Faculdade Nossa Cidade

Gestão de  Recursos Humanos

Profª Orientadora: Esther Cosso

Jaqueline Silva Campos

 

Relacionamento Interpessoal nas Organizações

 

O relacionamento interpessoal nada mais é do que um relacionamento entre pessoas. Hoje em dia é um dos fatores mais importantes dentro das organizações, pois os colaboradores passaram a ser valorizados por suas competências, sendo uma delas, o relacionamento com pessoas.

Se o funcionário não tem um bom relacionamento com seus colegas, fica impossível de se obter um ambiente de trabalho saudável e acaba se tornando prejudicial a todos.

As organizações hoje avaliam seus funcionários não somente por suas habilidades técnicas, mas por sua capacidade de relacionamento e facilidade de interagir em ambientes diferentes.

Um bom profissional precisa saber lidar com as diversas situações que irá encontrar em seu cotidiano não somente no campo profissional, como no pessoal, com seus familiares e amigos. A relação interpessoal é algo que vivenciamos todos os dias, pois ninguém vive isolado e sozinho.

Alguns fatores que influenciam em um bom relacionamento interpessoal é em primeiro lugar saber se relacionar consigo mesmo, saber ouvir, entender que existem pessoas com culturas, valores, e comportamentos diferentes. Claro que não é uma tarefa fácil tendo em vista que sempre existirão pessoas com diversas opiniões, pois ninguém é igual a ninguém.

Cuidar do Marketing pessoal também é um fator importante, pois a primeira impressão é a que fica e não esta relacionada apenas com a boa aparência, mas com o comportamento e as atitudes tomadas. Se o primeiro contato for gentil e cordial a impressão que o outro terá será boa. Se for grosseiro e mal educado naturalmente a impressão será ruim.

Diante disto, o indivíduo precisa trabalhar para melhorar sua relação interpessoal sempre, pois ela está diretamente ligada às suas ações e atitudes, relações boas terão resultados bons, relações ruins terão resultados ruins. A utilização de princípios que ajudam a melhorar o convívio entre pessoas dentro da organização depende de cada um e pode resultar em maior produtividade, satisfação pessoal, profissional e consequentemente em pessoas mais felizes e motivadas.