13/10/2016

Consideramos Responsabilidade Social quando as empresas decidem voluntariamente adotarem posturas e ações que levam o bem estar social. Envolvendo a coletividade para o público interno e externo. O Interno seria os colaboradores, diretoria, líderes; e externos as comunidades, parceiros e outros.

Salientamos que a Reponsabilidade Social não pode ser confundida com o assistencialismo no sentido vulgar. Devemos entendê-la como uma forma de melhorar o meio ambiente ou clima organizacional e também a comunidade e parceiros. Podemos notar que a maior parte das empresas adota postura com responsabilidade e a organização só tem a ganhar com isso.

Nos últimos anos vários certificados foram criados a fim de incentivar a Responsabilidade Social. Como vivemos em um mundo cada vez mais competitivo, as empresas correm atrás de adquirir esses cerificados que poderão lhes dar um bom atestado na prática empresarial.

Quando trabalhamos em uma empresa que abraça a RS, certamente os colaboradores também se comprometem em adotar os mesmos valores éticos da organização, abraçando as causas sociais, respeitando os colegas de trabalho e fortalecendo o relacionamento interpessoal.

No momento em que a empresa busca ser referência em ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres, vem motivando os seus colaboradores a abraçar essas causas solidárias que a empresa os apresenta como a sustentabilidade.

Quando se apoia as causas sociais, seja ela qual for, é interessante que toda a empresa se mobilize. Para isso é necessário que os funcionários opinem como ajudar a causa e quais ações deveriam ser inseridas. Permitir que os próprios colaboradores indicassem as instituições e ONGS (Organizações não governamentais) para que todos se sintam parte integrante deste projeto.

Deixando claro que todas as causas sociais envolverá no modo geral o grupo independente de hierarquia. É de suma importância que a diretoria esteja envolvida, isso faz deles alguém que se preocupa com a diversidade dos cargos, e que se coloque no lugar do outro.

Existem também aqueles colaboradores que só irão apoiar as causas que lhe interessar de fato. Para que não seja apenas pessoal é importante expandir as ideias conscientizando os colaboradores para que eles se identifiquem              e lutem por diversas causas propostas pela empresa, isso é muito valioso.

Por isso, a importância das sugestões, os próprios colaboradores trarão as suas vivências, levando  as suas ideias para os demais. Levando sempre em consideração as atividades que incentivam as lutas contra as doenças:

  • Luta contra o câncer, exemplo é outubro Rosa, incentivar os colaboradores a usarem os laços rosa no uniforme, como forma de chamar a atenção para a prevenção de detecção precoce ao câncer de mama;
  • Novembro azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigido à sociedade e em especial ao homem, para conscientização as doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata e incentivar os colaboradores a usarem o laço azul, durante a campanha;
  • Dia internacional da Mulher, oferecendo palestra de conscientização aos colaboradores, panfletagem em nome da empresa mostrando o ato de responsabilidade e de solidariedade para as mulheres;
  • Dia das crianças é uma das atividades mais constante nas empresas, trazer alegria para as crianças, oferecendo pra elas o que lhe falta “o amor” principalmente;
  • Natal Solidário

Esses foram apenas alguns exemplos citados em meio de tantos que as empresas poderão utilizar. Quando falamos em Responsabilidade Social, não devemos apenas atribuir a empresa, mas devemos sim ampliar para a sociedade em geral. Esse termo é aplicado a todos, a cada cidadão, como um ato de consciência e não julgar como obrigação do outro. O meio social em que vivemos é responsabilidade geral, afinal de contas fazemos parte desse mundo.

Sobre o autor: Kelly Vieira Costa Santos é formada em Administração com ênfase em Recursos Humanos, pós-graduada em Metodologia do ensino superior e Gestão Pública. Estudante de Pedagogia.