As gafes cometidas pelas grandes empresas são sempre as mais vistas por todos. Além de muitas vezes fazerem piadas ou alusões de mau gosto, também são criticadas em função da abordagem do tema escolhido e das pessoas que representam a sua empresa. Por isso, é muito importante estar sempre atento às estratégias da marca e buscar sempre fazer um teste antes de lançar a ação no mercado.

Em alguns casos, o marketing tradicional é mais do que o suficiente. As pequenas empresas que atuam de forma local verão que carros de som que fazem anúncios, outdoor e distribuição de panfletos podem ser o suficiente. Mas para quem pensa em escalas globais e está procurando se situar no mercado de uma forma geral, verá que muitos outros recursos precisarão ser usados: bolsa termica personalizada, calendários e agendas personalizadas.

Para quem tem orçamento apertado, não tem desculpa! Quanto maior for a quantidade do seu pedido dos brindes personalizados, menor será o preço cobrado, podendo se ajustar perfeitamente ao seu orçamento. Além disso, fechando contratos a longo prazo, o preço também pode ser reduzido e você terá a certeza de receber os brindes a tempo de uma determinada ação. Mas não bastam apenas os brindes, a ação precisa atingir o seu público-alvo fazendo com que eles desejem comprar com a sua empresa.

Além disso, as ações precisam ser calculadas e suas conseqüências precisam ser medidas. Muitas empresas se queimam porque colocam no ar uma propaganda indevida, que ofende a um determinado grupo ou porque estimula um comportamento inadequado. É claro que na hora do planejamento, nada disso foi pensado e por isso a gafe foi ao ar.

Esteja sempre atento as novidades do mercado, aos interesses do seu público alvo e às mudanças de comportamento que são completamente normais em qualquer ramo de atividade. Peça a ajuda de quem lida diretamente com o cliente, pois ele saberá dizer mais do que ninguém quais são os produtos mais procurados e quais deviam ser retirados de circulação. Medindo essas opiniões, você poderá definir ações efetivas que influenciarão e muito no volume de vendas da sua empresa.

Também é muito importante ler as notícias atuais e acompanhar ações de outras empresas, de forma a inspirar as ações da sua empresa. Não incentivamos a cópia, mas ficar sabendo do que está acontecendo pode gerar novas ideias inesperadas que farão toda a diferença.

Esteja preparado para o mercado e ele virá até você!