EE ANTONIO FERNANDES – HISTÓRIA – PROFESSOR ME. CIRO JOSÉ TOALDO

1º ANO ENSINO MÉDIO - NOME ________________________________________

 

TEXTO BASE – AS NAVEGAÇÕES E O PIONEIROSMO DE PORTUGAL

.

            Quando tratamos da história da Europa, percebe-se que Portugal foi o primeiro país que adentrou no negócio denominado de ‘Grandes Navegações’ e que teve como consequência os descobrimentos marítimos, isto ocorre entre os séculos XV e XVI.

            Para explicar os motivos que levam a este pioneirismo, devemos lembra os vários fatores, dentre eles: político, econômico, tecnológico e geográfico. Estes quatro fatores evidenciam a saga portuguesa que conquista novas terras, como o Brasil, uma vez que fazem anova rota marítima com destino à tão famígera Índias. Os fartos lucros deste país, relacionado com o comércio direto da especiaria indiana, transforma este Portugal em uma potência que abala o mundo do período moderno.

            O fato político relaciona-se com a centralização de poder que vai garantir estabilidade política favorável para desenvolver negócios de uma ávida burguesia comercial. Essa aproximação de rei e burguesia ocorre a partir da dinastia de Ávis assumir o poder ao vencer a batalha de Aljubarrota em 1385.  

            Essa aproximação, tendo apoio da nobreza fez as atividades náuticas terem grande desenvolvimento, sobretudo com a criação da Escola de Sagres, por Dom Henrique. Escola que se tornou referencia nos estudos náuticos de grande importância para o desenvolvimento das navegações portuguesas que levou a construção de caravelas e vários instrumentos de orientação n arte náutica.

            O favor geográfico diz respeito à localização privilegiada deste país Portugal, ligada ao atlântico, fato este que favoreceu em muito a navegação e seu desenvolvimento que o tornou numa potencia naval.

            A burguesia de Portugal passou a investir pesadamente na navegação marítima, pois seus interesses comerciais eram grandes.

 

            De forma didática as conquistas principais da expansão marítima portuguesa foram as seguintes: em 1415 conquistam Ceuta (no atual Marrocos). Depois conseguem dobrar o Cabo do Bojador (costa do Saara Ocidental, noroeste da África); em 1474, Dom Henrique assume o comando das conquistas marítimas; em 1487, sob o comando de Bartolomeu Dias foi contornado o Cabo da Boa Esperança (extremo sul da África) e entram em águas do Oceano Índico. Vasco da Gama, finalmente em 1498, navegando pela costa leste da África, chegou ao grande objetivo do programa marítimo português, ou seja, às Índias.

            Após o sucesso estrondoso de Vasco da Gama, Dom Manoel, o venturoso, organiza uma nova incursão às Índias, designando Pedro Alvares Cabral como comandante, foi aonde chegou ao Brasil em 1500.

 

 

Responder no caderno:

  1. Explique quais os fatores do pioneirismo português nas Grandes Navegações.
  2. Por que a Dinastia de Ávis foi fundamental para este pioneirismo?
  3. Antes de Vasco da Gama chegou às Índias pela costa Africana, que outros lugares os portugueses conquistaram neste continente?
  4. Relacione as colunas:
  1. Cabral                      (    ) Contorna o Cabo da Boa Esperança;
  2. Dom Manuel            (    ) Funda a Escola de Sagres
  3. Bartolomeu Dias      (    ) Chegou ao Brasil em 1500
  4. Dom Henrique         (     ) Rei que organizou a esquadra que chegou ao Brasil