IDADE MÉDIA - FILME O NOME DA ROSA – PROFESSOR ME. CIRO JOSÉ TOALDO

ENSINO MÉDIO – HISTÓRIA

O contexto Medieval europeu é marcado pela presença da Igreja Católica Apostólica Romana. Este filme se passa no final desta Idade Média e foi onde se destaca o movimento do Renascimento que surgiu em Florença no século XIV e se propagou pela Itália. Este movimento designado de renascimento, movimento cultural, resgata os valores gregos e romanos que estão inseridos no antropocentrismo e racionalismo, divergente do que se acredita neste período, entrando em choque com o teocentrismo e dogmatismo medievais sustentados pela Igreja. Sendo assim, no filme, o monge franciscano representa o intelectual renascentista, que com uma postura humanista e racional, consegue desvendar a verdade por trás dos crimes cometidos dentro daquele mosteiro.

O grande enigma do filme é a biblioteca tem que é secreta, porque inclui obras que não estão devidamente interpretadas no contexto do cristianismo medieval. Tendo o acesso à biblioteca restrito, pois lá havia o saber que ainda estritamente pagão (especialmente os textos de Aristóteles), e que poderiam ameaçar a doutrina cristã. Havia o temor que em contado com o texto de Aristóteles, no livro A Comédia, isso poderia fazer as pessoas perderem o temor a Deus e desmoronaria todo aquele mundo medieval.  

Toda a história se desenvolve no mosteiro onde ocorre a morte de sete monges em sete dias e noites, todos tem um tipo de morte e, atribuiu-se a ação do demônio. O monge William não partilhou desta opinião, antes dele concluir as investigações, Bernardo Gui, o Inquisidor, chegando ao local e estava pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo (Tribunal da Santa Inquisição).

Na verdade este é um filme de uma crônica da vida religiosa no século XIV, e relato surpreendente de movimentos heréticos. Para muitos críticos, o nome da rosa é uma parábola sobre a Itália contemporânea. Para outros, é um exercício monumental sobre a mistificação.

A rosa subsiste seu nome, apenas; mesmo que não esteja presente e nem sequer exista. A " rosa de então" , centro real desse romance, é a antiga biblioteca de um convento beneditino, na qual estavam guardados, em grande número, códigos preciosos: parte importante da sabedoria grega e latina que os monges conservaram através dos séculos.

Esse filme é baseado: No romance de mesmo nome de Umberto Eco. O pensamento dominante impedia que o conhecimento fosse acessível a quem quer que sejam salvos os escolhidos. No O nome da Rosa, a biblioteca era um labirinto e quem conseguia chegar ao final era morto. Só alguns tinham acesso.

É uma alegoria do Umberto Eco, que tem a ver com o pensamento dominante da Idade Média, dominado pela igreja. A informação restrita a alguns poucos representava dominação e poder. Era a idade das trevas, em que se deixava na ignorância todos os outros.

Breve Resumo: Do ponto de vista do filme que hoje está sendo abordado, notamos que a história passa em um mosteiro na Itália Medieval. A idade média assistiu em sua agonia um grande debate Filosófico Religioso. Perdido o equilíbrio do tomismo, o homem medieval caiu em dois extremos opostos. De um lado os humanistas racionalistas. Tais humanistas cultivaram o antropocentrismo julgaram que graças a ciências e a técnica, o homem seria capaz de vencer todas as misérias do mundo, até criar uma era de grande prosperidade material e de completa felicidade natural.

De outro lado místico com visão extremamente pessimista da realidade. Para eles o mundo era intrinsecamente mau e irredimível por ser obra de um DEUS perverso, distinto da divindade. Acreditavam que a razão humana era má e só seria desejável perder-se no nada divino. No mosteiro, sete monges morrem estranhamente, isto aborda muito a violência. Há também uma violência sexual, no qual mulheres se vendem aos monges em troca de comida e muitas vezes depois são mortas.

Movimentos ecléticos do século XIV, a luta contra a mistificação, o poder, o esvaziamento de valores pela demagogia, são mostrados em um cenário sangrento sobre a política da historia da humanidade.

BIBLIOGRAFIA : Filme O Nome da Rosa  (Globo Filmes) e Livro O Nome da Rosa de Umberto Eco.

Atividade proposta após assistir ao filme:

  1. Contextualizar o filme com o pensamento Medieval Europeu.

  2. Quais eram as duas versões para explicar as mortes dos sete monges?

  3. De que forma a mulher é retrata o filme?

  4. Por que a biblioteca era um local altamente proibido?

  5. Como se observa atuação do Tribunal de Inquisição no Filme?

  6. Quem conseguiu se libertar da fogueira e por quais razões?

  7. Que relação há no contexto do filme entre Fé x Razão?

  8. A respeito do debate sobre as roupas de Cristo. Comente.

  9. Qual a grande mensagem que o filme pode lhe trazer em relação à Idade Média?

  10.  Por que o filme se chamou O Nome da Rosa? Quem era a Rosa no filme?