Se analisarmos do ponto de vista do marketing, a palavra mercado representa o conjunto de compradores reais e potenciais de um determinado produto. O que, de certa forma, quer dizer que o mercado é composto por todas as pessoas em um espaço geográfico que consomem um produto oferecido, ou que poderão consumir.

Agora se nós trouxermos esse mesmo conceito para a internet, perceberemos que o número de pessoas que já compram pela internet e utilizam o mercado global de e-commerce é grande e conta hoje com números expressivos. Uma porcentagem que ainda pode crescer em países como o nosso. Fato que interessa não só aos clientes, mas também aos profissionais de criação de sites.

Para quem pretende ingressar no mercado de e-commerce brasileiro, é prudente que se tenha com clareza informações sobre a segmentação do seu mercado. Como todos os mercados são amplos, ter bem definido o seu, irá ajudar na hora de direcionar os profissionais de desenvolvimento de sites.

Ao realizar a pesquisa de segmentação de mercado, a profissional responsável pelo site ou a empresa de criação de sites deverá levar em conta algumas informações sobre os consumidores, tais como: classe social, idade, sexo, escolaridade e local onde mora. Verificado esses itens, certamente será mais fácil direcionar o seu site.

Com foco é possível obter êxito em seu mercado na internet. Analise sempre a concorrência e busque com esses dados fazer algo próprio e original que o leve aos almejados clientes. Busque fazer o novo e fique atento, afinal, a internet é um veículo muito dinâmico em que as coisas mudam constantemente e de forma rápida.