Faculdade Nossa Cidade FNC
Curso: Administração
Aluna: Maristela dos Santos Souza
Orientador: Professor Lawton Benatti
Título: Questionário de Pesquisa

 

Questionário de Pesquisa

O questionário de pesquisa objetiva obter dados primários de onde se extrai informações, crenças, interesses, expectativas, experiências com serviços contratados ou produtos de consumo e até mesmo o que as pessoas pensam ou sentem a respeito de um determinado assunto (o problema).

Em algumas pesquisas, o questionário aparece em outros temas como entrevistas, formulários ou até mesmo enquete.

As questões são apresentadas em diversas formas ou métodos como formulários impressos, por meio de sites, correios e até mesmo por encantômetro que nada mais é um painel muitas vezes posicionado na saída das lojas onde os consumidores podem optar por qualquer um dos três botões classificados em muito satisfeito, satisfeito e insatisfeito. Para a classificação insatisfeita, algumas lojas fornece uma ficha para que o cliente expresse suas opiniões e razões pela qual optou pelo nível insatisfeito.

Vale ressaltar que não há um modelo ideal de questionário em relação a quantidade de perguntas.

Cabe ao pesquisador identificar e unificar os conhecimentos acentuados para o desenvolvimento do tema, produzir o conhecimento e experiências relacionados ao tema e as áreas, buscar meios de estimular o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa e experiências.

Sua função consiste em planejar todo o projeto de pesquisa definindo o objetivo, problemas a ser questionado, de que forma as questões serão aplicadas, ou seja, qual método a ser utilizado.

O problema em questão precisa ser avaliado com cautela, listando os aspectos importantes que a empresa precisa saber, verificar se as perguntas formuladas estão voltadas para o assunto principal.

O pesquisador pode e deve responde as questões como uma forma de se posicionar no lugar do entrevistado.

Segundo MALHOTRA (2001, p.274), “Ao planejar um questionário, o pesquisador precisa sempre minimizar o cansaço e o aborrecimento do entrevistado, igualmente esforçar-se para minimizar as respostas incompletas e a não-resposta.”

Alguns critérios precisam ser observados no momento da elaboração de questionários de pesquisa como a linguagem que precisa estar claras para o entrevistado, evitar formular perguntas embaraçosas ou que submeta o entrevistado a fazer cálculos e perguntas que remetam a lembranças distante. Perguntas confusas e de difícil interpretação pode ocasionar em respostas incompletas podendo ser eliminadas pelo pesquisador.

Quanto a limitação das perguntas, varia de acordo com o nível de interessados pelo produto ou assunto de interesse do momento.

Um pré-teste é capaz de encontrar alguns erros e eliminando-os. A medida que se observa e corrige esses erros, a estrutura do questionário passa a ganhar sua forma autentica garantindo assim uma resposta satisfatória para o entrevistado.

Segue alguns modelos de tipos de perguntas:

Perguntas Fechadas

Sua característica é de múltipla escolha, ou seja, fornece as possíveis respostas ao entrevistado, sendo aceitável optar apenas por uma alternativa.

Em que município você estuda?

(  ) Carapicuíba

(  ) Barueri

(  ) Itapevi

(  ) ____________

Perguntas Abertas

O entrevistado responde livremente o que pensa sobre assunto.

Qual é a sua opinião sobre a segurança do município em que você estuda?

R:________________________________________________________

Pergunta Dicotômica

Tem como respostas apenas um Sim ou Não.

Mora no mesmo município em que estuda?

(  ) Sim                                 (  )Não

Perguntas semi-abertas

Aqui duas perguntas estão ligadas uma a outra entre  o tipo fechada e a aberta, sendo que na primeira pergunta o entrevistado escolhe a alternativa e na segunda ele justifica sua resposta.

Em que município você mora?

(  ) Carapicuíba

(  ) Barueri

(  ) Itapevi

(  ) ____________

Por quê?_________________________________________________________________________________________________________________________

Perguntas Encadeadas

A segunda pergunta depende da resposta da primeira.

Seus estudos são financiados?

(  ) Sim                  (  ) Não

Caso a resposta seja afirmativa. Qual banco ou entidade financiadora?

(  ) FIES     (  ) Bradesco  (  ) Santander  (  ) Outros

Para cada situação, objetivo da pesquisa, o problema a ser pesquisado, cabe ao pesquisador verificar qual tipo de pergunta irá aplicar, método de entrevista e escolher o perfil dos entrevistados para obter uma resposta mais completa e precisa.

  

REFERÊNCIAS

MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: Uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre: BOOKMAN, 2001. 274 p.