Trabalho feito por: Anne Keller Ávila Vasconcelos, Fábio de Oliveira Mesquita

Gestão de estoque em MPE, segundo o Sebrae (2010, p. 37), consiste no agrupamento de processos desempenhados pela empresa com o objetivo de assegurar o fluxo contínuo e regular das vendas. Assim, para a busca pela rentabilidade de um negócio é necessária a garantia de que os níveis de estoque de produtos e o consumo estejam acontecendo de forma sistemática. Essa ordenação e controle de materiais evitam diversos transtornos para a empresa como o mau aproveitamento de espaços físicos, desperdícios, perda de vendas e falta de informações importantes para o setor de compras.

De acordo com Bertaglia (2010), as organizações devem definir e manter uma estratégia de estoque, que, conduzida adequadamente, assegurará um balanceamento dos processos de aquisição e venda de produtos, além de minimizar os custos de estoque. Por isso, é bastante importante para os administradores assentar suas decisões com base numa adequada gestão de estoque que assegura a manutenção de níveis de armazenagem de produtos apropriados para os objetivos da empresa que podem ser a maximização do serviço a baixo custo e a satisfação do atendimento ao cliente.

Dentre as técnicas de planejamento de estoques apropriadas aos objetivos do comércio varejista de confecções para uma melhor distribuição de produtos, a Curva ABC, segundo Ballou (2010), é particularmente útil quando a classificação de materiais é feita conforme seu nível de vendas. Assim, consegue-se evitar o inadequado uso de capital investido, já que, os produtos estarão classificados conforme o alto ou baixo giro que possuem no estoque. Então, a gerência conseguirá direcionar acertadamente suas decisões sobre o produto de maior rentabilidade conseguindo se posicionar, da melhor maneira possível, na obtenção de metas e objetivos empresariais.

Devido a negligência encontrada nas MPE do terceiro setor em relação à gestão de estoque, fundamentada pela alta mortalidade de empresas desse porte, faz-se necessário uma pesquisa que proponha uma técnica mais adequada para esse ramo de negócio. Assim, a compreensão da Curva ABC dentro desse estudo tem por objetivo beneficiar o gestor na tomada de decisões relativa aos processos da empresa.