TERCEIRIZAÇÃO NOS SERVIÇOS DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

 

 

 

 

Andresa Fabiane dos S. Viana¹

Aníbal Stanciolle Alves da Silva¹

Guilherme Menezes¹

Hederson Xisto da Silva¹

Isamara de Rezende¹

 

           Orientadores:

 

           Leonardo Leite²

           

RESUMO

Este trabalho pretende demonstrar à influência da terceirização nos serviços de administração de materiais nas organizações, e sua respectiva aplicação, verificando a influência da terceirização na produtividade da área de materiais da empresa McDonald’s à empresa tema de estudo.

Palavras-chave: administração, terceirização, materiais.

 

ABSTRACT

This work aims to demonstrate the influence of outsourcing services in the administration of organizations, and materials in their application, noting the influence of outsourcing on the productivity of the area of materials the company McDonald's the company subject of study.

Keywords: management, outsourcing, materials.

INTRODUÇÃO

 

O presente artigo visa analisar um tema bastante relevante, e presente nas atividades das organizações: A terceirização dos serviços de Administração de Materiais.

Para tanto, elegeu-se a empresa McDonald’s para realizar os estudos por ser a maior e mais conhecida empresa de serviço rápido de alimentação do mundo.
No Brasil, a rede chegou em 1979.  Desde então, já atendeu mais de 4,5 bilhões de clientes. Além disso, está entre os cinco com o maior crescimento desde 2000, sendo que em 2006 registrou um crescimento de 14% no faturamento anual.

Parte desse sucesso se deve as eficientes políticas administrativas praticadas pela organização.  Entre estas práticas destaca-se a terceirização de vários serviços. É importante salientar que a terceirização não é a única responsável pelo sucesso na administração de materiais.

Pode-se dizer que há uma correlação entre a má administração de materiais e problemas financeiros. Daí, a importância de elaborar um programa de administração de Materiais bem organizado, estabelecendo objetivos financeiros e administrativos bem definidos, bem como a escolha certa do parceiro que irá atuar nessa área.

O objetivo da Administração de Materiais é eliminar da produção todos os itens que estão inertes no estoque, transferindo, portanto o investimento para outras áreas.

A terceirização sugere a várias empresas a possibilidade de melhorar seus processos, reduzir seus custos e aperfeiçoar uma série de atividades. Nos dias de hoje ela está bem difundida no âmbito organizacional, uma vez que as organizações compreendem melhor suas aplicações e benefícios.

Será feita uma análise sobre a decisão das organizações, que optam em terceirizar os serviços na Administração de Materiais, sua importância para a sobrevivência das empresas no mercado competitivo, os objetivos, tal como as novas tendências e métodos que vêm sendo utilizados pelas empresas.

A administração de materiais vem sendo ligada constantemente à terceirização, assim, o presente artigo visa demonstrar as vantagens da aplicação deste processo na empresa McDonald’s.

A própria evolução e a crescente necessidade de controles mais eficazes e lucrativos para as Organizações, imprimiram no administrador uma necessidade maior de visualizar toda a empresa, realçando suas estratégias de competitividade, continuidade e crescimento futuro, principalmente no que se refere à Administração de Materiais. Pois, padrões administrativos são seguidos como auxiliares nos processos de tomada de decisão nas organizações. Um eficiente indicador para a redução de custos nas empresas com eficiência é a terceirização dos serviços.

Este estudo sobre terceirização na administração de materiais tem por objetivo, descriminar todos os aspectos relativos a esta questão, incluindo aspectos como, a aplicação, a viabilidade e as condições nas quais devem ser fundamentadas ações desta modalidade, a fim de garantir que projetos desta natureza contribuam para que se assegurem os objetivos da organização.

 

Verificar a influência da terceirização na produtividade da área de materiais da empresa McDonald’s S.A, além de demonstrar o porque a cada dia, empresas recorrem a tais processos, fundamentar ainda a eficiência da pratica da terceirização na administração de materiais.

REFERENCIAL TEÓRICO

 

Os objetivos principais de uma organização são, sem dúvida, maximizar os lucros sobre o capital investido, seja em fábricas, equipamentos, serviços, bens ou produtos e etc. A administração de materiais, mensurada aos objetivos organizacionais, torna-se uma importante ferramenta para o sucesso da organização.

“O conceito de se ter um departamento responsável pelo fluxo de materiais a partir do fornecedor, passando pela produção até o consumidor, é relativamente novo. Embora muitas empresas tenham adotado esse tipo de organização, há ainda diversas que não o fizeram. Se as empresas desejam minimizar seus custos totais nessa área e prover melhor nível de serviços ao cliente devem agir desse modo, O nome dado a essa função é Administração de materiais” (ARNOLD; J.R.TONY, 1999, p. 26)”.

Segundo Francischini & Gurgel (2002), “a administração de materiais tecnicamente bem aparelhada é, sem dúvida, uma das condições fundamentais para o equilíbrio econômico e financeiro de uma empresa”.

Gonçalves (2004), afirma que “a administração de materiais tem o objetivo de conciliar os interesses entre as necessidades de suprimentos e a otimização dos recursos financeiros e operacionais das empresas”.

“Administração de Recursos Materiais engloba a seqüência de operações que tem início na identificação do fornecedor, na compra do bem ou serviço, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento (armazenagem), em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente, em sua distribuição ao consumidor final” (MATIAS, PETRÕNIO GARCIA; ALT, PAULO RENATO 2003, p. 5).

 

FIGURA 1 – Ciclo da Administração de Materiais

Fonte: “(Matias, Petrônio Garcia; Alt, Paulo Renato 2003, p.5)”.

Arnold; J.R.Tony (1999) acredita que dentre as diversas situações que norteiam a administração de materiais, algumas ferramentas podem se tornar eficazes, práticas e altamente vantajosas. Uma destas ferramentas é a Terceirização, prática que no âmbito organizacional vem sendo bem reconhecida, e apesar de ser uma técnica relativamente nova, já ocupa lugar de destaque quando se fala em otimização da capacidade produtiva.

“Como processo e técnica de gestão administrativa corrente, a terceirização originou-se nos Estados Unidos, logo após a eclosão da II Guerra Mundial, naquele momento as indústrias bélicas tinham como desafio concentrar-se no desenvolvimento da produção de armamento a ser usado contra as forças do eixo, com isso passaram a delegar algumas atividades de suporte a empresas prestadoras de serviços, sempre mediante contratação” (GIOSA, 1997, p.12).

A partir de então a prática da terceirização se tornou uma realidade nas organizações, e a sua aplicação vem com a finalidade de reduzir os custos e otimizar as tarefas repassando-a a um terceiro.

Sabe-se que o processo de terceirização engloba vários fatores, e por isso uma das grandes preocupações nas organizações tem sido a decisão entre comprar ou fabricar. Esta deve ser uma análise minuciosa, pois deve englobar enfoques financeiros e estratégicos, pois se sabe que nem sempre o menor preço é fator fundamental para se optar entre compra e fabricação. O fato é que a principal  corrente atual é a favor da aquisição de itens de terceiros (terceirização), no entanto devem ser feitas as devidas análises e considerado seus diversos fatores. (FRANCISCHINI E GURGEL, 2002).

“Dentre as características dos serviços terceirizados dentro das organizações, o que se espera é uma equipe preparada e qualificada para atuar, nos diversos processos existentes. A perspectiva das empresas ao terceirizar parte de seus processos, é a busca por descentralizar seus processos de seus colaboradores, direcionando-os assim para o foco na estratégia e missão da empresa” (FERREIRA, DONIZETE MOACIR; OLIVEIRA, SIDNEY PEREIRA, 2008, p.1).

METODOLOGIA

 

Foram utilizados vários recursos, tais como, materiais didáticos diversos, estudo de caso, questionário para obtenção de informações práticas, pesquisas bibliográficas sobre os temas administração de materiais e terceirização.

Através da visita técnica, foram obtidas informações relevantes sobre a aplicação da terceirização da área de materiais da empresa McDonald’s. Os dados foram coletados, através de um questionário desenvolvido pelos integrantes do grupo através de conhecimentos obtidos em sala de aula, e com o apoio do professor orientador do grupo.

O questionário foi respondido pelo Gerente do setor de compras Sr. Clayton Cardoso de Oliveira que proporcionou ao grupo o discernimento sobre o assunto e sua aplicação.

Houve uma resposta ao questionário pelo Gerente Sr. Clayton Cardoso de Oliveira, onde esclareceu a questão.

DEMOSTRAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

Quando se fala em terceirização o fato corrente é que se trata de algo complexo, o sucesso de projetos como este está diretamente ligado à atividade exercida pela empresa, principalmente quando se trata de terceirização na administração de materiais.

Diversos aspectos devem ser mensurados com processo de inclusão da terceirização na empresa, deve ser levado em conta, a atividade principal da organização, e se a aplicação traria retorno qualitativo à empresa.

Fatos como estes puderam ser observados durante a visita técnica realizada junto a empresa Mc Donald`s, pode-se constatar claramente ações desta modalidade, pois seus produtos são produzidos a partir de materiais recebidos de terceiros através do sistema Just-In-Time.

As vantagens provenientes da terceirização para a empresa Mc Donald`s puderam ser percebidas em vários aspectos, pois foram estabelecidos produtos exclusivos, com preços acessíveis e qualidade destacada. Ganhou-se ainda em termos de armazenamento e estoques, uma vez que as entregas eram programadas de acordo com a demanda, reduzindo assim os custos com estocagem e mão de obra.

Algo também de grande relevância no processo de terceirização de materiais para a empresa Mc Donald’s, é o fator tecnológico de produção dos seus fornecedores, este quesito é de extrema importância durante o processo de escolha. Por trabalharem com uma linha de produtos exclusivos, se esperam dos fornecedores procedência, qualidade e atendimento em tempo hábil. Fatores que em matéria de gênero alimentício são de grande importância.

Dentre os vários benefícios, os que logo puderam ser constatados com o processo de terceirização foram:

  • Maior qualidade na produção específica do produto
  • Exclusividade de alguns dos fornecedores
  • Maior espaço físico em seus restaurantes
  • Ganho com fator tecnológico

Um fator questionado por alguns autores e citado pelo gestor responsável pelo acompanhamento de nossa visita técnica são como os elevados custos de produção influenciam na decisão por terceirizar ou não.

Estes custos são considerados como auxiliares ou indiretos, geralmente são inseridos durante a produção, como é o caso dos custos com o espaço que precisa ser destinado a produção, os custos com energia, a mão de obra e capacitação, manutenção da sua unidade produtiva e depreciação de seu maquinário, capacidade de estocagem.

Outra despesa destituída das obrigações da organização, foram os gastos com folha de pagamento de colaboradores que atuavam nos setores que antes eram da responsabilidade da empresa, ocorreram também reduções bastante relevantes no quadro de gestores da McDonald’s devido à terceirização da área de materiais da empresa.

Foram delegadas as atividades a vários fornecedores, assim o quadro de pessoal foi reduzido, restando a McDonald’s manter um administrador da rede de suprimentos, que mantém a reposição e necessidade de acionar os fornecedores constantemente como parte de suas atividades laborais rotineiras.

A empresa investiu maciçamente em sua atividade principal, que, por conseguinte, trouxeram crescimentos significativos em liquidez, devido a essa redução de custos e a melhoria no atendimento aos clientes.

Relatou-se também que as atitudes tomadas pelo corpo gerencial, agradaram a todos os Stakeholders da organização. Hoje a empresa permanece em constante crescimento.  A aplicação da terceirização eficientemente foi um indicador para os gestores nos processo de tomada de decisão.

Comprova-se que a administração de materiais interfere na eficácia dos demais processos administrativos. A correção da rotina administração de materiais, que trabalha em consonância e integração à gestão de todas as áreas da organização, esse fator, contribuiu com a redução das despesas, melhoria dos procedimentos, aplicação do processo de just-in-time, padrão de qualidade, esse, requerido pela empresa, no qual, o fornecedor mais preparado pode ofertar essa mão de obra. Assim, o corpo gerencial acertou em terceirizar os serviços de administração de materiais.

CONCLUSÃO

 

A administração de materiais tem uma preocupação constante em procurar medidas de seu desempenho. Sua importância para a sobrevivência da empresa no mercado é notória, conforme os dados apresentados. Com a crescente globalização, é preciso que as empresas se preocupem em se modernizar, diminuir custo, e produzir com o máximo de eficiência e eficácia.

Com base nessa tese, as empresas optam pela terceirização dos serviços que não estão ligados diretamente as suas atividades principais. O foco é a maximização destes recursos, que não interferem na qualidade do produto acabado, ou dos serviços ofertado pela organização.

O propósito do artigo foi estudar a terceirização dos serviços de administração de materiais na empresa tema de estudo McDonald’s, as vantagens dessa aplicação, trouxeram reduções de custos e otimização dos serviços e produtos direcionados aos seus clientes.

As informações obtidas através da visita técnica comprovaram a eficiência da aplicação da terceirização na atividade da empresa analisada. Com base nas indagações adquiridas através da pesquisa, comprou-se o sucesso da aplicação da terceirização, devendo evidenciar as informações que, na qual, não tivemos acesso, como valores, estrutura organizacional, e todos fornecedores e datas exatas da aplicação da terceirização, devido ao sigilo empresarial.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GONÇALVES, P. S. Administração de materiais: obtendo vantagens competitivas. Rio de Janeiro: Elzevir, 2004.

FRANCISCHINI, Paulino G.; GURGEL, Floriano A. Administração de Materiais e do Patrimônio, São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.

MATIAS, Petrônio G; ALT, Paulo Renato. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. São Paulo: Saraiva. 2003.

ARNOLD, J.R. Tony. Administração de Materiais. São Paulo: Atlas, 1999.

GIOSA, Antonio Luiz, Terceirização uma Abordagem Estratégica. São Paulo: Pioneira, 2007.

MCDONALD’S, Institucional: Líder no segmento de serviço rápido de alimentação: O McDonald’s se destaca pela qualidade dos produtos: Disponível em: http://www.mcdonalds.com.br/institucional/mcdonalds_brasil_quemsomos.asp: Acesso em 03 de maio de 2009.

FERREIRA, DONIZETE MOACIR; OLIVEIRA, SIDNEY PEREIRA: Disponível em: http://www.webartigos.com/articles/12405/1/monitorar-para-nao-desestabilizar-a-missao-da-empresa/pagina1.html: Acesso em 03 de maio de 2009.