Simplesmente porque um negócio online possui a capacidade de abrir muitas oportunidades a um custo relativamente pequeno, se comparado a um negócio tradicional!

A resposta acima é apenas um dos bons motivos para um empreendedor possuir um negócio online, seja ele qual for…

Por exemplo: imagine uma pequena loja física que vende livros, mesmo que esta loja esteja situada em um local privilegiado, no centro da cidade, dificilmente (para não dizer "muito dificilmente"…) teria centenas de potenciais clientes adentrando suas portas todos os dias… (quando digo centenas, imagino algo em torno de 1000 a 2000 pessoas, tendo em vista ser uma loja pequena).

Agora, um pequeno site (loja virtual) que vende livros, utilizando corretas técnicas deSEO, Web Marketing, E-mail Marketing e Publicidade Online, teria condições de alcançar este número de visitas diariamente (e dependendo de alguns outros fatores, até muito mais do que isso)… com custo relativamente baixo!

 

negocio-online

Percebeu a diferença?

Olhe as imagens acima… imagine uma fila de 1000 ou 2000 pessoas todos os dias na porta desta loja… é muito, mas muito difícil na prática (detesto dizer impossível…), concorda comigo?

Já, obter este número de visitas no site desta livraria, não seria assim tão difícil…

Então, esta é uma das principais razões para todo o empreendedor investir em um negócio online, mesmo que possua o seu negócio físico!

Porém, por incrível que pareça, existem muitos pequenos empreendedores que possuem seus negócios físicos, mas não tem seu negócio também online atuando em paralelo (eu conheço vários)!

A maioria por simples comodismo, falta de orientação e alguns até por "não gostar da Internet"…

Na realidade não estão perdendo, mas deixando de ganhar…

Isso está mudando a cada dia que passa, pois esses empresários estão sendo compelidos a implementar seus negócios também na forma online, principalmente pelo fato de seus concorrentes utilizarem esta modalidade!

 

Negócio online ou negócio físico, qual o melhor ?

Na realidade não existe o melhor e sim, o que atende as necessidades dentro do ramo e natureza do trabalho!

Por exemplo, um salão de beleza não poderia funcionar somente online, por razões óbvias, mas uma loja de produtos importados poderia atuar perfeitamente nesta modalidade de negócio.

Eu recomendo para quem já possui um negócio físico, ter sempre um negócio online também (site ou blog da empresa)!

Se não possui nenhum negócio, comece pelo negócio online (se o ramo permitir) e depois, conforme a necessidade, empreenda no físico posteriormente!

Lógico, nem sempre um ramo de negócios poderá funcionar somente online (exemplo: laboratório de análises clínicas, oficina mecânica, etc), pois precisarão de instalações físicas para o seu trabalho, mas todos os negócios físicos poderão ter uma versão online, nem que seja um blog informativo, o que já seria uma ótima opção!

 

Quais as vantagens de ter um negócio online ?

Na minha opinião, as principais vantagens seriam:

  • Chances de obter tráfego de potenciais clientes;
  • Custo relativamente baixo na obtenção de tráfego qualificado (visitantes interessados);
  • Não precisar comprar ou alugar um espaço físico (para negócios apenas online e se o ramo permitir);
  • Não precisar de funcionários (para negócios online onde somente você atua);
  • Baixo custo na implantação e manutenção.


Então, hoje com o avanço da tecnologia, com a Internet presente cada vez mais em nossas vidas, com as facilidades de buscar produtos, verificar preços, tipos de mercadorias, fornecedores, interação online com as pessoas através das redes sociais, já seriam vantagens suficientes para desejar este tipo de empreendimento!

A Internet, sem dúvida nenhuma, é um meio rápido e barato para qualquer negócio e trás facilidades inimagináveis há alguns anos atrás.

 

Qual o principal inimigo de um negócio online ?

Com certeza é a falta de conhecimento… este é o maior inimigo de qualquer negócio online!

Quando se pensa em montar um negócio online sempre surgem estas duas perguntas: 

Será que consigo "mexer" com isso?

Eu entendo pouco de computador, como poderia ter um empreendimento deste tipo?

O fato de não saber “mexer com isso” não pode ser o motivo que te afastará desta oportunidade, já que existem muitos cursos e tutoriais sobre o assunto, muitos de graça na própria Internet, assim como ótimo material pago.

Lógico, isso não significa que você terá tudo de graça na Internet e que tudo vai correr às “mil maravilhas”…

Sempre existirá gastos na aprendizagem e implantação de um negócio online, muito pequeno se comparado aos modelos tradicionais de negócios.

O importante é termos em mente que dinheiro não “cai do céu” e sim, é obtido através de trabalho sério e orientado de forma correta, ou seja, assim como no mundo real também é no virtual.

Para quem está começando é importante seguir algum profissional em sua área, ou seja, busque alguém que possa te ajudar.

Existem muitas pessoas entendidas em diversas áreas de negócios na Internet, cujo objetivo é ajudar os iniciantes.

Mas saiba escolher, pois também tem muito gato se passando por coelho…

Com trabalho, foco e boa orientação naquilo que deseja empreender, com certeza você atingirá seus objetivos.

Eu sempre penso que o mais difícil já fizemos: aprendemos a falar e a ler… a partir daí, tudo é possível!

Se você é iniciante e procura informações para iniciar seu  negócio na Internet, encontrará ótimas dicas e idéias no site/blog Oceano Virtual.