FNC – FACULDADE NOSSA CIDADE

CARAPICUIBA - SP

Tipos e o porquê de pesquisar    

       As pesquisas são feitas para que com elas consigamos entender o andamento de uma determinada coisa ou situação e se há necessidade de alguma alteração. E assim percebendo a necessidade, com auxilio das pesquisas esta alteração pode ser feita na hora e local correto, pesquisar é basicamente um processo de aprendizagem tanto para quem realiza e para quem participa. Existem vários tipos de pesquisas e alguns desses são:

- Pesquisa experimental, é realizada em laboratório e são geralmente testados em animais como ratos e macacos, em algumas situações em humanos para saber se o conteúdo pesquisado alcançara o objetivo.

- Pesquisa histórica, é aquela que trabalha em cima de dados, documentos, registros, fatos, objetos, para comprovar a veracidade da coisa. Ex: estudos dos fosseis, os quais comprovaram a existência de dinossauros na terra.

- Pesquisa de clima, usada nas empresas para medir o nível de satisfação ou insatisfação dos funcionários.

- Pesquisa de ibope, é aquela feita para medir audiência das emissoras de rádio e TV.

- Pesquisa Acadêmica, realizada em escolas e universidades a pedido de professores para expandir o conhecimento dos alunos.

- Pesquisa Biográfica, onde estuda a vida de alguma pessoa através de fotos documentos com relato de outras pessoas para descrever em livros, revistas etc.

- Pesquisa Descritiva, é feita de forma escrita com questionários contendo perguntas relacionadas com o ambiente como, por exemplo, para saber quantas andas a população brasileira o governo usa o IBGE com questionários para bater em porta em porta e realizar as perguntas.

- Pesquisa exploratória, investiga determinado fenômeno ou situação nunca pesquisada antes de uma forma mais intima e evasiva um exemplo deste tipo de pesquisa é como que os peixes respiram de baixo d’água.  

            Outro exemplo interessante de pesquisa é o dia a dia, o simples ato da dona de casa que pega o “jornalzinho”            do supermercado para comparar preços, quando você procura qual a melhor balada, restaurante, parque para curtir o final de semana já é uma forma de pesquisa mesmo que involuntária, por tanto resumi-se que o ato de pesquisar esta presente a todo momento em nossas vidas. As pesquisas proporcionam enxergar outras formas de resolver novos problemas que podem surgir no decorrer de algum processo, e pode ser uma estratégia para defesa de uma tese uma idéia.

Conclui-se que cada tipo de pesquisa tem um objetivo e uma meta a ser cumprida e que geralmente envolve pessoas por tanto faz se necessário saber O que?  e Por quê? pesquisar, Como? realizar uma pesquisa uma boa pesquisa.

(Artigo pesquisado e realizado como atividade complementar por Josi Aparecida de Andrade Vaz sala 309, 6º semestre noturno, curso Administração de Empresa.)

Bibliografia: slide share Profº João Carlos Sinott Balbi

                        Wikipedia