Um breve registro:

Assunto: (lista Adepol-SC) Convite – Ato – Sede da PF

De: Ulisses Gabriel ([email protected]

Enviada em 18/03/16 09:27

Para Adepol-SC – Lista de Discussão ([email protected])

Caros e caríssimas colegas,

Recebemos um convite para participar, às 12:15 horas de hoje, de um ato na sede da Polícia Federal de Florianópolis, em defesa da autonomia da PF e dos membros da força tarefa da Lava Jato.

Ficam todos os colegas convidados para participar.

Respeitosamente.

Ulisses Gabriel

Presidente da ADEPOL/SC

Dia 05.04.2016, estava viajando para a cidade de Dourados - Mato Grosso do Sul, na companhia dos Delegados Optemar Rodrigues e Ester Fernanda Coelho, juntamente com a Escrivã Silvane Vettori), cujo objetivo era ouvir testemunhas de processo disciplinar contra o Delegado Cláudio Monteiro e outros policiais civis que atuaram na "Deic/SC". Num determinado trecho da viagem comecei a relatar como ocorreu a "Queda do Delegado Jorge Cesar Xavier" quando o mesmo era Delegado-Geral da Polícia Civil no ano de 1993. Optemar de forma surpreendente me interrompeu para registrar uma pérola:

- "Ah, sei, essa é a história de 'Joaquim da Silva Jorge Cesar Xavier'". Por alguns instantes fiquei meio que sob efeito de um misto que poderia ser descrito como "choque e surpresa". Optemar, chamado de "Masinho", também de "Passarinho" (apelido dado pela Agente Edilene) e por último de "Doutor Artelur" (apelido dado por Suzana Seemann Severo), além de outros como "Seu Óptimo", acabou repetindo a frase, dizendo, sabia que o nome dele é "Joaquim da Silva Jorge Cesar Xavier?".

Logo imaginei que isso se referia a "Tiradentes" que também foi traído... A conversa continuou e Optemar demonstrou que tinha conhecimento dos fatos. Falamos dos Delegados que foram  protagonistas da queda de Jorge, dentre eles, A. R., O. P.S., V. S., G.l J. R. e V. R..

 

Lúcia Stefanovich:

Dia 09.04.2016 o jornal "A Hora" do grupo "RBS" estampava manchete com a foto da Delegada Lúcia Stefanovich celebrando os seus quarenta e quatro anos de "Sheriffa", anunciando que está com sessenta e oito anos de idade e pretende trabalhar até os setenta e cinco. Me perguntei: "Será?".

Ivo Otto Klein:

Dia 11.04.2016, pela manhã, estava na Corregedoria da Polícia Civil e recebi a informação da morte do Delegado aposentado Ivo Otto Klein (infarto e AVC). Na semana passada, durante a viagem ao Estado do Mato Grosso a Delegada Ester Fernanda Coelho já havia me avisado que o Delegado Ivo estava internado na UTI de um Hospital de Itajaí.

Na rede de discussão da Adepol mais uma nota de pesar que se juntava a tantas outras anunciando morte de colegas, como a do Delegado Renato Meirelles (também aposentado) e muitas aposentadorias, sob homenagens de colegas que ansiavam também irem embora. Dentre as últimas aposentadorias publicadas constavam as dos Delegados Zulmar Valverde, Isaias Cordeiro, Christina Schaffer...

No Setor de Protocolo e Expediente da Corregedoria da Polícia Civil soube que o Delegado Ilson Silva e a sua Mariset (Escrivã de Polícia), ambos atuando na Polinter   (anteriormente estavam no Tribunal de Justiça) e o Delegado Célio Nogueira Pinheiro, também haviam requerido documento de negativa de estarem respondendo a processo disciplinar para fins de darem entrada nos seus pedidos de aposentadoria. Inúmeros outros Delegados aguardavam a publicação de seus atos de aposentadoria, dentre os quais Optemar Rodrigues, Ricardo Thomé... Como "bizarrice" Delegados publicam notas de pesar e homenagens aos que estão morrendo ou se aposentando...

Pensei em escrever um artigo e vários títulos vieram a minha mente, e me perguntei novamente "seria": "Polícia Civil fechando as portas?", "Santa Catarina vai ficar sem Delegados?", "Subsídios manda Delegados para Casa?", "Oficiais da PM assumem funções de Delegados?" "Delegados homenageiam o quê?", "Polícia Civil perde...Delegados?", "Crepúsculo na PC?", "Política de Governo aniquila com os Delegados?", "Carreira de Delegado fenece?, "Polícia Civil agoniza e diáspora prossegue a galope?", "A Derrocada: Onde vamos parar?", "Subsídios: E o que foi prognosticado está acontecendo?", "Apesar das mortes e aposentadorias tudo parece 'normal' entre os Delegados?", "O mundo desaba e cúpúla da PC vai continuar silente?", "Adepol entorpecida entre homenagens e pesares?" Enfim, achei melhor não escrever absolutamente nada, aliás, esta tem sido a regra para o ano de 2016 que minguá de artigos publicados na "rede" por este autor.