Sei como é difícil e complicado juntar metas, números, resultados e pessoas.

          Precisamos que as pessoas tragam os resultados que queremos, e você encontra a dificuldade no momento em que não tem como programar e apertar um botão para que tudo aconteça, e ainda temos que contar com os “surtos”, “doenças”, “falta de comprometimento” “falta de profissionalismo” e por ai vai.

         Toda essa dificuldade em gerenciar pessoas vem da “resistência” que empresários, gestores, supervisores, tem em entender que nos dias de hoje sem ferramentas, avaliação e desenvolvimento não será possível ter êxito com a liderança.

         Tudo começa quando em uma empresa, as pessoas acham que Departamento Pessoal é Gestão de Pessoas. O Recursos Humanos de uma empresa é formado por duas áreas, o departamento pessoal – área exata e a gestão de pessoas – área humana.

         Sabe por que não está correto chamar ou achar que o departamento pessoal é gestão de pessoas? Porque existem áreas especializadas que fazem esse papel. E justamente por profissionais ainda resistirem a isso, eles encontram dificuldades nos relacionamentos.

          No ser humano sempre existirá uma habilidade, um talento, que ele desenvolverá melhor que os outros talentos que possa ter, a pessoa se identificará mais com a área exata ou com a área humana, quem geralmente busca exatas, busca cálculo, e não problemas de funcionários, então jamais fará tão bem gestão de pessoas como aquele que gosta de resolver problemas de pessoal. Quem escolheu área humana também não realizará a tarefa de exatas como esperado. Esse é o primeiro ponto. Na sua empresa é assim? Então comece por aí, colocando as pessoas onde gostam e querem trabalhar.

         Você precisa ter pessoas felizes em trabalhar com você, só assim terá o máximo de produtividade alcançado. Quando isso não acontece, os relacionamentos interpessoais tornam-se difíceis e as pessoas tem uma produtividade muito baixa. Hoje se as pessoas não estiverem motivadas, elas não produzirão.

         Com a dificuldade de relacionamento nas empresas, na busca de soluções, a área de gestão de pessoas cresceu. O gestor precisa ter a sua equipe na mão, entender a causa de insatisfações, saber como está o clima organizacional, descobrir qual o treinamento que a empresa está precisando e desenvolver pessoas. Para isso é necessário planejar a gestão de pessoas, ouvir, entender, assistir. Dessa maneira o gestor gerará credibilidade e desenvolverá o seu “aluno-funcionário”.  

            Bom trabalho!

            Jacqueline Miranda