradores, à pessoas que estejam afim de vestir a camisa da empresa e portanto, dos clientes.”

A Forbi é apenas um exemplo de empresas que estão reestruturando-se para dar ao cliente aquilo que eles merecem: atendimento de qualidade, com segurança e pessoas qualificadas.

Estamos fazendo um trabalho de sensibilização para que as pessoas entendam a importância do treinamento não apenas para sua função atual, mas para si mesma, como pessoa, como processo de desenvolvimento e investimento em suas carreiras. É muito difícil que empresas liberem orçamento e budget para treinamentos. Caso esta verba não seja utilizada adequadamente, ela corre o risco de ser cancelada ou substituída. Carlos está correto quando afirma que uma dificuldade moderna é a adesão de treinamentos. Há anos a área de recrutamento e seleção vem enfrentando descaso de candidatos que se comprometem a vir a entrevistas e faltam sem sequer dar alguma satisfação. Um pouco deste descompromisso tem se ampliado negativamente às áreas de educação, treinamento e desenvolvimento.” Afirma – Eduardo Alencar.

Existem inúmeros cursos, palestras e workshops gratuitos e mesmo assim, a adesão é pouca. Pessoas optam por não fazê-los por preguiça, falta de afinidade com o tema, falta de interesse, falta de companhia para ir ao local, outros motivos. Não podemos esquecer que somos coadjuvantes ativos em nossas carreiras. Cada um é responsável pela sua. Conhecimento é algo que ninguém tira de você. “Precisamos resgatar nas pessoas a vontade de estudar, evoluir e ampliar seus conhecimentos. Somente com base na educação teremos condições de fazer um Brasil e empresas melhores. Neste sentido, estamos contando não apenas com a parceria do Eduardo que está prestando consultoria à Forbi, mas também à boa vontade dos colaboradores atuais e daqueles que tem interesse em trabalhar conosco. Temos muitas vagas para motoristas agregados em função da ampliação de nossa operação no segmento de transporte de vinhos e mercadorias frágeis. O emprego existe, o que precisamos agora é apoiar e incentivar a qualificação da mão-de-obra brasileira.” – conclui Carlos Fornabaio.