Remuneração por habilidades e por competências

 

Aluna: Monique Fernandes

Profº: Dilo Daniel Vargas Rodrigues

Curso: Administração de Empresas (Comércio Exterior)   

 

 

Resumo

 

Com a gestão por competências vem para apresentar estratégias e processos para que seja feita o reconhecimento por haver contribuição dados por seus funcionários para alcançar um novo patamar no mercado tão competitivo nos dias atuais. Através dos fatos em que o mercado tão competitivo, devemos esperar não que seus funcionários executem somente aquilo que foi lhe concedido, mas que assuma novas e grandes atribuições. Entanto o verdadeiro desafio é encontrar novas formas de remuneração que visem as transformações obtidas e que reconheçam aquelas pessoas vão além dos limites que lhe competem.    

 

 

Introdução

 

Vivemos constantemente em mudança, tendo em vista mudanças com aspectos sendo de formas econômicas, sociais e também de forma organizacionais, se tudo pode ter mudanças por que as organizações também não podem mudar suas visões. Havendo um sistema de remuneração ao qual poderá oferecer o valor agregados aos empregados, tendo em vista uma remuneração que considere as habilidades, as competências e os desempenhos de seus colaboradores.

 

 

Fundamentação Teórica

 

Por muito tempo as empresas tinham formas de administrar, aonde as remunerações eram fixas e administradas de forma pragmática convencional. Por fim era difícil conceder alterações salariais ou mesmo ao crescimento na carreira profissional se levava em contas não as habilidades ou a forma de atingir os objetivos, ou metas estabelecidas pela empresa, se considerava o tempo de carteira ou mesmo pela função que estabelecia dentro de uma empresa, visto que esta forma foi tida por muito tempo nas empresas.

Nos novos tempos aonde a competitividade, o espírito de equipe, e principalmente a criatividade para que as empresas são de fundamental importância para que sobrevivam em mercado competitivo e diversificado.

A partir destas mudanças as empresas tomaram novos rumos e começaram então a ver com outros olhos os seus funcionários, visto que são pessoas que vestem a camisa dia a pós dia e tentam vencer as barreiras do mercado que cresce e a cada dia que passa se torna mais competitivo para que uma empresa passe do nascimento, que ultrapasse todos os ciclos das dificuldades e fiquem na maturidade e por ali se mantenham.

Por este motivo as empresas começaram a ver com outros olhos estes que lutam para que a empresa atinja os objetivos e as metas estabelecidas no cotidiano de uma organização, acabando então por inovar e ter uma considerável atenção para os seres humanos, reconhecendo e os remunerando bem.  Os colaboradores de uma empresa hoje são vistos como formas estatísticas de acordo com o sentido levam o que lhe compete, ou seja, foi dado  como uma sustentação da política dos Recursos Humanos o que são habilidades e competências.

 

 

Remuneração por Habilidades

 

São avaliados e qualificados de forma com os conhecimentos técnicos que foram adquiridos ao longo do tempo, ou através das teorias estudadas, cursos, palestras, formações curriculares. Estão relacionadas a todas as atividades, os desafios dos cargos, ou seja, para as pessoas que tem conhecimento e executam de maneira técnica ou operacional de forma diversificada as responsabilidades que foram lhe concedidas.

 

Remuneração por competência

É através de um conjunto de itens, avaliam-se as ações, comportamentos ao qual é imprescindível para o sucesso dos profissionais e a organização em questão, como ter o atendimento diferenciado aos clientes, espírito de equipe, são considerados como aspectos de competências que devem ser observados por profissionais que estão avaliando.

 

Considerações Finais

 

Tive a percepção através desta pesquisa que hoje as empresas estão se adaptando as mudanças e que não vale à pena ter quantidade em vez da qualidade, no dias de hoje é primordial termos profissionais capacitados que desempenham com qualidade suas funções e que através de suas competências e habilidades desenvolvidas ou aprimoradas através de conhecimento técnico sejam de extrema importância para a organização. Nestes novos tempos as organizações devem observar os colaboradores que executam além de suas funções que foram lhe concedidas, remuneram de acordo com os resultados almejados e que foram obtidos com sucesso. E através destas medidas que poderá existir dentro da organização uma competição saudável, gerando benefícios para a empresa podendo ainda mais lucrar e  ingressar ao sucesso constante.  

 

 

Referências

 

CHIAVENATO, I. GESTÃO DE PESSOAS, 2º edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.