RESUMO
O trabalho é considerado como um instrumento gerador de renda e riqueza com um valor intrínseco, onde o ser humano expressa personalidade suas habilidades e faculdades e se realiza profissionalmente e emocionalmente, quando exercemos uma profissão estamos definindo de certo método um ser a partir das atividades exercidas no trabalho é o desígnio expressado do seu intimo proporcionando prazer podemos dizer a essência do seu ser, mais a prática de trabalho em busca de gerar riqueza castiga o homem milhões de pessoas no mundo que sofrem conseqüências tanto com o emprego e o desemprego enquanto se farta abonança de poucos tem criado um mundo desiludidos e desesperançados pra muitos será o trabalho um TRIPALIUM para muitos? O sonho de encontrar novo horizonte são potencialidades do ser humano (o homo faber) você precisa descobrir qual o seu trabalho.


1 A ORIGEM DA PALAVRA TRABALHO

A palavra "trabalho" tem suas origens e raízes no vocábulo latino TRIPALIUM três "tri" e "palus" pau, com um significado um pouco assustador sendo denominado um instrumento de tortura, onde o "tripaliare"aquela pessoa que torturava com esse método trabalhar significava ser torturado no TRIPALIUM. As pessoas torturadas eram escravos e pobres, aqueles que não podiam pagar seus tributos destituídas de posse e excluídas da sociedade.

Mediante essa idéia trabalhar passou a ser entendido não só como um fato de tortura em si mesmo, mas como uma extensão às atividades físicas sendo produtivas, passando a serem realizados por camponeses, artesões, agricultores, pedreiros, carpinteiros etc. todo esse contexto foi vivido e usado na antiguidade, em quase toda Idade Média. Somente no século XIV passamos a ter um sentido genérico da palavra "trabalho como aplicação de forças e faculdades, (talentos, habilidades) humanas para alcançar um determinado objetivo e fim."

Depois do renascimento foi adquirido outro vocábulo para o trabalho a "Labuta, atividade, exercício profissional" o sentido dessa palavra jamais perdeu sua origem primitiva na vida do homem tem uma extrema ligação com Adão ao ser expulso do jardim do Éden recebeu de Deus uma ordem para trabalhar para seu próprio sustento, no suor do seu rosto comerás o seu pão", e Eva recebe uma missão a ser cumprida "com dor terás filho" e falamos até hoje sobre o trabalho de parto. O trabalho sempre existiu na vida do homem é uma atividade milenar desde a criação do mundo, pois a necessidade de comer e ter um abrigo levava a sentir necessidade de trabalhar segundo Peter Drucker o trabalho é tão antigo como o ser humano.

2 Trabalho versus emprego

Trabalho de acordo com definição do dicionário e dentro do contexto Social do século é qualquer atividade física ou intelectual é o esforço humano com propósitos onde envolve a transformação da natureza é o desígnio das atividades.
Emprego é uma relação estável podendo ser duradoura ou não, é uma espécie de contrato onde se vende sua força de trabalho aos meios de produção o conceito da palavra emprego passou a ser usado no período da Revolução Industrial com relação à venda da força de trabalho por algum valor uma remuneração em troca, mediante está barganha surgiu o salário.

2.1Discorrendo sobre o trabalho e as transformações ao longo dos tempos

Ao decorrer da história da humanidade varias descobertas e transformações de acordo com cada estágio da evolução, o nível cultural da sociedade foi determinante para mudança desta história e sendo o trabalho um fator de forma diferenciada Peter Drucker fez em dos seus livros diz que o trabalho é tão antigo quanto o homem a própria história nos mostra o designo dos artesões, camponeses etc. mais o trabalho não era visto como algo nobre e nem despertava a atenção de pessoas educadas ou com autoridade e opulento, pois a visão obscura que tinham que o trabalho era feito somente para os escravos sendo uma atividade executada por eles uma classe desmerecedora de qualquer respeito.

Hesíodo (800 a.C.), intitulado "Os Trabalhos e os Dias",
Os trabalhos e os dias foram pra uma melhor compreensão do período vivido, e uma melhor compreensão do que seria o trabalho e como ele se altera na medida em que as sociedades se modificam a sua forma e o método de organização, o poema contava o trabalho de um agricultor na época que não despertou nenhum interesse de investigação o que realmente um agricultor fazia porque o trabalho era algo menosprezado pela nobreza e as autoridades.

No começo da humanidade o trabalho era uma luta constante pra sobrevivência a necessidade de se abrigar e comer etc. que determinava a necessidade de trabalhar foi com o avanço da agricultura, instrumentos de casa e ferramentas que trouxe o avanço e o progresso no trabalho podemos o arado foi um grande progresso que trouxe uma revolução no meio da agricultura e no mundo do trabalho a Revolução Industrial foi um marco na transformação do trabalho e a organização do ser humano com processos inovadores.

Ao longo da história da humanidade tudo foi transformando e variando de acordo com o nível cultural e o estágio de evolução de cada sociedade algumas sociedades foram se evoluindo com mais rapidez, e o trabalho foi sendo percebido de forma diferenciada. Com base na frase "o trabalho é tão antigo quanto o ser humano" é que acompanhamos transformações espetaculares no dia-a-dia no trabalho de cada profissional, pois o trabalho é algo intimamente relacionado à personalidade e as habilidades do ser humano. A especialização das atividades humanas executadas foi imposta pela Revolução Industrial e evolução cultural da humanidade e hoje a palavra "trabalho" tem um significado diferente na vida humana, uma série de diferentes significados segundo o dicionário Aurélio vinte opções básicas e diversas expressões.

Tomás de Aquino XIII. "São No século XVIII, o inglês Adam Smith, afirma que a riqueza não tinha origem no mercantilismo, mas do trabalho. Com esta afirmação, Smith contraria os interesses do clero e da nobreza, que desprezavam o trabalho; e foi além, afirmou que para o trabalhador ter um pensamento mais ágil (para dar conta do processo produtivo) era necessário investir em educação básica para todos".

Mais a Revolução Industrial afetou não somente o valor do trabalho, mais as formas de trabalho, métodos, organização e as políticas sócias, a partir desde princípio a sociedade sentiu a necessidade de organizar o trabalho instrumentos e processos colocando uma palavra nova no mercado de trabalho com a idéia do emprego tentando sofisticar a palavra trabalho que trazia um conceito de escravidão, pois havia o trabalho escravo e o trabalho livre, mais nuca existiu emprego, pois as maiores partes da população não possuíam ferramentas para trabalhar os artesões já trabalhavam por conta própria mais não tinham seus instrumentos de trabalho, com está nova onda o emprego surgiu com a única opção às pessoas venderem sua força de trabalho tendo como a moeda em troca tornando o conceito de emprego uma característica fina na Idade Contemporânea.

A Revolução tornou os meios de produção mais eficientes na execução do trabalho e por outro lado houve um aumento no número de desempregados a falta de qualificação com a substituição da mão de obra humana, e conseqüências nocivas e desastrosas na sociedade e na vida do trabalhador. O homem na sua historia tem o trabalho como um dos elementos significativos na construção da vida do ser humano segundo Marx o homem vem construindo o mundo através do seu trabalho.

O trabalho sempre será influenciado e influenciará a sociedade e todo seu processo de mudança e enquanto existir sociedade o trabalho sempre vai existir mais a humanidade pode não estar acompanhado todo esse processo de mudança no emprego, a globalização, as novas tecnologias parecia ser um mito para os trabalhadores mais hoje passou a ser uma aliada na construção do trabalho pra muitos tornou o seu trabalho muito prazeroso, o mundo se evoluiu sobre etapas e a nossa vida é composta de etapas mais para muito isto não ocorre ou passa no esquecimento e vive insistindo na formula antiga, no nosso trabalho podemos ter vários estágio enquanto estamos dispostos a viver e trabalhar, pois os vencedores criam oportunidades e momentos pra reinventar seu futuro fazem do seu trabalho o foco que é realmente importante criam e moldam circunstâncias construtivas e favoráveis para o seu futuro.

Após a segunda Guerra mundial o mundo passou por vadios estágios evolutivos as especializações e a busca de profissionais tecnicista moldou a vida do homem o constante ajuste nas exigências passou a ser um novo desafio para o trabalhador um impacto psicológico, mudanças radicais que muitos ficaram submersos, o domínio das máquinas inteligentes e a produção em massa.
.
4 CONCLUSÃO

Enquanto existir uma sociedade sempre existirá trabalho, pois a mesma não tem como existir sem o trabalho mais não pode dizer o mesmo com relação ao emprego que pode ser algo duradouro ou não podendo ser valioso enquanto seu tempo durar, ser um cidadão produtivo é uma ordem dentro da sociedade capitalista desde que nascemos às primeiras indagações dos pais é o que meu filho vai ser quando crescer? Está no caráter do ser humano e da nação, pois quando estamos desempregados ou se surpreende na exclusão de uma vaga de emprego a auto-estima é abalada podemos dizer que a palavra emprego é um método de medida de renda para muitos essenciais mais o fato de estar desempregado é sentir-se improdutivo e invalido na sociedade.

A sociedade de hoje está divida entre vencedores e os perdedores muitos desconhecem o método de como vencer na vida não enxergam o seu trabalho como um como um estágio no processo de realização e geração de riqueza o saber enxergar o seu trabalho como uma pedra a ser polida abre novos horizontes seja dono do seu trabalho o seu futuro", pois o valor das coisas pode não estar no tempo em que elas duram mais na intensidade como elas acontecem por este motivo existem fatos inexplicáveis e pessoas incomparáveis" ninguém é igual a ninguém.

Existem escolhas na nossa vida que precisa ser considerada com a essência do nosso ser "a nossa profissão", pois é algo que vai influenciar em todas as nossas decisões vai abrir novos horizontes o nosso trabalho vai muito mais além do que pensamos é forma como a sociedade se organiza e desempenha seu desígnio você é reconhecido pelo seu trabalho talvez você não percebesse mais ele expressa através da sua personalidade o trabalho que exerce. Seja dono do seu trabalho a exploração dessa preciosa só depende de você, o tamanho do seu sonho só depende de você não deixe se perder nas áreas da praia levado pelas ondas dos altos e baixos da vida cada estágio é um novo recomeço.

BIBLIOGRAFIA

De Mais, Domenico. O futuro do trabalho: fadiga e ócio na sociedade pós- industrial. Ed.3ª RJ José Olympio Brasília UNB 2000.
MOURA C. Paulo. A crise do emprego