SINOPSE DO CASE: Uso da regressão linear na análise de custos das empresas¹

Aldeir Sousa Gomes²

Marcelo Virginio de Melo ³

1 DESCRICAO DO CASO
O grupo Têxtil de São Luís MA é importador, distribuidor e exportador de tecidos fabricados na Europa, principalmente os de origem Chinesa, abrange o mercado Masculino, Feminino e Infantil. A empresa atua no setor terciário da economia no comercio varejista e atacadista de tecidos em todo o território nacional.

A empresa foi fundada por um grupo de amigos(a) recém formada da faculdade de Administração UNDB em São Luís MA, ela atua com foco no mercado varejista de tecidos nacionais, a oportunidade foi identificada e explorada a partir de Pesquisas de estudos Operacionais e a partir desta buscou-se fornecedores de tecidos para sua confecção.

Com o seu perfil visionário e empreendedor e a busca pelos resultados fizeram a empresa expandir-se rapidamente e diversificar o seu portfólio de novos tecidos no mercado e com o aumento da rentabilidade a malharia deu um salto no volume das vendas e o melhor entendimento no mercado local, o grupo Têxtil de São Luís, comercializa cerca de 30 tipos de tecidos entre malhas e panos de maneira geral. Para atingir suas metas de crescimentos o grupo investe em processo de pesquisas e desenvolvimento e no planejamento estratégico que diz respeito aos seus objetivos e valores que norteiam as suas tomadas de decisões são eles:

Missão: Buscar continuamente a excelência, construindo relacionamentos e assegurando a rentabilidade para o negócio.

Visão: Ser referência no mercado de tecidos, estando entre as 03 maiores empresas no segmento de atuação até 2015.

_____________________________

1Case apresentado à Pesquisa Operacional da Unidade de Superior Dom Bosco – UNDB.

2 Alunos do 5° Período, do Curso de Administração.

3 Professor Tutor, Especialista Orientador.

2 IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO CASO

2.1 Descrição das Decisões Possíveis

  • Análise Contábil;
  • Análise da Produção;
  • Análise de Mercado;
  • Análise dos Investimentos;
  • Custo de produção e vendas;

2.2 Argumentos Capazes de Fundamentar cada Decisão

Com o objetivo de captar recursos financeiros para a comercialização dos tecidos o grupo Têxtil, utiliza algumas ferramentas de analises de regressão afim de calcular o produto perante o mercado.

“É necessário conhecer o mercado atual, a previsão de mercado futuro, quanto se espera vender, a que preço, para quem, os concorrentes e seus preços, além das vantagens e desvantagens competitivas.” Clemente (2008, p. 83)

Com a pesquisa deste projeto de análise econômica financeira a empresa utiliza da Análise de Regressão Linear, que é chamada “LINEAR” porque consideramos a relação da resposta ás variáveis, ela também é considerada uma função Linear, podemos dizer que através da Regressão Linear somos capazes de prever valores do futuro a partir de valores passados.

Como o método de uso da regressão construímos linhas paralelas equidistantes uma em cima outra em baixo, através da distância destas duas linha da regressão linear a maior distância que qualquer preço que está na linha de regressão.

O objetivo da análise de regressão é prever o valor da variável dependente y, já que o dado da variável independente x é conhecido.

A regressão linear pode ser calculada como:

 Em que:

- Variável explicada (dependente); é o valor que se quer atingir;

- É uma constante, que representa a interceptação da reta com o eixo vertical;

- É outra constante, que representa o declive (coeficiente angular) da reta;

- Variável explicativa (independente), representa o fator explicativo na equação;

2.3 Descrição dos Critérios e Valores (Explícitos e/ou Implícitos) Contidos em cada Decisão Possível

A análise Contábil – acompanha os cronogramas financeiros das projeções. Averigua os recursos investidos durante a fase de implantação e depois durante a operação.

Balanço patrimonial;

Demonstração do Resultado do Exercício – DRE.

Analise Mercado – Demonstra o crescimento e a demanda do produto, o que é possível através do aumento de: Consumo por Tecidos, Renda Per Capita Brasileira, População Brasileira.

Analise de Investimentos – Uma estimativa dos recursos que serão necessários para: Aquisição de máquinas, aparelhos, equipamentos, veículos, moveis e utensílios, gasto de implantação.

Custos de Produção – É o estudo detalhado sobre os Custos Fixos e Variáveis onde verificamos a capacidade de cada equipamento e um levantamento do número de funcionários, salários e encargos sócias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

ASSAF NETO, Alexandre. Matemática financeira e suas aplicações. 9ª Edição. São Paulo: Atlas, 2007.