A concretização dos direitos individuais e coletivos nos trouxe um maior aparato para reivindicar cidadania e democracia diante do Estado. Seja por meio do sufrágio, ou manifestações de opiniões e pensamentos.

Essas conquistas ganhas por gerações passadas refletem hoje no nosso modo de viver e agir, somos todos cidadãos de certa forma dentro de uma nação, conquistados a partir da primeira e segunda dimensão de direitos civis e políticos, seguido pela terceira dimensão que buscavam uma maior eficácia desses direitos conquistados anteriormente, chamados de direitos socias.

Entretanto, estamos cientes que ainda não está tudo conquistado, que a cidadania se dá por partes, é uma evolução histórica de pensamento e também da sociedade.

Na música ‘’comida’’ da banda Titas, é refletida muito bem o papel do governo, exercendo os direitos da terceira dimensão, que são os sociais. A música traz uma reflexão da forma de governo, que apenas da o que comer e beber para o povo, mas não da uma vida regada a reflexão e autocritica, pois o povo não quer só o que comer, o povo quer cultura, sabedoria, quer realmente viver, porque não somos como bichos para ser tratados dentro de jaulas, precisamos de muito mais do que nos oferecem, precisamos ser realmente cidadãos com o poder nas mãos.

Ademais, é decerto que nossa família, a nossa sociedade em geral, vive em um Estado onde as feridas já foram cicatrizadas, parcelas das conquistas já foram efetivadas. Contudo, apenas por termos o direito de votar e ser votado, o direito à educação e à saúde, não nos faz relaxar, porque assim seriamos um analfabeto político, que sinceramente é o pior ignorante que se pode existir, é algo lamentável que não se importa com a politica. Mas se ela está suja, devemos lutar para que ela seja limpa e transparente, não podemos nos omitir, pois assim estaremos dando aval para que mais crianças trabalhem e durmam na rua, que mais mulheres saiam à noite para se prostituir, para que o tráfico cada vez mais tome conta de nossas vizinhanças. E não podemos deixar isso acontecer, devemos fazer e agir. E talvez tudo isso comece pelo maior poder de todos, o poder do voto!