O setor produtivo sem dúvida é um dos setores mais importantes da organização, pois é através dele que obtemos os produtos que serão oferecidos ao mercado.

Pensarmos nesse setor e não focalizarmos uma visão sistêmica dos processos produtivos pode se tornar prejudicial no processo e na finalização de determinado produto.

Analisar cada etapa desse processo é uma forma de adquirirmos melhorias que se adquem a qualidade dos produtos, visando atrair e reter clientes.

Segundo Martins e Laugeni (2006, p.6):

Quando ouvimos a expressão "fábrica do futuro" pensamos logo em uma instalação repleta de robôs, computadores comandando todas as operações e no máximo, algumas poucas pessoas para ligar e desligar as máquinas. Essa é uma realidade que não corresponde à realidade, nem presente nem futura.

A produção do futuro deve analisar todos os processos e como o produto que está sendo produzido estará sendo visto pelo mercado global, hoje com tanta concorrência e inovações no mercado é totalmente importante analisarmos como esse produto estará presente no mercado.

Para começar, um processo produtivo depende de análises sistêmicas dos processos, tais análises podem ser feitas da seguinte maneira:

  • Identificar se todas as etapas do processo produtivo estão de acordo com o processo produtivo que temos na organização;
  • Quais as etapas do processo produtivo que necessitam de mão de obra;
  • Como selecionar cada colaborador à determinadas tarefas;
  • Quais os materiais mais adequados para o preparo daquele produto;
  • Traçar um projeto para se obter uma produção mais ágil e com qualidade;

Buscarmos uma visão de um todo na linha de produção, não quer dizer simplesmente analisarmos cada processo e em cima do que acharmos implantarmos com mudanças ou inovações, mas sim buscarmos dividir uma análise com colaboradores, gerentes, consultores, enfim com todas as pessoas do ambiente produtivo para conseguirmos traçar projetos e maneiras em beneficio da organização.

Como vimos, as etapas das análises sistêmicas podem ser realizadas de algumas maneiras.

A primeira delas a analise dos processos produtivos, busca verificar se todas as etapas do processo produtivo estão de acordo com a linha de produção. Suponhamos que temos uma fábrica que produz canetas, onde os processos passam pelo setor A, B, C e D.

O setor A é responsável pela fabricação dos tubos das canetas, o B pelas tampinhas, o C por colocar as tampinhas nas canetas e o D coloca tinta nas canetas, embala e manda para a exportação.

Através dessa análise podemos observar que todas as etapas estão responsáveis por uma determinada tarefa, vimos também que o setor D é responsável por um maior número de processos.

Através do caso acima, já podemos realizar uma análise para verificar se mais um setor não seria pautável para essa organização, talvez um setor E que cuide apenas da embalagem e mande para a exportação, possa trazer mais agilidade e qualidade na criação do produto, pois estaria com um número menor de funções e com mais facilidade no manuseio das tarefas.

Se criarmos essa etapa a melhor maneira é focalizarmos quais os colaboradores que se destacam em cada etapa, pode ocorrer de termos colaboradores mais ágeis em cada setor, do que diminuirmos o fluxo produtivo e sobrecarregarmos determinadas etapas do processo produtivo.

O rodízio de pessoal em todas as tarefas pode ser uma maneira de focalizarmos quais os melhores colaboradores para determinada função, embora seja algo desconfortável para a empresa, pois pode ocorrer de colaboradores não se adquarem a determinadas funções, também pode trazer diversos benefícios após algum tempo de análise, como, setores produtivos mais ágeis e com qualidade, além da valorização dos colaboradores.

Na análise dos materiais devemos analisar tanto a qualidade dos produtos, pois temos um mercado consumista cada vez mais exigente, quanto os fornecedores , que fornecem as matérias ? primas para os produtos que buscamos lançar no mercado.

Lembramos também que a matéria ? prima mais cara, não é sempre a de melhor qualidade, mas sim aquelas que atendam ao produto que estamos criando e a que os clientes desejam com aquele determinado produto.

"[...]" Essa decisão deve observar os tempos de abastecimento de materiais, de sua transformação em produtos, os tempos de entrega ao cliente, comparados com o tempo que o cliente aceita esperar para obter os produtos e os serviços encomendados [...]".

Martins e Laugeni (2006, p.219).

Através de todas essas análises já conseguimos observar diversos setores do ambiente produtivo, se pautarmos em todas essas análises e através disso conseguirmos traçar melhorias, consequentemente já estamos preparados para construirmos uma produção com olhos para o futuro, com agilidade, processos bem definidos e principalmente buscarmos produzir um produto de qualidade que atenda a demanda de nossos clientes e outros que ainda estarão por vir.

Um dos grandes fatores para atrairmos e retermos clientes, além da divulgação dos produtos é a qualidade que o difere de outras marcas, e qualidade de um produto depende de um bom processo produtivo.

REFERÊNCIAS

MARTINS, P,G e LAUGENI, F, P. Administração da Produção. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2006.