Faculdade Nossa Cidade

Atualmente as organizações estão sujeitas a altas taxas de rotatividade de colaboradores.

Isso se deve a muitos fatores dentre os quais, falta de plano de carreira, baixos salários, estratégias de Rh mal elaboradas, condições de trabalho precárias, a não valorização do capital intelectual dos colaboradores, problemas nas relações interpessoais dentro da organização. Isso gera muitas consequências, como a imagem da empresa ficar mail vista no mercado, perda dos clientes, reclamações trabalhistas, afetando também a produtividade, a falta de colaboradores pode sobrecarregar outros colaboradores, afetando assim todo processo. Uma politica de Uma politica de Rh mal elaborada gera grandes insatisfações, gerando assim um alto índice de rotatividade, muitas vezes as empresas não entendem porque sua rotatividade é tão alta, mais não param para ver o que realmente está acontecendo.

Um setor que é bastante questionado a alta rotatividade de pessoal é o de telemarketing. Alguns dos problemas que podemos citar é o excesso de trabalho, estresse causado nos colaboradores no exercício da função, ao lidar com clientes muitas vezes em circunstancias que são desconfortáveis, em um ambiente em que a produtividade é cobrada a todo instante, é preciso se atentar ao colaborador e entender que ele é parte essencial dentro de uma organização.

Existem muitas formas de sanar esse alto índice de rotatividade, tais como pesquisas de remuneração, implementação de plano de carreira, premiações, ou apenas ouvir o que as pessoas têm a dizer. Cada organização deve tomar medidas que sejam positivas para sanar esse problema.

 

 Elaborado: Bruna Floriza Celestrino

Orientado Pela Professora: Esther Cosso