contas a pagar e receberUma conta a pagar nada mais é do que um tipo de título, documento ou ainda um compromisso específico que poderá representar o que foi um pagamento feito, ou até mesmo a ser feito por um tipo de usuário do sistema.

Já uma conta a receber nada mais é do que um tipo de título, documentos ou ainda tipos de compromissos diferenciados que acabam representando recebimentos isto a que o mesmo tenha tido um direito.

Bem diferente de um simples tipo de movimentação financeira que não conta com um tipo de referência clara sobre todos os seus impactos para as finanças dos usuários, um débito ou um crédito poderão definitivamente representar tanto uma entrada como também uma saída de dinheiro, dependendo das contas envolvidas bem como poderão ainda não representar nem uma nem outra situação, uma contas a pagar e receber poderá definir bem todo o seu significado para os usuários. Uma conta a pagar necessariamente é uma despesa de um ponto de vista financeiro, e uma conta a receber é sempre uma receita, ou seja um ganho.

Veja a seguir alguns exemplos de contas a pagar:

Conta de energia

Conta de água

Pagamento de colégio

Aluguel

Condomínio

Plano de saúde

Parcela de uma compra qualquer

Fatura de cartão de crédito

Agora veja a seguir alguns exemplos de contas a receber:

Salário

Férias

13o.

Restituição de imposto de renda

Renda extra

É importante deixar claro que na maioria das vezes as contas a receber são menores e menos numerosas do que as contas a pagar mas é possível sim se ter um controle de tudo isto.

Procura analisar as datas de vencimento

Todos os processos de contas a pagar ou receber contam com uma data de vencimento específica, ou seja, uma data que é considerada como máxima para o seu pagamento ou ainda o seu recebimento. Esta data acaba na maioria das vezes definida a partir do momento que é realizado um cadastro da conta a pagar ou ainda da conta a receber.