Para uma empresa alcançar qualidade e produtividade nos dias atuais, ela precisará com certeza de pessoal motivado que se sinta valorizado e que realmente seja bem recompensado pelo bom trabalho executado.  A qualidade de vida no trabalho atualmente é ponto primordial para a permanência de um funcionário dentro de uma organização, e com isso cada vez mais as mesmas estão se importando com seus clientes internos, pois somente com a satisfação destes, os clientes externos também estarão satisfeitos, um será a conseqüência do outro.

A QVT está ligada a diversos fatores tais como: A identidade com a organização, possibilidades de crescimento profissional, benefícios proporcionados pela empresa, liberdade de poder expressar opiniões, salário, aceitação no grupo no qual trabalha e também o apoio a estilos e hábitos saudáveis que tragam bem estar, saúde aos funcionários e as suas famílias.

A QVT possui duas forças antagônicas, de um lado o funcionário buscando seu bem estar e satisfação e do outro lado a empresa buscando maior produtividade e qualidade, se estas duas forças conseguirem entendimento mútuo o resultado será o êxito pra ambas as partes.

Um programa de QVT existe para criar um ambiente que estimule e dê suporte ao funcionário e à empresa, conscientizando sobre como sua saúde, seu bem estar dentro e fora da organização está diretamente relacionada à sua qualidade e produtividade.

Caso a QVT seja deficitária surgem então diversos problemas, pois funcionário insatisfeito não trabalha satisfeito e conseqüentemente vai render muito pouco para a organização, começam os casos de rotatividade, absenteísmo, pouca produtividade entre outros. Mas se tivermos uma qualidade boa o funcionário vai querer contribuir para que aquela organização tenha bons resultados.

A QVT é um grande desafio para as organizações, mas se estas souberem vencer este desafio, dando a importância devida ao bem estar, a satisfação do funcionário, preocupados em motivá-los em fazê-los se sentir parte da organização, isto vai se refletir diretamente na produtividade e resultados positivos para a mesma.