Karen Regiane Rios dos Santos

Orientador: Prof. Dr. Regino Angel González Rodrigues

RESUMO

Este presente estudo tem como objetivo propor algumas técnicas para minimizar o stress no trabalho, pois com o avanço da tecnologia o mercado de trabalho sofre constantes e rápidas mudanças, exigindo que as pessoas se tornem cada vez mais aptas para atuarem neste novo cenário. Com isso elas acabam sofrendo uma pressão psicológica, que pode desencadear o stress. Podemos definir o stress como o conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa decorrente de estímulos ou estressores que existem no ambiente.

Algumas técnicas para minimizar o stress possibilitam reflexão, avaliação dos próprios valores, idéias e a criatividade. Em nossos dias, com toda a agitação e preocupação de nossas vidas, a tensão e o stress acabam por serem nossos "companheiros" diários.

PALAVRAS CHAVE Stress, Técnicas, ambiente de trabalho

ABSTRACT
This present study aims to propose some techniques to minimize the stress at work, because with the advancement of the technology labor market suffers constant and rapid change, requiring that people become increasingly able to act in this new scenario. With this they end up suffering a psychological pressure that can trigger stress. We can define stress as the reactions of physical, chemical and mental of a person from stimuli or stressors that exist in the environment.
Some techniques to minimize stress allow reflection, evaluation of own values, ideas and creativity. In our days, with all the excitement and concern of our lives, the tension and stress just by being our "companions" daily.


KEYWORDS Stress, techniques, work environmen

INTRODUÇÃO

A vida moderna gera muitas preocupações e nos levam a um freqüente estado de angústia, estafa, medo e tensão, que podem conduzir ao estresse. Isso representa um desgaste orgânico e mental e em longo prazo, pode causar doenças.

Com as demandas sempre presentes e mutáveis do trabalho na nova economia, não é de surpreender que as pessoas experimentem um maior estresse na vida diária. Qualquer vislumbre do futuro de sua carreira seria incompleto se não considerasse o estresse como um desafio que você certamente encontrará ao longo do caminho – um desafio para o qual você deve estar preparado a auxiliar outros para que aprendam a lidar com ele.

Enfatizam que o ambiente de trabalho pode afetar a satisfação, desempenho e produtividade, sempre existiu stress no trabalho, mas com a modernidade o assunto está em alta, pois existe o vínculo entre conflito do homem com a modernidade, onde cada vez mais existe pressão por resultados positivos e aumento de produtividade. Independente das características de personalidade individual, o dinamismo e pró atividade são cobrados à todo instante, desta forma o stress ocupacional gera alto custo para as organizações, pois comprometem a qualidade de vida no trabalho, gerando desgastes intensos e conseqüentemente doenças ocupacionais. Mas as grandes organizações estão buscando cada vez mais investir em programas de prevenção e tratamento dos efeitos deletérios do stress, com visão baseada no fato do stress estar diretamente ligado ao desejo de reconhecimento pessoal e profissional dos indivíduos.

O stress gera intensa irritabilidade, conduta agressiva, queda de produtividade, isolamento, entre outros. Sinais de lentidão de raciocínio também são sintomas, geralmente líderes não são exemplos de qualidade de vida, o que gera conflito psicológico aos indivíduos. Algo a ser trabalhado é prevenir o sofrimento e reduzir a intensidade do stress ocupacional e temos como base os processos seletivos, onde é possível avaliar características individuais de personalidade, como as pessoas reagem à pressão generalizada no trabalho. Outras técnicas de prevenção estão ligadas à alimentação balanceada, pois é fundamental no controle e prevenção do stress, a melhor forma de prevenção é a de orientação individual para indivíduos com stress, pois desta forma é possível conhecer o histórico e identificar o que está sendo prejudicial na saúde, e qual a melhor forma para lidar com este problema. As organizações também investem em programas de avaliação de pesquisa de clima organizacional, para identificar onde estão concentrados os maiores focos de insatisfação, programas de qualidade de vida são utilizados para melhoria de qualidade de vida dos trabalhadores, mas esta técnica implica diretamente na mudança de hábito. È comprovado que as empresas podem contribuir na busca de qualidade de vida, mas certamente para que exista o atingimento deste propósito, a responsabilidade maior é do próprio indivíduo, que deverá ser consciente que a melhoria depende em primeiro lugar, somente dele.

As relações familiares tornam-se cada vez mais frias, devido à globalização, e cabe ao indivíduo conciliar o lado pessoal e profissional, sendo que é necessário descanso, para aumento de produtividade. É sabido que a tolerância está cada vez mais reduzida, e os casais sentem dificuldade para conciliar convivência entre família, vida social e todas outras atribuições. A família gera mais preocupação que o trabalho, mais que a vida isolada pode gerar aspectos negativos, outros fatores, como desemprego e aposentadoria, podem ser fontes de stress. Para a organização cabe investir em programar que possibilitem interação entre a família dos trabalhadores e empresa, pois determinadas ações aumentam o nível de satisfação e conseqüentemente a produtividade, pois a pressão generalizada em busca de resultados faz cada vez mais que homens e mulheres vivam para o trabalho, mas é difícil esperar comprometimento total de indivíduos que dormem e se alimentam mal.

Os indivíduos devem buscar equilíbrio através da ação de confiar em si mesmo, para que depois possa confiar nos outros, e conseqüentemente no meio externo, que faz parte da existência.

A felicidade acompanha a potência e a impotência acompanha a depressão, mas o trabalho é a fonte de vida dos seres humanos, e gera bem estar físico e psicológico, o trabalho é um referencial que traz realidade e satisfação, e os indivíduos dependem do trabalho economicamente e devem fazer o possível para conseguir a auto realização, através disto é possível conquistar respeito e seriedade.

Os comportamentos individuais e equilíbrio podem prevenir o stress, pois quando uma atitude de desgaste é instalada gera resistência persecutória ao indivíduo, a auto-avaliação constante é fundamental no processo de equilíbrio de auto-estima, pois auxilia no crescimento psicológico. A maneira como percebemos o ambiente é fundamental no processo preventivo de stress, mas sabemos que a atitude positiva ou negativa depende do nível de maturidade individual.

OBJETIVOS

Este artigo tem como objetivo incentivar a prática de algumas técnicas para minimizar o stress.

MÉTODOLOGIA

Para atingirmos nossos objetivos irei propor algumas técnicas no intuito de minimizar o stress no trabalho.

TÉCNICAS PROPOSTAS

O estresse pode ser reduzido através das seguintes providencias:

Planejamento O estresse pessoal e da vida no trabalho pode ser administrado através do planejamento. Disponha de tempo para planejar seus objetivos pessoais e de carreira. No trabalho, tenha tempo para planejar suas atividades do dia seguinte. Ou como relacionar seus objetivos com os da organização.

Exercícios físicos Exercícios regulares contribuem para saúde física e ajudam a reduzir o estresse em conseqüência do condicionamento físico.

Dieta Estresse prolongado pode reduzir seu suprimento de vitaminas tornando – o suscetível de doenças. Uma boa dieta alimentar é essencial

Biofeedback É uma técnica terapêutica utilizada no tratamento de dores de cabeça, pressão sangüínea elevada,tensão muscular e outros problemas. Envolve a monitoração de uma ou mais funções orgânicas através de equipamentos eletrônicos que sinalizam o paciente com luzes ou sinais para que a pessoa aprenda a controlar ondas cerebrais, pulso, pressão sangüínea e a temperatura dos pés ou das mãos.

Meditação ou relaxamento Filosofias e técnicas asiáticas incluem meditação, meditação transcendental, yoga e zen. A pessoa fecha seus olhos, relaxa e inspira e expira o ar, ao mesmo tempo em que repete uma palavra simples ou um mantra. A repetição ajuda a eliminar pensamentos negativos. O processo leva 20 minutos. Há variações como tensionar e relaxar os músculos do corpo todo.

Psicoterapia Uma variedade de técnicas interpessoais é usada para reduzir o estresse com a ajuda de um psicoterapeuta.

Psicanálise É uma forma de psicoterapia, durante a qual o psicanalista analisa os estratos mais profundos da personalidade para descobrir as raízes do comportamento anormal.

RESULTADO E DISCURSSÃO

Percebemos que hoje o trabalhador vem sendo cobrando por melhorias no seu desempenho em seu trabalho. Este tipo de cobrança muitas vezes acaba gerando um sofrimento vivenciado por muitos indivíduos no ambiente de trabalho, onde ele deixa de acreditar em seus sonhos, desejos, necessidades, perde as esperanças, devido ao fato da organização não o considerar em sua totalidade dentro da empresa.

Quando as pessoas estão tensas precisam de alguns momentos de descanso, a fim de se recuperar do stress do dia. Para isso podem utilizar as técnicas proposta nesse artigo, para trabalharem satisfeitos e viverem melhor.

O Stress reduz significativamente o desempenho pessoal e profissional. Uma empresa com seu time estressado tem baixa performance e baixa produtividade, no entanto, a falta de stress também é nociva às organizações

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Não existe uma formula mágica para lidar com o stress, pois ele se manifesta de diferentes formas nas pessoas, ou seja, depende de cada individuo desenvolver qualidades e atitudes, como autocontrole, autoconfiança e conscientização, fatores esses, que servem como mecanismo de defesa do próprio organismo.

É importante lembrarmos que se é nas organizações que passamos a maior parte de nossas vidas, naturalmente seria que as transformássemos em lugares mais aprazíveis e saudáveis para a execução do nosso trabalho. Locais onde pudéssemos, de fato, passar algumas horas vivendo, criando e realizando plenamente com qualidade de vida, satisfação e alegria.

REFERENCIA BIBLIOGRAFICA

Bergamini, Cecília. ”Motivação nas Organizações.” São Paulo: Editora Atlas, 1996.

Bom Sucesso, Edina. “Tempo de Convergir. O impacto nas pessoas, organizações e sociedade.” São Paulo: Editora Gente, 2003.

Chiavenato, Idalberto. “Gestão de Pessoas”: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elservier,2008.

Marxl, Karl. Engels, Friederich. “Princípios do Comunismo.” São Paulo: Editora Alfa omega, 1991.

Pustiglione, Marcelo. Cocchiola, Rafaela. “Stress e Trabalho”. Revista: O Mundo da Saúde. São Paulo, v.23, n.2, páginas 36-39. Março - abril. 1994.

Selye. “Stress, a tensão da vida.” São Paulo: Ibrasa, 1990.

Schermerhorn, John. ”Administração” Rio de Janeiro: LTC, 2007.

Volpi, J.H. “Psicoterapia corporal - Um breve histórico”. Curitiba: Centro Reichiano,2003.