QUALIDADE  DE VIDA NO TRABALHO E A LOGÍSTICA

 Dentro das organizações e empresas brasileiras no que tange os processos logísticos, algumas se preocupam com a Qualidade de Vida no Trabalho - QVT que é um tema que se passa a discutir nas empresas.

Atualmente as organizações em suas estratégias, devem se preocupar também com seus seus colaboradores e clientes, ou seja, seus stakeholders, que  buscam melhores produtos e serviços com qualidade, querem o produto certo, na quantidade certa, no menor tempo, menor custo e mais qualidade para ficarem satisfeitos num mercado competitivo. Os colaboradores nas organizações são muito importantes, pois eles garantem o bom funcionamento da mesma.

Fica constatado que a QVT nas empresas tem se

tornado constante e importante nos últimos tempos. Para as empresas, não bastam mais, apenas cumprir com suas tarefas e obrigações, onde o diferencial competitivo entre elas percorrem caminhos que levam a observar suas ações sociais dentro e fora da organização, inserindo-se na sociedade como um todo. Limongi-França (2010) afirma que: Qualidade de vida no trabalho (QVT) é o conjunto das ações de uma empresa que envolvem a implantação de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho. A construção da qualidade de vida no trabalho ocorre a partir do momento em que se olha a empresa e as pessoas como m todo, o que, o que chamamos de enfoque biopsicossocial. O posicionamento biopsicossocial representa o fator diferencial para a realização de diagnostico, campanhas, criação de serviços e implantação de projetos voltados para a preservação e desenvolvimento das pessoas, durante o trabalho na empresa.

Ainda Limongi-França (2010), relata que a QVT engloba percepções de ética, tanto empresarial quanto do colaborador, política e principalmente as expectativas pessoais do indivíduo. Ressalta também que pela contribuição que o tema oferece nos ganhos de produtividade e satisfação do empregado o assunto tem despertado grande interesse na sociedade empresarial brasileira.

Os procedimentos da operação de uma empresa pode ser traduzida como um conjunto harmônico de sub-processos e processos que acontecem devem ser dentro de uma sinergia nos serviços e produtos sejam entregues com eficiência, tempo, qualidade dentro dos prazos desejados e esperados pelos clientes, num sistema kaizen, onde todo o processo pode e deve ser melhorado e estudado ao longo do tempo para chegarmos a resultados satisfatórios.

A QVT dentro disso é muito importante e no meio organizacional e na própria sociedade. Não sendo assim mais um diferencial nas organizações, mais sim uma exigência pelos colaboradores, pois as organizações e empresas, que não se preocupam com seus colaboradores, dificilmente vai se tornar competitivo no mercado atual. Sendo que, os colaboradores que buscam dentro das empresas a compensação e melhora ambiente, menos stress, que pode ser causado através da busca de resultados que tem e devem ser alcançados.

Então vemos que a QVT - Qualidade de Vida no Trabalho pode ser um assunto, mas não pode ser deixado de lado e temos que pesquisar e analisar  novas e antigas concepções da questão da QVT e neste artigo sobre a Logística nas Empresa.

REFERÊNCIAS:

BOWERSOX, Donald J., CLOSS, D J. Logística Empresarial: O Processo de Integração da Cadeia de Suprimento. São Paulo: Atlas, 2001.

CHOPRA, Sunil; MEINDL, Peter. Gerenciamento da Cadeia de Suprimento: estratégia, planejamento e operação. Tradução Claudia Freire. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

GATTORNA, John. Living Supply Chains ? Alinhamentos dinâmico de cadeias de valor. São Paulo. Ed. Pearson, 2009.

LIMONGI-FRANÇA, A. C. Qualidade de vida no trabalho: conceitos e práticas na sociedade pós-industrial. Ed. Atlas, 2ª ed., São Paulo, 2010.

SANTANA, Peri da Silva. Análise dos Processos Logísticos. XXI-ENANGRAD. Brasília,2010.