No Processo de Seleção de Emprego por ser um processo em alguns casos são muito longo é preciso estar preparado para encar. Segundo os especialistas em dinâmicas de grupo, não há uma fórmula certa para enfrentá-las, pois cada uma depende do tipo de funcionário que a empresa quer para determinados cargos e setores. Mas existem algumas dicas que podem fazer você se soltar mais ou pelo menos não se preocupar em ir mal nos testes.

A dinâmica de grupo é aplicada para verificar o relacionamento do candidato com os colegas da empresa e com o grupo, o tipo de atitude que poderá tomar em determinada ocasiões, dependendo da pressão que sofre sobre o problema:

 

Nervosismo Evite tomar calmantes, pois eles poderão alterar seu comportamento. O bom é dormir mais cedo na noite anterior ao teste. Pense o tempo todo que tudo irá ser tranquilo. Ter pensamento positivo para algo que irá fazer e não se conhece é muito bom, ajuda bastante.

Roupa – Quanto à roupa é bom perguntar no dia da entrevista qual o tipo de roupa que você deve usar. Além disso, observe como se vestem os outros funcionários. Se possível visite a loja, a empresa, observe a forma de tratar os clientes e os próprios colegas. Caso não dê para visitar a loja ou a empresa, procure visitar o site da companhia, hoje praticamente toda empresa já está na internet, mande um e-mail para o setor de RH da empresa perguntando.

De praxe é aconselhável para o homem, como já foi dito, usar terno em cargos de liderança. Para cargo abaixo de líder, chefe, gerente, ou seja, que não são de liderança, o bom é traje de passeio fino, menos jeans, tênis, camiseta, short, bermuda, e outros.

Para mulheres é bom em cargos de liderança usar conjunto de blusa e saia, com bolsa combinando com os sapatos ou sandália de salto alto ou baixo, mas de estilo social . Poderá ser uma calça de linho, tipo social, com cintos. O cabelo, se for muito grande e volumoso, deve ser preso, a maquiagem deve ser leve, realçando os traços femininos. Para os cargos que não sejam de liderança ou que estão situados na base da pirâmide, como os cargos de montadoras, serviços gerais, etc., podem ser usadas roupas menos formais.

Evite usar tênis, short, camiseta, bermuda, blusinha, minissaia, blusa transparente e decotada, chinelo, sandália. Evite também malhas com frases que demonstrem sua preferência por determinado produto, religião ou partido político, como: “100% Cristo”, “Salve o Corinthians”. “Vote em Tira Tudo, o único que representa o seu bolso”, etc., tanto para homens, como para mulheres.

Houve uma época em que o tênis e o jeans eram coisa de malandro, de pessoas que não tinham responsabilidade, não se usava em escolas, casas de dança e empresas. Ainda hoje existem certas restrições em determinados lugares, por isso é bom evitar o uso. Pode ser que justamente naquela dia, o chefe, ou gerente, que não gosta de jeans e tênis esteja por perto e poderá influenciar negativamente em sua entrevista ou seleção, e acredito que você não quer que isso aconteça, não é mesmo?

Disputa – A disputa sempre irá existir em qualquer lugar e época. Basta observar em nossa própria casa, onde a disputa entre os filhos pela atenção e carinho dos pais é grande e acirrada, sempre acaba em briga e choradeira. Por que não irá acontecer aqui? Aqui ela é mais forte, acirrada e, por isso, às vezes desleal; precisamos ter cuidado, pois ninguém tolera a disputa desleal quando você tenta prejudicar alguém.

A disputa tem que ser respeitosa, ombro a ombro, nunca faça comentários que deixem o companheiro em desconforto, pois o que está em jogo é o espírito de equipe, é o companheirismo, o conhecimento e a técnica.

Pressão – Esta é constante em nossas vidas, já ao nascermos fazemos pressão para sair do útero da mãe e depois para respirar e se pudéssemos, voltaríamos de onde acabamos de sair. Em casa, a mãe está sempre pressionando o filho para estudar, para comer isto, aquilo, para dormir, etc. Na dinâmica de grupo a pressão é mais forte ainda, pois os organizadores querem ver como saímos em ocasiões de pressão, colocando situações de tensão e perigo. Por isso existem esses momentos, gerando um grande desconforto nos candidatos, pois eles não sabem o que fazer e ficam nervosos. Isso acontece porque você nunca vivenciou estas situações, é normal essa manifestação. Fique calmo e reflita sobre o problema colocado e veja qual é a situação mais favorável para a empresa e para você, não tenha medo de tomar a decisão.

Erro – Às vezes você acredita que cometeu um grande erro, fica nervoso e apavorado. Não se afobe, pois o que você acredita ser um erro pode ser um acerto ou um fato de menos importância. Outra coisa, o erro, aqui, não anula todo o processo. Você pode ter uma grande vitória na frente e ser selecionado para a etapa seguinte, não será uma pequena tempestade que irá afundar tudo.

Já vi pessoas cometerem grandes erros e, no final, por determinadas atitudes, serem aprovadas no processo. Volto a repetir: dinâmica de grupo é algo muito subjetivo, o que se está analisando é a sua participação com o grupo, a liderança e a interação com os membros do grupo. As dinâmicas de grupo são formas livres e descontraídas de fazer você baixar suas defesas e ser mais autêntico. Por isso não se preocupe com os pequenos erros. Além disso, eles sabem que é a primeira vez que você vivenciou esse problema e que na segunda vez a solução poderá ser melhor.

Meio-termo – Esta é a palavra-chave, meio-termo. Em uma dinâmica de grupo nunca aja de forma extrema; não é bom nem ficar o tempo todo afas­tado do grupo sem participar, sem dar uma opinião própria, nem falar o tempo todo, interromper alguém, ou falar quando não foi solicitado, tentando chamar a atenção de forma forçada.

Evite repetir a mesma resposta do colega como: — “é o mesmo ponto de vista do colega,...” ou “... não sei... nunca pensei nisto...”.

Procure pensar e refletir sobre os temas, mas responda com suas pró­prias palavras, pode até ser o mesmo ponto de vista do companheiro, mas use palavras diferentes para colocar a idéia de forma que fique como se fosse uma outra idéia, sem dizer: “é o mesmo que ele... eu acho que...”. Deixe-os pensar que a opinião pode parecer com a do colega, mas sem a certeza disso.

Não fique muito calado ou quieto, fale quando houver chance de falar, quan­do for solicitada uma manifestação geral do grupo. Essas participações são importantes, não precisa ser o primeiro a falar, pode ser o terceiro, o sexto, o oitavo. É até bom quando você é o sexto, quando não se tem domínio do assunto, pois você vai analisar cada ponto de vista dos colegas e tirar a sua própria conclusão, baseada nas demais. Simples, não é mesmo? Mas não fique calado o tempo todo, para cada exercício é importante que participe, pelo menos uma vez em cada.

Elogio – Lembre-se, a dinâmica de grupo não é uma disputa pelo empre­go e sim uma interação em grupo, em que cada aspecto do participante estará sen­do analisada. Dessa forma sempre é bom elogiar uma idéia do colega quando você viu que foi boa. Você estará mostrando que sabe reconhecer no cole­ga atitudes favoráveis, isso pode fazer você ganhar um ponto a mais no teste.

O elogio sincero é uma forma de demonstração de ser humano e humil­dade, que reconhece atitudes boas dos colegas; a maioria vê, reconhece, mas não fala, ficam aguardando que sejam chamados.

Uma coisa é certa: talvez, na primeira entrevista ou dinâmica de grupo, por ser uma coisa diferente, nova, sem conhecer direito a filosofia da empresa e o sistema de recrutamento, você trema e balance as estruturas, mas em uma segunda, terceira, é você quem comanda o processo de seleção. Na realidade, todo processo deve ser comandado pelo candidato, o entrevistador só dá o direcionamento e as sequências em suas ordens. Ao conhecer como funciona uma seleção de recrutamento pela segunda ou até pela terceira ou quarta vezes, o que não é muito pela crise pela qual passamos atualmente, você vai ter toda uma preparação psicológica do processo.

Elísio Lopes Batista, é autor do livro O Sucesso da Empregabilidade, foi diretor do Centro Educacional Promove em Manaus por 10 anos, hoje é conselheiro para aqueles que querem melhor o seu Marketing Profissional.

Dirige a imobiliária Elísio Imóveis  e dá palestra sobre o tema da Empregabilidade.

Livro O Sucesso da Empregabilidade

 ISBN 978-85-89909-46-4