A ressonância magnética permite o diagnóstico preciso de doenças em diferentes partes do corpo. Desde junho deste ano, a clínica Axial Alto São Francisco, em Formiga, disponibiliza o exame para a população. “Antes da inauguração da clínica, os moradores de Formiga tinham que se deslocar para Belo Horizonte para realizar exames de ressonância magnética e tomografia computadorizada, mas agora podem realizá-los na própria cidade”, afirma o diretor médico da unidade, Dr. Roberto Márcio Peixoto.

      Com a ressonância magnética, é possível obter o diagnóstico precoce de doenças como a esquizofrenia e confirmar o resultado de outros exames, como a mamografia. Portanto, o exame aumenta significativamente a expectativa de cura, podendo evitar até procedimentos cirúrgicos.

      Outra cidade que foi beneficiada nesse aspecto foi Diamantina. O equipamento de ressonância magnética de alto campo foi instalado em maio de 2012 na cidade. “A chegada do exame trouxe para Diamantina e para mais 34 municípios, uma significativa melhora nas condições de atendimento médico, com qualidade e confiabilidade diagnóstica”, conta o radiologista da clínica, Dr. Lenio Gavio.

      A implantação também atendeu de forma plena uma demanda do corpo clínico da Santa Casa de Caridade de Diamantina, determinando perspectivas mais precoces de diagnóstico. As necessidades dos municípios vizinhos, que hoje são responsáveis por aproximadamente metade dos exames realizados na clínica, também foram supridas.

      A expectativa para o próximo ano é atender na plenitude. “Vamos aumentar a oferta de serviços na região com novas opções de exames e novos equipamentos”, conta Rodrigo Abdo, diretor de expansão da Alliar, uma das maiores redes de medicina diagnóstica do país.