SUBPRODUTOS NAS USINAS DE ÁLCOOL E AÇÚCAR

A fabricação de açúcar e álcool gera resíduos agroindustriais que podem ser transformados em subprodutos. Os principais são a torta de filtro a vinhaça e o bagaço

Assim o presente estudo pretende mostrar a utilização dos mesmos como geradores de ingressos o redutores de gastos nas usinas.

 Os resíduos de produção como a vinhaça e a torta de filtro têm sido cada vez mais utilizadas como fertilizantes com bons resultados para a agricultura.

 As vantagens nutricionais dos dois produtos já são conhecidas, mais o uso está em crescimento quando a mudança cambial encareceu os adubos químicos, usinas buscam agora racionalizar o uso e melhorar o aproveitamento dos subprodutos, para reduzir a utilização de adubos químicos. O Brasil é o país mais desenvolvido na utilização dos subprodutos da cana na lavoura afirma o pesquisador Ailto Antonio Casagrande, professor da faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (Unesp). ( , 2008)        

 A vinhaça é um resíduo do processo de destilação, fonte rica em potássio e que também tem cálcio, magnésio, enxofre e micro nutrientes. Cada litro de álcool fabricado gera de 10 a 13 litros de vinhaça com diferentes teores de potássio de acordo com a origem, o produto era inicialmente despejado nos rios poluindo os cursos de água, hoje pode ser usado contribuindo para o aumento da produtividade e longevidade dos canaviais.

 A torta de filtro mistura de bagaço moído e lodo de decantação, a cada 1tn de cana se obtém 35 kg de torta de filtro produto rico em fósforo, além de ser fonte de cálcio, magnésio, enxofre e micro nutrientes.

 Para Gunter Pauli diretor de iniciativa para a investigação em zero emissão, além dos benefícios à agricultura a grande vantagem da utilização desses resíduos e retornar ao solo o que a planta extraiu (PAULI, 1997),pesquisas apontam que diferentes técnicas de substituição de adubos químicos proporcionam uma economia media de US$60 por hectare além da redução nos custos do plantio e o aproveitamento dos resíduos, foi responsável por reduzir a poluição ambiental.

 Entre os subprodutos da cana, o que tem recebido maior atenção nos últimos anos é o bagaço, principalmente devido a sua utilização como fonte de energia ¨A co-geração antes não era necessária, mas agora ela é uma alternativa a ser considerada¨ diz Miranda consultor do Banco Interamericano do Desenvolvimento. A energia do bagaço deve ganhar cada vez mais espaço porque além das vantagens ambientais, começará a gerar lucro para as usinas devido ao aumento da procura ¨ afirma o professor Miranda.(MIRANDA,2003).

Conclui-se que estes subprodutos podem gerar ingressos e reduzir a poluição.

Referências:

CAVALLINI, L. Usinas de álcool, açúcar, hidrelétricas. 2008. Disponível em: http://www.vendousina.com/index.htm acesso em 29 mai 09.

MIRANDA, J.J. Gestión de proyectos. 4ª ed. Bogota MM, 2003.438p 

PAULI, G. Ciência Generativa. Manizales UM, 1997.220p

 
Revisado por Editor do Webartigos.com
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Sou estudante do 1° semestre da FUNEC do curso de Produção Sucroalcooleira.
Membro desde junho de 2009