Quem já precisou de um “ombro amigo” para desabafar levante a mão!!! Com certeza eu levantaria, pois todos nós em algum momento já precisamos de um “ombro amigo”, ou confidente para aquelas horas que sentimos que vamos explodir e precisamos desabafar. Mas aí que mora o perigo, pois nesses momentos de fragilidade ou extrema euforia todo cuidado é pouco, em especial ao partilharmos nossa VIDA PESSOAL com colegas de trabalho ou Superiores hierárquicos.

Por quê?

A resposta é simples, porque tudo que você disser na “febre da emoção” poderá se voltar contra você, ou ser exposto para a Corporação inteira!

Eu já passei por isso também. Certa vez contei para uma colega de trabalho que tinha medo de voar, e qual foi a conseqüência disso? Imaginem, a pior possível, pois ela fazia questão de expor isso à todos os demais colegas, e em certa ocasião contou até para o Superintendente da Organização, que por ser extremamente gentil levou de boa.

E se fosse algo grave que tivesse confidenciado com uma pessoa que agora vejo que não tinha / tem escrúpulo algum.....????

Portanto, NUNCA, mas NUNCA MESMO, tragam seus problemas, suas aflições, suas euforias para o Mundo Corporativo. Saibam separar as coisas, evitem falar de sua vida pessoal, e se for falar saibam com quem, não saiam por aí contando para todos sobre o ultimo homem que você dormiu, ou a briga com o marido por conta de ciúmes excessivo, ou suas dificuldades financeiras, ou suas aspirações, enfim, discrição é o segredo.

E quando falo de DISCRIÇÃO é no pleno sentido da palavra, ser discreto faz parte da tão famosa Etiqueta Corporativa.

Seja reconhecido por seu bom trabalho desenvolvido, pela sua capacidade de liderar, por suas boas sugestões, e não porque você é uma pessoa carente emocionalmente, ou rejeitada pela família, ou que constantemente tem problemas com o marido e filhos.

A capacidade de desenvolver bons relacionamentos e criar alianças promissoras no ambiente corporativo faz parte de uma boa postura profissional, e é uma competência muito bem vista por todos, mas CUIDADO com o que ou quem diz.

 

Pensem nisso!

 Catia Ferreira

Blog: mademoisellesperta.wordpress.com